A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA
Hoje dia 08 de Março de 2019, neste Artigo de Opinião, saúdo todas as Mulheres do Mundo, da Europa e de Portugal em particular, por ser o Dia Internacional da Mulher !
Interessa hoje também dissecar sobre a evolução do Homem, enquanto Ser Humano. Ou seja aferir sobre a evolução da nossa espécie.
Vou-me entretanto socorrer, de uma frase dita, pelo nosso Prémio Nobel da Literatura, aquando de uma entrevista que deu na altura a um Jornalista, e passo a citar; ( À pergunta, se ele José Saramago morresse naquele momento e pudesse cá voltar, o que que queria ele ser. ) O Escritor de imediato respondeu; Se isso acontecesse queria ser cão na minha casa.
O laureado, apesar de tão grande distinção, quis efectivamente dizer a toda a gente, estar desiludido com a nossa Sociedade.da qual fazia parte e para a qual escrevia !
Na altura, critiquei a sua resposta e escrevi um Artigo de opinião, editado no meu Blogue, cujo titulo é as Assimetrias de Saramago !
Na realidade, vivemos numa Sociedade medíocre, corrupta e terrivelmente injusta, ao sabor de uma Justiça pouco eficaz e assaz passiva. Todos os dias nos "ecrans" da televisão, ficamos surpreendidos com os alertas constantes, de pessoas assassinadas, de fogo posto em casas e veículos assaltos a Bancos, a lojas e a grandes superfícies. Com especial relevância , para os crimes de violência domestica, cometidos com a maior frieza e extrema violência, contra crianças, mulheres e pessoas idosas que não são capazes de se defenderem.
Hoje dia 07 de Março de 2019, Portugal ficou em choque, com mais uma notícia macabra; ( Algures em Leça da Palmeira, Matosinhos, terá aparecido na Praia, uma cabeça de mulher ) ainda jovem, que terá sido decepada e embalada num saco plástico.
Impõe-se fazer aqui uma reflexão, mas sobretudo uma pergunta; Afinal que evolução é esta e para onde caminha o Ser Humano, neste modelo de Sociedade? O que queremos nós no futuro, para os nossos filhos e netos? Que evolução é esta? Hoje mesmo noutro alerta, um casal de emigrantes que estiveram cerca de uma década em Inglaterra, tendo-se fixado em Portugal há pouco tempo na área da Restauração, tendo a senhora sido assassinada por estrangulamento. Não se entende bem, ou sai fora no meu entendimento, o que leva as pessoas aparentemente normais, a cometerem tão hediondos crimes.
Basta dizer que em pouco mais de dois meses apenas, já foram este ano assassinadas doze mulheres e uma menina, vítimas de violência domestica, meramente gratuita ! Isto não é de certeza nenhuma evolução e se for, será no mínimo evolução retrógrada. Tenho dito,
Mata Mourisca, 07 de Março de 2019
Mário de Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário