11/18/2015

                                           PROJECTO DE DEUS PARA O CASAMENTO



Um dos temas principais das leituras Bíblicas, é o matrimonio, entre um homem e uma mulher. A sua dignidade e indissolubilidade!
Segundo o Evangelho, o projecto ideal de Deus para o Homem e para a Mulher, é formarem uma Comunidade de amor, estável e indissolúvel, a que chamamos família. Esta unidade forjada na Fé, ajuda-os mutuamente a realizarem-se e a serem felizes. Assim se dá a multiplicação Humana, criando os filhos em amor e segurança. Esse amor, que é uma doação constante e uma entrega Espiritual, será para o Mundo um reflexo do amor de Deus.
A família tem uma importância capital nas Sociedades Cristãs em geral. A família é a célula- base do Organismo Social. Por isso os governos procuram dar-lhe importância, mesmo afirmando-se laicos. Por outro lado as Sociedades Cristãs sabem bem, que são as famílias bem formadas, que enriquecem as Sociedades e o Mundo!
O amor que uniu dois seres, deve ter algumas características, fundamentais sob pena de não ser autentico: 1º Esse amor deve ser total, correspondido mutuamente, com partilha absoluta. 2º Deve ser indissolúvel, a menos que o contrato seja quebrado por algum dos cônjuges, já que o ser humano carrega com ele o defeito do pecado original. (Amar a curto prazo, "até ver", é fraco amor e sem alicerces. 3º O amor deve ser fecundo, aberto à vida, e Universal. (Nunca dominado pela fraca mentalidade, "anti-vida", cada vez mais reinante). 4º A natalidade deve ser crescente, numa perspectiva de Sociedade equilibrada e de acordo com a liberdade da família e das possibilidades materiais e educacionais. 5º O relacionamento deve ser baseado na amizade franca e aberta a outras famílias, comungando sempre no princípio do respeito mutuo. Nunca nas dificuldades dos relacionamentos e quebras de respeito.6º Alegres e optimistas, apesar das provações, sofrimentos, cientes de que, as alegrias a dois são maiores. A cruz levada por dois, é muito mais leve!
O divorcio ou a separação não estão previstos nos projectos de Deus para o casamento. Deus não abençoa um amor que não seja total e duradouro. (Entretanto, se um dos cônjuges eventualmente passar a ter  comportamentos anómalos ou mesmo violentos, Deus da-nos sempre a liberdade de alterar-mos o percurso da nossa vida). Porque ele é bom e quer que sejamos muito felizes. Só o amor eterno, expresso num compromisso indissolúvel, respeita o projecto primordial de Deus, para o Homem e para a Mulher.
Estamos a viver tempos muito difíceis para a Humanidade e em particular para as famílias. Os recentes acontecimentos na cidade de Paris, disso são exemplo claro. As tentações de quebrar os compromissos, rupturas de matrimonio a cada passo e as lutas fratricidas entre Religiões, são sinais por demais evidentes para nos tranquilizar. Muito longe disso! Cada vez mais, as populações urbanas tendem à saturação psicológica, devido em parte, ao défice Espiritual. A instabilidade por causa do desemprego ou emprego longe da residência e da família, dificuldades no relacionamento com os filhos. Mas não podemos nem devemos desanimar! Sendo verdade que a família é imprescindível e é a célula importante das Sociedades, há que apostar nas famílias sem reservas!!

Mata Mourisca, 18 de Novembro de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário