12/27/2021



                                                  O  NATAL  DE  2021



Eu fico sempre triste com a quadra do Natal

Desde criança que vejo o Natal tão desigual

Para os abastados há abundância a desperdiçar

Para os pobres não dá nem para poupar !

Enquanto houver fome no meu país

Não terei nunca um Natal alegre e feliz

Enquanto os sem abrigo têm camas de cartão

Os senhores do dinheiro comem caviar e bom camarão !!

Enquanto a fome no meu país tiver rosto

Será para mim a tristeza e o desgosto

Enormes assimetrias tem a nossa Sociedade

E ainda há quem chame a tudo isto liberdade !!

Até a nossa Justiça só é dura com os pobres

Porém a mesma Justiça é permissiva com os nobres

Deus nos deu o Sol para criarmos muita energia

Iremos dar aos pobres mais dignidade e alegria !!


Mata Mourisca, 27 de Dezembro de 2021


                   O  autor

        Mário  de  Oliveira

 

12/08/2021



                                                                     A  ESTRADA  DA  LUZ


       Neste artigo de opinião, resolvi ser mais abrangente e dissecar um pouco sobre a minha pessoa e a minha relação com o Universo:

       Eu normalmente dou início ao meu dia, Orando e pedindo que as boas Energias do Universo, para eu me relacionar o melhor possível com com tudo o que me rodeia, ou seja; com todos os elementos da Natureza. Jesus, é para mim a Força imprescindível em todos os momentos da minha vida ! A Ele eu peço que me ajude a ser cada vez melhor pessoa!!

       Respeito muito e valorizo o dia que vou ter pela frente. Preparo mentalmente com atenção o que preciso para a jornada que vou enfrentar ! Sim, porque cada dia é uma jornada que temos pela frente e à nossa frente está a " Estrada da Luz ".

       É muito importante estarmos bem com nós próprios, porque se estivermos bem Espiritualmente, estaremos em consonância com os elementos da Natureza à nossa volta.

       O importante é viver o dia de hoje, como se não houvesse amanhã, vivendo um dia de cada vez, usufruindo da vida e das coisas boas que a vida nos oferece. Tudo começou ontem à noite, ao colocar o relógio a despertar. Ao deitar-me na minha cama, contei apenas com o dia de amanhã ! Este movimento confirma sempre uma esperança de vida no meu eu !! É a esperança no novo dia que vai nascer. No dia de amanhã !! Fico sempre atento ao nascer do sol, aos sons dos elementos, aos gestos de amizade, aos contornos do amor, atento à sabedoria e aos movimentos da Paz e da vida !!

       Ao longo dos anos aprendi o que a vida me ensinou. Sempre que sofria maus tratos, o meu refúgio era sempre a Oração. A Oração fortalece o nosso Espírito. Aprendi a ser feliz com pouco ! Porque olhando à minha volta vejo muita gente que abdicaria de fortunas materiais que possuem, para serem felizes e não o são.

       Sou aposentado e por isso não estou sujeito a horários, porém, quando tenho de cumprir, cumpro e faço disso ponto de honra. Não gosto de fazer ninguém esperar por mim !

       A vida só faz sentido se for vivida em respeito mútuo. O respeito deve partir sempre da cúpula para a base e vice-versa !!

       Não gosto e não utilizo nunca cartões de crédito. Quem utiliza esse tipo de pagamentos para adquirir bens, é o mesmo que dizer que usufrui de valores que não são propriedade sua. Essas pessoas estão se servindo com bens que não lhe pertencem !

       Detesto a mentira. Acredito que o pequeno mentiroso de hoje, pode ser no futuro o grande criminoso!!

       Respeito a Autoridade instituída, mas não suporto o autoritarismo !!

       Gosto da partilha. Para mim a partilha é dar e receber. A miséria ou simplesmente a pobreza, incomoda-me muito! Perturba muito o meu estado de Espírito !! Defendo uma Sociedade equilibrada onde haja menos ricos e menos pobres !!

       Sou literalmente contra o desperdício. A nossa Sociedade tem uma tendência para o desperdício, especialmente nas Festas de Natal, Ano Novo, Páscoa e dias de aniversários. Desperdiçam-se centenas de milhares de toneladas de bens alimentares e outros. Enquanto isso milhares e milhares de pessoas desfavorecidas passam fome e frio nas ruas das nossas Cidades, Vilas e Aldeias !!

       ( Maomé ) escreveu ; Quem interceder a favor do bem, no bem terá a sua parte. Quem interceder a favor do mal, no mal terá a sua parte !!

       Os nossos pensamentos manifestam-se nas palavras e nos actos. Porque as palavras manifestam-se nas acções. As acções tornam-se hábitos e os hábitos fazem o carácter das pessoas. Por isso, os nossos pensamentos devem ser auto-vigiados cuidadosamente, para que nasça a amizade, o amor e o respeito por todos os Seres à nossa volta !!

       Acredito que não nascemos com um destino pré-concebido. O nosso destino, depende muito de nós, dos nossos pensamentos e das nossas acções. O mesmo penso da sorte e do azar. Se jogarmos, podemos ter sorte, porque ficamos habilitados a ganhar ou a perder. Se não jogarmos, não perdemos e também não ganhamos. Porém não teremos sorte !!

       Para quem me conhece bem sabe que sou mais crente que religioso. Sou Baptizado, professo a religião católica, gosto de ir à Missa, porque os meus pais eram católicos. Porém a minha verdadeira crença é Jesus. Toda a gente sabe que, as guerras no Mundo são fomentadas ou apadrinhadas pelas mais diversas religiões. Para mim, fazer parte de uma religião, é o mesmo a ser sócio de um Clube Desportivo ou de uma qualquer Cooperativa!!

       Ser Crente em Jesus, é ser Crente em Deus. É ter uma Fé inabalável, é cuidar do próximo como se ele fosse verdadeiramente nosso irmão. É ensinar-lhe as boas maneiras para viver em Sociedade, dando-lhe educação e formação profissional e dando-lhe valores de Cidadania e valores Espirituais !!

       Se é verdade que a pessoa humana não nasce selvagem, também não nasce instruído. Acreditar em Jesus e em Deus, é acreditar e respeitar a própria Natureza ; o Sol, a Terra, o Mar, o Vento, o Fogo e a Chuva, as árvores, os Rios, as Ribeiras, os Lagos. Em suma é o mesmo que dizer: acreditar e respeitar a Natureza.

       Quando ofendemos a Natureza estamos a ofender a Deus ! O homem todos os dias agride o Universo. Deus deu-lhe a inteligência e a sabedoria para que ele tivesse a oportunidade de viver uma vida digna, sem agredir nada nem ninguém.

       Há cerca de dois anos a esta parte, a população Mundial vive flagelada por uma ( pandemia ) que já dizimou milhares e milhares de pessoas. É pois tempo de parar e pensar. Pensar que devemos ser solidários com aqueles que não têm meios de defesa. Os Povos de África, que foram sujeitos durante centenas de anos à exploração. Actualmente esses Povos estão desprotegidos sem vacinas. Nós os Povos mais evoluídos tecnicamente, devemos ser solidários com eles, socorrendo-os nesta pandemia .

       Acreditem que esta pandemia não aconteceu por acaso. Esta pandemia veio ensinar-nos que estamos viajando todos no mesmo " barco ". Ricos e pobres, brancos e negros e amarelos. Esta pandemia veio ensinar-nos como cuidar-mos uns dos outros.

       Esta pandemia veio dizer aos senhores da violência, aos que desejam o conflito armado, que para morrerem pessoas aos milhares, não são precisos porta-aviões, submarinos, armas químicas ou mísseis nucleares!!

       Procuremos pois com Fé, a " Estrada da Luz " e as veredas da amizade e do amor !! Tenho dito,


                                  O  autor

                        Mário  de  Oliveira


Mata Mourisca, 08 de Dezembro de 2021



         

12/02/2021

 


                                                                    O  AMOR  E  A  AMIZADE


Amar alguém é dar muito e também receber

Amar é respeitar mimar e também acarinhar

Se amar alguém tem o dever de não ofender

Amar alguém é entender e  responsabilizar !!

O amor é sublime e a sua entrega é bela

A palavra amar não serve apenas para rimar

O verdadeiro amor não se explica é singelo

Podemos amar muito sem nunca namorar  !!

O amor pode-se confundir com uma amizade

O amor também se constrói e ganha raízes

O amor tem também o condão da simplicidade

O verdadeiro amor deixa-nos sempre felizes !!

Quem ama de verdade deve sempre cuidar

Mas há quem não ame ninguém e diz amar

Se agir assim é muito igoista e só ocupa lugar

Utiliza a mentira quando diz gostar !!

Devemos distinguir bem o amor maternal

Do amor fraternal que é o amor de um irmão

Devemos observar bem o amor paternal

E ouvir com lucidez a voz do nosso coração !!


                      O  autor

              Mário  de  Oliveira


Mata Mourisca, 02 de Dezembro de 2021

11/28/2021

                                                              PORTUGAL


       -                            O  PASSADO  O  PRESENTE  E  O  FUTURO


Caros leitores e amigos do meu blogue. Hoje resolvi escrever sobre o passado, o presente e o futuro da nossa vida colectiva, enquanto Sociedade Civilizada, que acredita no futuro.

     Costuma-se dizer que todos nós temos o nosso passado, mas também o presente e o futuro. Mas o importante e que, por muitos erros que tenha havido no nosso passado, importa agora que nós olhemos para o nosso futuro colectivo com fé, convicção e mestria; Nós Portugueses, temos à nossa frente um futuro promissor. De verdade vos digo; estamos no rumo certo, inseridos numa conjuntura europeia, alavanca-dos pelas sinergias da Comunidade Europeia, orientados que somos por uma nova filosofia de vida.

     É verdade, que temos tido ao longo da nossa História, más decisões, por não termos políticos à altura. Somos pouco competitivos e normalmente não ficamos felizes quando vemos alguém a salientar-se. Em lugar de tentarmos superar os talentos, temos nos preocupado em derruba-los. Isto tem um nome, que aqui não quero dizer.

     Devemos nos orgulhar do nosso passado! Das coisas boas, e das menos boas. Mas o nosso orgulho deve ser de tudo o que fizemos de bom no passado e no presente.

     Até agora Portugal tem sido refém dos combustíveis fósseis. Sempre sujeitos aos preços do crude nos mercados Internacionais, pois sabemos quão importantes têm sido para manter a nossa economia a definhar. Porém actualmente, já dispomos de muitas energias alternativas. Eu digo que a conjuntura Mundial está a começar a ser favorável a Portugal. De repente o Mundo começa a acordar para os efeitos nocivos do C O - 2  e dos efeitos de estufa provocados pelas Centrais a carvão. Tudo isto nos irá projectar a médio e longo prazo, na senda do progresso económico e social. Porque temos ao nosso dispor múltiplas fontes energéticas. Temos muito sol e portanto podemos explorar muitas Centrais foto-voltaicas, também temos muitos ventos predominantes pelo que podemos dar continuidade à exploração de energia " heolica " e outras como as ondas do Mar. Já que temos uma linha de Costa bastante extensa.

     É certo e sabido que as reservas de lítio na Mina do Barroso, podem reduzir em 100 milhões de toneladas as emissões de CO-2 na atmosfera. Este mineral, tem variadíssimas aplicações a saber; Acumuladores de energia eléctrica, baterias de telemóveis e outras como sendo a Medicina. No meu entendimento, devemos explorar este mineral incentivando em primeiro lugar a Industria na Região de uma Fábrica de baterias para apoio aos veículos eléctricos.

     Porquê Portugal tem que dar sempre de mão beijada ao estrangeiro, aquilo que podemos e devemos fazer nós ? Fica sempre a ideia que em Portugal não temos empresários à altura para desenvolver o sector terciário. Assim eu pergunto; Para quê as Universidades que temos em Portugal? Andamos a formar quadros técnicos para servirem os estrangeiros? É tempo de dar um novo rumo ao nosso país !! Precisamos de gerir e administrar os nossos recursos naturais.

     Há uns anos a esta parte e desde que perdemos o controle da EDP a energia hídrica sofreu custos pesados para os consumidores; um agregado familiar pagava cerca de 30 a 40 euros mensais. Actualmente, ronda em cerca de 70 euros esse encargo. Podia deixar aqui múltiplos exemplos de má governação, como a entrega das telecomunicações às multinacionais. Cito aqui o contrato que o nosso governo fez com a Altíce. Esta multinacional francesa fez um contrato com o governo português no sector das telecomunicações e no momento em que precisamos de as utilizar não se conseguiu. Agora pergunto eu; Quem se responsabiliza pelas dezenas de mortes que aconteceram em Pedrógão Grande devido a este falhanço? Os portugueses não são todos ignorantes. É certo e sabido, que as comunicações para serem seguras. têm de ter os cabos eléctricos enterrado em valas no sub-solo.

     Temos e devemos de acreditar em nós próprios, nas nossas potencialidades. Somos um país pequeno, com uma situação geográfica excelente, facilmente governável. Temos muito que aprender até com os Povos que colonizamos durante centenas de anos. Somos um país com um potencial turístico invejável. há uns anos desloquei-me ao nosso país irmão, o Brasil. Ali se aprende como se explora o sector do turismo.

     Antes de terminar este artigo de opinião, é imperioso mencionar uma fase negra da nossa vida colectiva. Os Movimentos de Libertação de Angola, Moçambique e Guiné, só optaram pela luta armada depois do governo da altura lhes ter negado o direito à Auto-determinação e Independência. Aqui tivemos mais uma vez uma má decisão. O governo da altura encabeçado pelo Dr. António de Oliveira Salazar, iniciou uma guerra, que se traduziu em centenas de mortes e milhares de feridos, para não falar nos avultados prejuízos materiais. Este foi sem dúvida um enorme erro político, que iria dar lugar ao golpe de Estado do dia 25 de Abril de 1974.

     Actualmente vive-se em Portugal outra situação de impasse; Vamos para Eleições Legislativas no dia 30 de Janeiro de 2022. Numa fase em que ninguém esperava que tal acontece-se. No meu entendimento, apesar dos efeitos nefastos da " Pandemia " Portugal estava na rampa de lançamento para uma nova ordem económica e financeira. O Sr. Presidente da República viu-se na contingência de dissolver a Assembleia da República, porque o Partido do governo perdeu todo o apoio da Assembleia.

     Tudo isto resultou na falta de visão política do Partido do governo, porque confiou no Partido Comunista, com o qual fez uma aliança e viria a resultar em traição. Todos sabemos que o Partido Comunista, é uma Célula formada politicamente na antiga União Soviética e que está politicamente ultrapassada e nada tem a ver com o nosso sistema Social. O Partido Comunista Português, importou da Rússia para Portugal, a filosofia política de Carl Marx e Lenine. Espero que o Partido Socialista tenha aprendido esta lição e não torne a cair noutro engano.

     No domingo dia 30 de Janeiro de 2022 haverá Eleições Legislativas livres e Democráticas em Portugal, pelo que é importante para nosso futuro passar a haver uma maioria governativa que traga ao país estabilidade governativa ! Se essa estabilidade tiver de ser com a ajuda do PSD que seja. Mas que traga segurança aos Portugueses. É tempo de encontrarmos um rumo certo para a nossa vida colectiva. Estamos inseridos no Mercado Comum Europeu e por essa razão temos de " arrumar a nossa própria casa ", para que a breve trecho possamos sair do " sufoco " com a nossa Economia a superiorizar-se ao resto dos nossos parceiros Europeus. Tenho dito,


                                O  autor

                      Mário  de  Oliveira


Mata Mourisca, 29 de Novembro de 2021

11/23/2021



                                                   AS  ROSAS  TAMBÉM  TÊM  ESPINHOS



Não há sol como o de Fevereiro

Nem luar como o de Agosto

Não há amor como o primeiro

E não há gosto sem desgosto !!

As rosas vêm das roseiras

As roseiras têm espinhos também

As roseiras se verdadeiras

Estão prontas a picar alguém !!

Mães casadas e mães solteiras

Duas maneiras de ser mãe

As lágrimas das mães solteiras

São das casadas também !!

Para a mulher ser emancipada

Não precisa de ser casada

Ela põe todo o sentimento

E o seu amor no seu " rebento " !!

Seja casada ou solteira

Eu comparo a mulher à roseira

Porque ela quando zangada

Pica e fere de igual maneira !!

Mas as mulheres bem tratadas

Dão-nos o perfume de jasmim

Sempre prontas a serem amadas

Eu já escolhi uma para mim !!


