11/15/2015

                                                      PORTUGAL NEO-COLONIZADO


Importa dissecar um pouco sobre a (Diáspora) de Portugal no Mundo, para que os leitores entendam melhor a razão deste artigo de opinião.
No século XV, os Portugueses descobriram além da Índia, África e Brasil. Estamos "espalhados" pelos quatro cantos do Mundo e somos reconhecidamente conhecidos, por bons trabalhadores, inteligentes, organizados e lutadores. Isto quer apenas dizer, que nos devemos orgulhar da nossa História, que naturalmente foi escrita, com muito sangue suor e lágrimas!
Cinco séculos após os nossos descobrimentos, estão agora esses Povos a descobrirem-nos e de certa forma a neo-colonizar-nos. Senão vejamos: O Brasil nos últimos anos, tem produzido imensas telenovelas para Portugal importar. Eles têm mesmo o cuidado de utilizar expressões bem Portuguesas, assim como as músicas que, são criteriosamente escolhidas ao nosso gosto. Para quem nunca foi ao Brasil, não sabe que a beleza dessas novelas, pouco tem a ver com a realidade Social daquele país. Ha centenas de milhões de seres humanos a viverem muito abaixo do linear da pobreza!
Não sou contra o Brasil, nem contra ninguém. Muito menos contra o povo brasileiro. Gosto muito é da normalidade, melhor dizendo; da coerência.
Tivemos em Portugal de 2003 a 2008 contratado pela F P de Futebol, Luís Filipe Solar a treinar a nossa Selecção Nacional de futebol, (pago a peso de ouro.) Qual o resultado positivo que Portugal tirou da contratação deste técnico? Para mim, Scolari, teve apenas a virtude de unir a nossa Sociedade em torno de uma ideia, de um ,projecto. O futebol. Foi preciso vir um brasileiro do Rio Grande do Sul, para sentirmos outra vez a nossa nacionalidade! Quem não se lembra dos milhares e milhares de bandeiras portuguesas afixadas, ora nos prédios, nas varandas dos apartamentos e nas viaturas?
Na verdade, tudo indica, que saímos da Revolução de Abril de 1974, estranhamente com um défice de patriotismo, apesar dos cravos vermelhos nos canos das espingardas G-3.
É verdade quem nem tudo o que vem do Brasil é bom. Vejamos o que está a acontecer com a TAP. Fernando Pinto, que tem sido o Presidente e Director executivo da Transportadora, veio também ele do Rio Grande do Sul. A minha pergunta é a seguinte: Este Sr. Administrador viabilizou economicamente a TAP? Ou pelo contrário, terá exercido ao longo destes anos uma administração danosa?Seja como for, já não há dúvidas, a TAP irá ser privatizada! São negócios assim mesmo !... Feitos para perder dinheiro? Perder a TAP, é perdermos também um pouco da nossa soberania. Estranhamente, o comprador da TAP, saberá bem, como vai procurar o lucro, desta conceituada Companhia de Aviação.
O facto do Sr. Fernando Pinto, possuir uma Licenciatura em Engenharia Mecânica, ser fundador da Fábrica de Aeronaves Ligeiras do Brasil, não faz dele necessariamente um bom gestor. A pergunta que se impõe fazer é a seguinte: Não há em Portugal gestores credenciados para gerir e administrar a TAP?
Só por curiosidade: Quando o Sr. Fernando Pinto foi administrar a TAP. a transportadora fazia apenas 18 voos semanais para o Brasil. Actualmente tem 70 presenças semanais para 10 Aeroportos brasileiros e outras 70 presenças semanais, para 13 destinos africanos. A pergunta que se impõe fazer é a seguinte: Estes voos estão todos a ser lucrativos? Lembro apenas que a quantidade, nem sempre é sinonimo de qualidade. Aqui a qualidade a que me refiro, tem a ver obviamente com o lucro da Companhia.
Alguém acredita que o futuro comprador da TAP, vai compra-la para ter prejuízos? É por demais evidente que ninguém acredita nisso. A atestar o que eu digo, é que vieram já a correr fazer a sinalização com 150 milhões de euros. Vieram a correr, assim que sentiram que, poderia estar eminente uma governação do Centro-Esquerda. Porem é de admitir, que nos estão a passar a todos, um "atestado de estupidez." Já há alguns anos que se fala na privatização da TAP. Porém o primeiro candidato à compra, era nem mais nem menos que um brasileiro!
Termino como comecei. Nós Portugueses que descobrimos e administramos longínquas paragens no Mundo, estamo-nos agora a sujeitar, a uma espécie de Neo-colonização . No meu entendimento, este é o preço da nossa má gestão, da nossa má Administração enquanto Sociedade!! Tenho dito.

                                                                                                       MÁRIO DE OLIVEIRA

Sem comentários:

Enviar um comentário