11/13/2019

                                                                   A N A


Nome tão belo que em tres letras apenas se tem
Semelhante a Diamante ou a Pérola que Deus já conhece,
Nome lindo, rosto belo e meigo como ninguém
Esta flor mulher que o meu coração jamais esquece !!
Eu vou-me fingindo um pouco distraído
Mas quero mesmo aceitar esta realidade
Não quero viver futuramente consumido
Portanto não quero mais ignorar a verdade!
Vou guardando comigo lindas imagens
Dos sonhos sonhados de vez em  quando
É neles que viajo com ela para longas paragens
É assim que eu vou vivendo e vou sonhando !
Ela apareceu vinda de outras paragens
Fresca e alegre de estatura pequena
Veio no Rio da vida agarrando-se às margens
Fazendo lembrar o Sagrado pano de Madalena !!


Mata Mourisca, 13 de Novembro de 2019


                                                                                                    O autor

                                                                                          Mário de Oliveira.

3/26/2019


                                                           O Padre e a burra


A estória que hoje vou contar, reveste-se de algum interesse, por ser engraçada e suigéneres ! Supostamente, os acontecimentos que vou narrar, terão acontecido algures no Concelho de Pombal e nas margens do Rio Arunca.
Um Sacerdote, cujo nome desconheço, terá sido enviado para aquela Paróquia e passadas duas semanas, terá concluído que não haviam mulheres nas Missas.
A curiosidade, levou o Sacerdote a questionar o Sacristão Sr. Manuel dos Santos que servia a Paróquia há muitos anos. O Sr. Padre resolveu então fazer a seguinte pergunta; ( Sr Manuel dos Santos, os homens deste burgo, quando querem uma mulher como fazem? ) Olhe Sr. Padre, quando os Homens da Aldeia precisam de mulher, é muito fácil: ( Temos lá em cima a burra junto ao Rio Arunca. 
Passado algum tempo e cerca de trinta dias depois, o Padre terá pedido ao Sr. Manuel dos Santos que o levasse junto à burra lá nas margens do Rio. Lá foram então os dois para junto da burra. Lá chegados, viram uma fila enorme de homens, posicionados nas traseiras da burra e que logo se mostraram motivados a darem a vez ao Sacerdote. Quando o Padre chegou mesmo juntinho à burra, ficou algo decepcionado porque lhe terão dito para ele montar o animal.
O homem que estava a comandar a operação, terá dito; ( Sr. Padre, a burra serve apenas para atravessar o Rio para o outro lado, porque é do outro lado, que se situa a Aldeia das mulheres.


Mata Mourisca, 26 de Março de 2019


                                                                                                          O  autor

                                                                                                  Mário de Oliveira

3/08/2019

                                           A  EVOLUÇÃO  DA  ESPÉCIE HUMANA


Hoje dia 08 de Março de 2019, neste Artigo de Opinião, saúdo todas as Mulheres do Mundo, da Europa e de Portugal em particular, por ser o Dia Internacional da Mulher !
Interessa hoje também dissecar sobre a evolução do Homem, enquanto Ser Humano. Ou seja aferir sobre a evolução da nossa espécie.
Vou-me entretanto socorrer, de uma frase dita, pelo nosso Prémio Nobel da Literatura, aquando de uma entrevista que deu na altura a um Jornalista, e passo a citar; ( À pergunta, se ele José Saramago morresse naquele momento e pudesse cá voltar, o que que queria ele ser. ) O Escritor de imediato respondeu; Se isso acontecesse queria ser cão na minha casa.
O laureado, apesar de tão grande distinção, quis efectivamente dizer a toda a gente, estar desiludido com a nossa Sociedade.da qual fazia parte e para a qual escrevia !
Na altura, critiquei a sua resposta e escrevi um Artigo de opinião, editado no meu Blogue, cujo titulo é as Assimetrias de Saramago !
Na realidade, vivemos numa Sociedade medíocre, corrupta e terrivelmente injusta, ao sabor de uma Justiça pouco eficaz e assaz passiva. Todos os dias nos "ecrans" da televisão, ficamos surpreendidos com os alertas constantes, de pessoas assassinadas, de fogo posto em casas e veículos assaltos a Bancos, a lojas   e a grandes superfícies. Com especial relevância , para os crimes de violência domestica, cometidos com a maior frieza e extrema violência, contra crianças, mulheres e pessoas idosas que não são capazes de se defenderem.
Hoje dia 07 de Março de 2019, Portugal ficou em choque, com mais uma notícia macabra; ( Algures em Leça da Palmeira, Matosinhos, terá aparecido na Praia, uma cabeça de mulher ) ainda jovem, que terá sido decepada e embalada num saco plástico.
Impõe-se fazer aqui uma reflexão, mas sobretudo uma pergunta; Afinal que evolução é esta e para onde caminha o Ser Humano, neste modelo de Sociedade? O que queremos nós no futuro, para os nossos filhos e netos? Que evolução é esta? Hoje mesmo noutro alerta, um casal de emigrantes que estiveram cerca de uma década em Inglaterra, tendo-se fixado em Portugal há pouco tempo na área da Restauração, tendo a senhora sido assassinada por estrangulamento. Não se entende bem, ou sai fora no meu entendimento, o que leva as pessoas aparentemente normais, a cometerem tão hediondos crimes.
Basta dizer que em pouco mais de dois meses apenas, já foram este ano assassinadas doze mulheres e uma menina, vítimas de violência domestica, meramente gratuita ! Isto não é de certeza nenhuma evolução e se for, será no mínimo evolução retrógrada. Tenho dito,