                O  autor

      Mário  de  Oliveira

Mata Mourisca, 23 de Novembro de 2021 

11/18/2021



                                                          A  ÁGUA  É  O  SANGUE  DA  TERRA



Está Chegando a noite e o ciclo do dia encerra

Sinto muita sede porém não há calor

A água é um líquido vital e é o sangue da terra              

A água "mata a sede" e não tem sabor !!

A água é uma vital fonte de vida

Sem água nós não vivemos

Sendo enriquecida ou nascida

Nós sem beber água morremos !!

Se o homem assim continuar

Poluindo a Mãe-Natureza

Será tarde para acordar

Porque já se vive na incerteza !!

O homem terá que ir buscar ao Mar

Enormes porções de água salgada

Porá máquinas a " desçalinizar "

Numa ânsia nervosa e continuada !!

Todas as nascentes irão secar

Ribeiras e rios deixarão de correr

Os homens irão guerrear e disputar

Os pontos de água até morrer !!


             O  autor

  Mário  de  Oliveira


 Mata Mourisca, 18 de Novembro de 2021

11/17/2021



                                                                 A  POBREZA  E  A  RIQUEZA


     Caros amigos e leitores do meu blogue. Hoje, como o título indica, o tema é a pobreza, a riqueza e as suas causas e consequências. Resolvi escolher este tema, porque toda a gente sabe que a pobreza é uma imensa chaga da nossa Sociedade e não só.

     Eu particularmente penso que a pobreza faz parte dos modelos económicos onde impera a força do capitalismo, ou seja; onde o capital é a "mola real". Mas a pobreza tem muitas causas e é uma espécie de estigma quase em todas as Sociedades onde existem desigualdades sociais.

     Há que reconhecer que em Portugal existem imensas assimetrias, pelo que a pobreza é realmente um facto indesmentível. Mais do que isso; ( a pobreza e a riqueza ) são de carater íntergeracional .

     Há cerca de cinquenta anos a trás, era comum os pobres casarem com outros pobres e os ricos procuravam ligações matrimoniais com pessoas abastadas ! Assim se juntava a riqueza com a riqueza e a  pobreza com a pobreza !! Nesse tempo a que me reporto, já dizia a minha a minha visavó ; ( Quem não rouba e não herda, nunca vale uma merda ! ) Em boa verdade eu digo; ( Quem nasceu para "lagartícha" nunca chega a jacaré !! Conheço pessoas em certos lugares, que preferem que lhes chamem ladrões e não pobres ! Porém a moeda tem sempre duas faces; ( Os pobres existem para servirem os ricos, tornando-os cada vez mais ricos e por outro lado os ricos, supostamente deveriam servir os pobres e nunca servirem-se deles !! )

     Já no século XVII o Padre António Vieira, em terras brasileiras do Estado do Maranhão fazia assim o famoso discurso aos peixes, perguntando: ( Quantos " peixes " pequenos eram necessários para alimentar um "peixe" graúdo. Naturalmente que este Padre Jesuíta, lutador pelos direitos dos Índios que na Região eram explorados pelos colonos seus concidadãos. Ele o Padre, referia-se não aos peixes mas sim às pessoas! A mesma coisa seria dizer: ( Quantos pobres são precisos para fazer e alimentar um rico). Por tal razão, eu digo que a pobreza resulta da exploração do homem pelo homem e das formas de actuação das Sociedades. É pois urgente repensarmos o nosso modelo Social e não termos receio de votar naquele Partido político que nos dá garantias de uma governação para quatro anos. A pobreza resulta das formas de actuação da Sociedade !! Por outro lado, os divórcios, as doenças e o desemprego, são por si só, os caminhos certos para a pobreza. As estatísticas informam que em Portugal, um quinto da população é pobre. Aqui estão incluídos todos aqueles que têm apenas empregos precários, cujos salários são manifestamente insuficientes, para suprir os encargos de um agregado familiar !! As estatísticas são ainda mais rigorosas, quando nos informam que, a situação de pobreza em Portugal, é da ordem dos 15 a 17% equivalente a cerca de um milhão e seiscentas mil pessoas.