Mata Mourisca, 07 de Março de 2019

                                                                                                            Mário de Oliveira

3/05/2019

                                                       RACISMO  E  PRECONCEITO



Há dias, ao ler um jornal diário de grande tiragem no nosso país, li a seguinte afirmação, num pequeno artigo de opinião, que me surpreendeu e passo a citar; ( portugueses são racistas. ) Este foi o titulo escolhido por um Sr. que diz chamar-se JOSÉ  COSTA, oriundo de Valongo.
Textualmente o referido individuo, dizia assim; ( Fica bem pregar a igualdade, mas a generalidade dos portugueses, são racistas. ) Dizia ainda JOSÉ  COSTA ; ( Deixemos-nos de "paninhos quentes" e simpáticas palavras. Fazia de seguida o referido Sr. a seguinte pergunta; ( Quantos gostariam de ter ciganos ou pessoas de raça negra como vizinhos? Finalmente acrescentava ainda, que um polícia não faz uma esquadra, como um negro não comporta um Bairro Social.
Sinceramente, devo dizer que, discordo desta opinião. Não são apenas negros ou ciganos que habitam os Bairros Sociais. Conheço muitos brancos que habitam nesses Bairros, sendo que, muitos há que esperam por um lugar e não o conseguem. Em minha opinião, não é justo apelidar os portugueses de racistas  e nem de preconceituosos.
Portugal, colonizou parte de África, como muita gente sabe. A dominação dessas Regiões que hoje são países, era feita na base económica e financeira, na cultura e não na cor da pele.
Basta dizer que, o comportamento dos portugueses em relação aos ingleses, franceses, holandeses e belgas, era abismal. Quando os portugueses descolonizaram África, deixaram obra feita ! Deixaram grandes cidades, bem ordenadas e bem estruturadas. Grandes pontes e rodovias e grandes barragens hidroeléctricas. Dou apenas como exemplo, a Barragem de Cahora Bassa, situada na zona da cidade de Tete, no rio Zambeze. Lembro apenas, que esta Barragem, é uma das maiores do Mundo. Outro exemplo é a ponte ferroviária com cerca de 6 km. que liga a Vila de Sena à Vila de Dona Ana, sobre o Rio Zambeze, com ligação ao Malawi. Ainda o caminho de ferro com centenas de kilómetros desde a cidade da Beira em Moçambique até à cidade de Tete .
Quando os ingleses descolonizaram de África, carregaram com tudo o que havia, para a Inglaterra. Até  os carris das linhas dos caminhos de ferro eles levaram.
Os portugueses deixaram em África, lindas cidades, bons hospitais, redes de transportes organizadas, aeroportos, escolas, universidades, bons hotéis, boas praias, sempre limpas e atractivas. Isto não quer de forma alguma significar, que não houvesse uma ou outra injustiça que era de imediato sanada. Já que não era de forma alguma essa a política do Estado Português.
A partir dos anos sessenta, as políticas do Estado Português, baseadas na Psico-Social, eram a exploração do homem pelo homem e essas políticas continuam nos dias de hoje, mas nunca baseada na cor da pele, na nacionalidade, nem do credo religioso. Estamos todos inseridos numa Sociedade capitalista, dita democrática, onde o dinheiro é realmente a força motriz. Este sistema Social, estando longe de ser o perfeito, cria bolsas de pobreza, os chamados guetos Sociais. Porém estas bolsas de pobreza, existem em todo o lado.
A força do grande capital, segrega naturalmente os mais desfavorecidos para as periferias das grandes Urbes. Isto leva as pessoas marginalizadas a pensar, que a segregação é baseada na cor da pele. Este fenómeno, acontece e é igual em todas as periferias das grandes cidades da Europa e do Mundo. No meu entendimento, é tudo uma questão de poder económico e pouco tem a ver com a cor da pele das pessoas.
Em boa verdade, o bastião do racismo e do preconceito, foi criado pelos ingleses e holandeses na África do Sul. Os "boeres" eram assumidamente racistas. Nelson Mandela, com a sua luta paciente e inteligente, libertou-nos desse monstro finalmente !
Lembro-me bem, desses tempos, em que na África do Sul, haviam locais para brancos e locais para negros, como por exemplo Restaurantes, Bares e" Hoteis". Lembro-me em que as Senhoras inglesas e de outras nacionalidades, entravam nos elevadores com os cachorros de estimação ao colo e onde se podiam ler os avisos de proibição aos negros. Isto era verdade, em toda a África do Sul e na chamada Rodésia do Norte, agora Zimbábue.
Na época a que me reporto, também na cidade da Beira em Moçambique, havia nos autocarros de transportes urbanos, uma divisória ao meio, onde os negros só se podiam sentar na retaguarda. Porem esse procedimento foi abolido. Essas práticas aconteciam, por influencia dos Sul Africanos e "Rodesianos," que frequentavam as praias Moçambicanas, na Orla marítima da Cidade da beira. Algum tempo mais tarde, o Estado Português acabou com este tipo de segregação por ser impróprio e desumano.
Na nossa Sociedade actual, não me parece que haja muitos comportamentos de racismo e de preconceito. É frequente o convívio harmonioso de pessoas de todos os pontos do globo, sejam elas brancas negras ou amarelas. Porém admito que aconteça um ou outro caso.
Os portugueses são pioneiros na abolição da pena de morte e em conjunto com os brasileiros, são também eles pioneiros na eliminação do racismo e do preconceito.
Vou terminar este artigo de opinião, dizendo apenas que, ( O racismo e o preconceito ) nunca serão eliminados com base em Decretos-Lei. Este fenómeno, tem de ser tratado nas escolas e no convívio das pessoas umas com as outras. Tenho dito,


Mata Mourisca, 05 de Março de 2019

                                                                                                       Mário de Oliveira

2/28/2019


                                                    VIOLÊNCIA  NA  SOCIEDADE



Eu sou do tempo em que as pessoas eram muito mais rudes e viviam com enormes dificuldades ! Eu até associava essas carências, à falta de literacia e de cultura. Porem fui mudando de opinião ao longo dos tempos.
A economia das pessoas, era baseada e proveniente do cultivo da terra e da criação de animais, à escala familiar. A lavoura, era feita manualmente, ou seja, a terra era cavada à enxada, ou então à charrua ou "charrueco." com o auxílio de tracção animal.
Nesses tempos difíceis, as pessoas trabalhavam muito e muitas horas. Trabalhava-se desde o nascer do Sol, até o Sol se pôr. Era uma vida de escravidão !
A época a que me refiro, grande parte das pessoas eram muito rudes e violentas. Porém, não se assistia, nem de perto nem de longe, à violência doméstica, que hoje vergonhosamente se assiste. Lembro-me que também se cometiam crimes passionais, mas não era comum, assistirmos a tantas mortes, meramente gratuitas, como hoje se assiste. Desde Janeiro deste ano, 2019 a esta parte já foram assassinadas, à volta de uma dúzia de mulheres.
Este é um fenómeno cada vez mais incompreensível na nossa Sociedade ! As nossas autoridades, todos os dias recolhem ou apreendem, centenas de armas e munições. Mas continuam os assassinatos. Facilmente se conclui, que as pessoas quando resolvem aniquilar alguém, fazem-no mesmo. Com armas de fogo ou sem elas. Lembro apenas que, não são só as armas de fogo que matam; As facas, os paus, as pedras e os ferros, são tudo armas que um assassino tem à mão, onde quer que esteja.
Antigamente as pessoas esperavam pelo dia das Festas da terra, para ajustarem as" contas". Questiúnculas acumuladas, ou questões mal resolvidas, eram acertadas nos locais desses eventos, o mesmo é dizer; Nos Festejos de "carís" religioso-pagão. As zangas e animosidades, eram originadas por questões de partilhas de bens, limitações de terrenos, divisões de aguas ou por marcos arrancados, para confundirem as estremas. Hoje em dia, os terrenos deixaram de ser lucrativos e não compensa fazer zaragata por causa deles.
A vida de hoje é bem diferente da de antigamente. As mulheres aos poucos têm conquistado 
É tempo pois de perceber que, ninguém é de ninguém. Nós só somos de alguém quando queremos. A própria liberdade individual, a sua autonomia económica e social. !
As pessoas que vivem em ligação Espiritual, sejam ou não casados, têm um vínculo de afectividade, responsabilidade e de partilha, com aquela pessoa que escolheram para viver !
Torno a dizer que, ninguém é de ninguém e a vida a todos pertence. Há um elemento muito importante, que em certas famílias se perdeu; O respeito, a confiança e o sentido do dever e da honra.! Amar alguém, não significa asfixiar esse alguém! As pessoas têm de ter também o seu espaço, ou seja; momentos exclusivos, para meditarem sobre a sua vida, e ouvindo a voz do silêncio !
Vou terminar este artigo de opinião, fazendo a seguinte pergunta aos leitores do meu blog;
Um individuo, seja homem ou mulher, que sujeita o seu companheiro/a ao ultraje sexual, que carácter e que respeito tem essa pessoa? Amar alguém é também saber respeitar! Tirar partido sexual de alguém, é ultrajar, é diminuir e é afrontar, física e intelectualmente e ainda Espiritualmente, aquele ou aquela, com quem partilhamos a vida e dizemos amar !! Tenho dito,


Mata Mourisca, 01 de Março de 2019


                                                                                                         O autor

                                                                                               Mário de Oliveira

2/26/2019

                                                    MORREU  A  MÃE  DO  POETA


Foi há tres dias, no dia vinte e tres de Fevereiro, que inesperadamente me chegou a triste novidade.
Um amigo de Viseu, eram treze horas, foi o primeiro, via telemóvel, muito atencioso e com bondade !
O meu amigo Fernando Pedro, cuidadosamente assim me disse; Amigo Mário, deve conformar-se, porque a sua mãe faleceu ! Já não existe.
Só Deus sabe o que naquele momento eu senti ! Nestas últimas horas, mal comi e mal dormi. Porque eu ia deixar de ver, aquela linda senhora, aquela Diva, que um dia me deu o Ser ! Aos noventa e quatro anos, sucumbiu ao sofrimento, mas dentro de mim, ela nunca irá morrer. Agora estou para aqui como que "perdido", olhando o Céu, tentando encontra-la no Firmamento !!
Não consigo deixar de pensar nela, nem um só momento, naquelas lindas mãos que tão bem sabiam acariciar, ela que amamentou e criou seis filhos com tanto sofrimento, ela que tantas vezes fez de mãe e pai para nos educar ! Ainda hoje guardo comigo os ensinamento que me deu, Ermelinda Rodrigues, muito conhecida de Coura,, Barrocal, ficará perpétuamente a mãe modelo e o seu nome, porque esse não morreu, porque apenas para o seu corpo a morte foi fatal !!


Mata Mourisca, 27 de Fevereiro de 2019

                                                                                                            O autor

                                                                                                   Mário de Oliveira

2/19/2019

                                                    

   BRISA DE SUL



Aqui neste lugar onde agora escrevo, debaixo deste lindo céu azul, já quase nada é, como era outrora. Chorava-se também como agora se chora, também soprava de quando em vez esta brisa de sul ! Esta brisa suave, que às vezes tras com ela a chuva, anunciando de seguida algum calor, lembrando sorrisos amarelos de jovem viúva, ou lembrando ainda, fruta gostosa e bem madura, com agradável sabor e que pode significar para breve, um novo e grande amor !
Como sempre acabará em breve o inverno, virá a primavera e depois o verão, teremos por certo dias mais alegres e com mais calor, virão turistas juntarem-se aos que cá estão, por isso eu digo que; há coisas na vida que nunca mudarão. Os amores antigos e os novos amores perpetuarão ! Mudam-se os tempos e há outras vontades, nas relações humanas, existe actualmente mais educação, há agora  novas maneiras e mais subtis de sedução, mas continuam a findar as grandes relações e ficam as saudades ! Eu sinceramente, vejo na Sociedade, agora mais maldade, para se ter grande estatuto, tem que se ser divorciado, é vulgar ouvir dizer-se que, ser solteiro é ser inexperiente e afirmar-se virgem, podem até dizer que mente !!
Eu cá digo. que o normal é ser bem casado e melhor que ser bem casado, é ser muito amado !!
Felizmente hoje em dia vive-se com mais Liberdade e que muitos confundem com libertinagem, muda-se de parceiro com a maior facilidade, que geralmente resulta em mais promiscuidade, mais violência, crimes graves, subornos, drogas, assassinatos e chantagens !!