     A entrada precoce nos mercados de trabalho e o abandono dos estudos, são algumas das principais razões que levam à pobreza. ( A pergunta que importa fazer é a seguinte: A quem interessam realmente tantos pobres? A resposta é óbvia. Interessa aos ricos e às religiões. Havendo muitos pobres, haverá sempre mão de obra barata. Por outro lado, as religiões aproveitam-se da fragilidade destas pessoas desfavorecidas e procuram alimentar os seus Espíritos, porque não havendo dinheiro, as pessoas agarram-se à Fé.

     Depois de lerem este artigo de opinião, não faltará quem me apelide de anti-Cristo. Não, não sou nada disso. Sou um homem de muita Fé e acredito que Jesus não aprova a exploração do homem pelo homem !! Tenho dito,


                                O  autor

                      Mário  de  Oliveira

Mata Mourisca, 17 de Novembro de 2021

11/16/2021

 


                                                                 O  MEU  CASARÂO


Hó ! Luar da meia noite

Que iluminas o meu jardim

Por favor ilumina o meu amor

Para que venha até mim !!

Vivo num enorme casarão

Eu no silêncio do meu quarto

Detesto esta grande solidão

Vou ficando cada vez mais farto !!

Ora sozinho no rés do chão

Ou sozinho no primeiro andar

Não me sinto bem na confusão

Mas quero ter com quem falar !!

Sinto a vida a se esgotar

Sou um mar de maré vazia

Quero viver e saborear

Amar muito em alegria !!

Creio estar para breve o dia

Da minha nova União

Lá longe bate um coração

Lá nas terras de Vera Cruz !!

Jesus nos irá Abençoar

Porque é essa a nossa vontade

Só queremos viver e amar

Amar muito em Liberdade !!

Ela é natural do Maranhão

Esta guerreira sem igual

Virá de Manaus de avião

Para Lisboa em Portugal !!


               O  autor

     Mário  de  Oliveira


Mata Mourisca, 16 de Novembro de 2021

11/12/2021



                                                              A  ALEGRIA  TAMBÉM  CURA


Cura-te pisando com os pés descalços e sentindo o fresco toque da terra

Cura-te com os Divinos raios do Sol e com a luz diáfana da Lua

Cura-te com as plantas raras e únicas que só nascem na serra

Porque a nossa cura virá da maravilhosa Luz que vem do Céu da nossa Rua !!

Cura-te com as aguas da cachoeira dos ribeiros límpidas  e correntes

Cura-te com o piar dos pássaros e da brisa fresca do Mar

Cura-te com a partilha aos mendigos que te olham tristes e carentes

Cura-te agradecendo a Deus o ter-te dado o Dom para poderes amar !!

Cura-te com as pétalas das rosas dos vastos jardins em flor

Cura-te com o afago e o carinho da pessoa querida e amada

Cura-te com o sorriso da criança que é amamentada com amor

Cura-te em qualquer idade porque na vida é sempre madrugada !!

Cura-te agradecendo ao nosso Deus que te fez diferente

Cura-te Orando e tomando banhos com as aguas salgadas do Mar

Cura-te agradecendo a Deus por seres tão inteligente

Cura-te agradecendo a Deus por seres capaz de sofrer e amar !!

Cura-te com o perfume do alecrim e da saída do beco da solidão

Cura-te fugindo da tristeza evitando assim o conflito e o tédio

Cura-te ouvindo sempre a voz da tua rica intuição

Cura-te fugindo da tristeza porque a alegria é o melhor remédio !!

Cura-te e faz tudo mas tudo o que deves fazer

Cura-te minha irmã e meu irmão e coloca o teu relógio a despertar

Cura-te porque Deus te deu um cérebro com imenso poder

Cura-te praticando o bem banindo o mal em gestos de amar!!


                    O  autor

          Mário  de  Oliveira


Mata Mourisca, 12 de Novembro de 2021

11/10/2021



                                                        LEMBRANÇAS  DA  PANDEMIA



Foram milhares a enterrar embrulhados em lençóis

Os outros os resistentes os considero iluminados

Os que ficaram são os mais crentes e mais heróis

 Esta " escolha" deixou vivos os mais abençoados !!

Vamos viver agora a Liberdade e não a libertinagem

Porque nada mais é igual neste tempo fora de tempo

Porque os abusos só nos trouxeram desvantagens

Não queremos viver agora noutro confinamento !!

Vivia-se apenas e quase só o prazer do momento

Esqueciam-se muitas vezes os reais valores

Ignoravam-se muitas vezes os verdadeiros sentimentos

Agora vive-se o pesadelo da morte e do terror !!

 Vivemos com medo por de trás da máscara desconfiados

Obrigados a tapar os olhos com eles bem abertos

Viveram-se tempos de pânico e sempre incertos

Nunca perdemos a esperança de amar e ser amados !!

Na pandemia aprendemos novas formas de comunicação

A comunicação fazia-se às vezes com um simples olhar

Os nossos olhos diziam o que nos ia no coração

No nosso olhar transparecia a vontade e a ânsia de amar !!

A palavra de ordem continua a ser o distanciamento

Se passamos os limites o nosso olhar pede o perdão

Cumprir com estas regras faz parte do bom senso

Porque o amor é tão ou mais importante que o pão !!

Eu olho o Céu e peço a Deus que nos dê alento

Eu cá digo que esta é uma guerra do bem contra o mal

Acabo de confiar os meus medos e segredos ao vento

Esta é uma "guerra" apenas de âmbito Espiritual !!


                              O  autor

                   Mário  de  Oliveira

Mata Mourisca, 10 de Novembro de 2021


10/30/2021

 

                                                             TROPAS  DE  ELITE


Caros leitores e amigos, hoje apeteceu-me escrever este artigo de opinião e vou debruçar-me como indica o título, sobre um tema que me diz respeito e que conheço bem que, são as Tropas de Elite.

Em 1964, tinha eu na altura dezoito, a caminho dos dezanove anos, quando me alistei como voluntário nas Tropas Para-quedistas. Esta Unidade Militar no tempo a que acima me reporto, era designada por Regimento de Caçadores Para-quedistas em Tancos, bem perto de Vila Nova da Barquinha.

Foi naquela Unidade Militar de Elite, que aprendi todas as técnicas de guerrilha e de anti-guerrilha. Aprendi a suportar e a superar a dor física e até psicológica, aprendi também a conhecer todos os meios de orientação, seja com Carta e bússola, pelas Estrelas, pelas árvores e até pelas igrejas. Aprendi também o valor da verdadeira amizade, da camaradagem, da lealdade, da honestidade, da partilha e até o sentido de família ! Sim, porque os Para-quedistas são realmente uma grande família. Aprendi porque me foi incutido, a mística do que é ser um verdadeiro Militar de Elite. Aprendi também que, os Para-quedistas não são mais homens que os demais, mas serão sempre os melhores soldados da Pátria.

É importante a referência aos Chefes Militares da época, em relação aos actuais; No dia 24 domingo do corrente mês, os veteranos Para-quedistas na reserva, supostamente terão " vaiado " e insultado até Suas Excelências o Ministro da Defesa Nacional e o Chefe do Estado Maior do Exercito, respectivamente João Gomes Cravinho e o Sr. General José Nunes da Fonseca. Este episódio deprimente, terá acontecido na Base Militar de São Jacinto em Aveiro. Eu revejo-me na mística e disciplina que sempre norteou a família Para -quedista, mas nunca se pode aprovar determinados comportamentos desrespeitosos que vão por certo denegrir o nome de quem os pratica.

Aos veteranos, terá sido negado ou mesmo proibido, o direito de entoarem os cânticos que são parte integrante da tal mística que foi incutida às Forças Especiais Para-quedistas. O Cântico ( Ó Pátria Mãe ) foi-nos ensinado também por Chefes Militares da época e visavam atingir e moldar a parte psicológica dos Militares.

No meu entendimento, os Cânticos em causa, não prejudicam ninguém. Porém eu entendo que a disciplina e o respeito são ou devem ser apanágio de Cidadania ! O respeito da hierarquia, deve partir sempre da cúpula para a base. Tenho dito,


                             O autor

                Mário  de  Oliveira 


Mata Mourisca, 30 de Outubro de 2021                                                          

 


10/28/2021

 

                                                 VAMOS  AMAR  TRANQUILAMENTE


Hoje foi um dia lindo de sol e de Outono

Foi-se embora o tempo de muito calor

Faz tempo que eu fui botado ao abandono

Mas vou ter em breve o meu grande amor !

Vejo o rosto dela em todo o lado

E o meu sentimento é de muita saudade

Às vezes parece mesmo que sonho acordado

Mas eu vou dar-lhe a verdadeira Liberdade !!