Mata Mourisca, 19 de Fevereiro de 2019

                                                                                                          Mário de Oliveira

                                                                                                      ___________________

1/19/2019



                                                         A  INTELIGÊNCIA  ESPIRITUAL


Estava eu no início da minha adolescência, quando comecei a fazer muitas perguntas, obtendo apenas poucas respostas.
Tantos maus tratos me deram, que eu perguntava a mim mesmo, que sentido tinha a vida afinal? Deslocava-me para a escola descalço e mal alimentado e perguntava o porquê de tanto sofrimento no Mundo? Havia alguns meninos da minha idade e até mais velhos, bem vestidos, bem nutridos e bem calçados. Muitos como eu, que parecia terem vindo doutro planeta, tal era a pobreza! Eu muitas vezes perguntava a mim mesmo; Porque nascemos e porque morremos?
Muito cedo comecei a entender, que a Sociedade era comandada pela força do capital, com todas as injustiças associadas a este modelo Social.
A minha bisavó Maria, falava muitas vezes na "pureza" da Alma e dos malefícios  do suborno. Dizia ainda, que devíamos ser todos verdadeiros, pessoas altamente Espirituais. Dizia também que devemos cultivar a inter-ajuda, facilitando a todos os seus percursos de vida, ensinando-lhes os bons "caminhos". Esta senhora, a minha bisavó Maria Rodrigues, era tão culta, tão culta, que não sabendo uma letra do tamanho de uma casa, praticava o bem por prazer! Fiquei assim marcado, pela sua imensa generosidade!!
Mais tarde e já na vida militar, como Para-quedista da Força Aérea, antes mesmo de ser mobilizado para a guerra de África, questionava muitas vezes o Padre e Capelão da Unidade, fazendo-lhe muitas perguntas e colocando-lhe múltiplas dúvidas com que vivia e fruto da minha imensa curiosidade. Foi assim que entrei naquilo a que chamo; O meu verdadeiro estado de consciencialização e depois ao meu perfeito estado de realização, praticando as boas obras, a todos os que delas precisavam.
Independentemente da sua origem, o Homem passa por estágios ascendentes de sobrevivência e desenvolvimento Espiritual. Esses estágios são tão primários, que incluem a necessidade de comida, a necessidade de abrigo, a necessidade de saúde física, a necessidade de família, a necessidade de educação, a necessidade de integração social e ainda a necessidade de realização intelectual, social e material. Este Sr. Padre, ensinou-me múltiplas formas de ver a vida e de a valorizar! As pessoas têm de satisfazer todas estas necessidades que enumerei, antes de alcançarem o estágio mais elevado do desenvolvimento Humano e Espiritual. Tudo isto deve ser desenvolvido, num ambiente de compaixão e amor crescentes. Deve haver muita partilha e alegria. A isto eu chamo; A verdadeira Inteligência Espiritual.
Muito cedo comecei a entender, que o Homem só evolui, com mais cultura e mais generosidade! As Sociedades devem construir mais Universidades, mais Galerias de Arte, salas de Concertos e Museus, mais e melhor formação profissional e muita recreação pessoal; Música, desenho e pintura, escrita criativa, teatro e dança.
Este século é, no meu entendimento, o século do Homem Espiritual. É também o tempo do cérebro e do milénio da mente. Esta será a era da consciência colectiva, desenvolvimento e iluminação Espirituais. Todos nós Humanos estaremos mobilizados e faremos parte desse processo! Cada um de nós com objectivos claros e definidos. A nossa vida ganhará cada vez maior significado e direcção. Desta maneira aumentará a nossa saúde e longevidade, força e confiança.


Mata Mourisca, 20 de Janeiro de 2019


                                                                                                           Mário de Oliveira.


                                                                                                       __________________