O amor que lhe ofereço é belo e verdadeiro

Semelhante ou igual ao da mulher amada

Reconheço ter este jeitinho simpático e brejeiro

Mas respeitarei sempre a minha namorada !!

A Cidade de Manaus é a terra da bela menina

Ela é uma mulher sofredora mas guerreira

A sua Alma é pura como agua cristalina

E eu a amo calma ou brava de toda a maneira !

Ela carinhosamente me diz que sou " um safado"

Cujo significado é ser " um marôto "

Mas eu sinto que amo muito e sou amado

Ela afirma que sou mesmo o seu " bôto "  !!

Acreditem que o amor tem sempre razão

Às vezes tem a razão que a razão desconhece

Porque este não é um fugaz amor de Verão 

Este é um amor que jamais esquece !!

Agora estou vivendo realmente um grande amor

Um amor de saudade de Liberdade e que não mente

Declaro aqui por minha honra este " louvor "

Os dois vamos nos amar tranquilamente !!


                 O autor

    Mário  de  Oliveira


Mata Mourisca,28 de Outubro de 2021

10/23/2021

                                                       O  ORÇAMENTO  DO  ESTADO                                                                                                                                   2021. 2022                                 


   Caríssimos  leitores, Portugal esta' assistindo mais uma vez a um teatro deplorável nas negociações para a aprovação ou não, do Orçamento, na Assembleia da República. Num Regime Democrático como é o nosso, difícil é para o Governo, agradar a todas as partes envolvidas na chamada ( Concertação Social. )  Existe um problema muito antigo nas Sociedades Democráticas Contemporâneas, que é o antagonismo de interesses entre trabalhadores e empregadores. Porquê ? Porque os trabalhadores ou os operários aspiram ganhar salários elevados, descurando muitas vezes as suas obrigações em termos de rentabilidade. 

Por outro lado o patronato, exige muito trabalho, muita produtividade, pontualidade e assiduidade. Estas são as particularidades exigidas a um bom trabalhador, além da honestidade que é a primeira condição para determinadas responsabilidades. Muito raramente aos bons trabalhadores, é reconhecido o mérito, sendo assim mal remunerados. Por essa razão, o Orçamento do Estado, é sempre um documento importantíssimo, uma " ferramenta " necessária para quem governa. É por meio do Orçamento do Estado que é possível alocar verbas previamente calculadas aos diversos Ministérios. Nos Orçamentos, são regulados os direitos e obrigações, quer no respeitante às relações de trabalho, como a salários e vencimentos. É também no Orçamento de Estado que são decididos os escalões de IRS, contribuições à Segurança Social, taxas, impostos, assim como outras obrigações tanto de Empresas e empregados.

Em Democracia é sempre muito difícil governar. A cadeira do Poder é muito sedutora e agora na actualidade, todos os Partidos políticos se assumem com direitos a exigirem e a pressionarem o Governo a baixar preços e a subir salários ou vice-versa, consoante a cor política de cada Partido político. Também sentem que vêm aí os milhões da chamada " bazuca " Europeia ou seja a entrada de muitos milhões de euros, muito desse dinheiro a fundo perdido.

Portugal tem uma enorme e pesada ( máquina Estatal ) com encargos enormes, que são todas as Empresas administradas pelo Estado, das quais vou salientar apenas algumas; Segurança Social, C.P. Caminhos de Ferro de Portugal, Portos e Aeroportos, toda a Rede Hospitalar do País e todos os Centros de Saúde. Ainda a TAP Transportes Aéreos de Portugal, Serviços de Finanças Públicas, assim como todas as Polícias afectas ao Ministério da Administração Interna, a saber; Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Guarda Fiscal, ASAE, Polícia Judiciária, Polícia de Segurança do Estado ( SIS ) e ainda o SEF e o Exército Português e a Força Aérea Portuguesa !!

É na verdade uma pesadíssima " máquina do Estado" com enormes despesas, encargos e desperdícios.

Poucos dias faltam para que todas as partes se entendam ou que haja uma maioria que aprove este Orçamento, porque se não houver uma plataforma de entendimento e o Orçamento for "chumbado", o Sr. Presidente da República terá que se decidir por Eleições antecipadas e o Governo vai ter que ser obrigado a governar em duo décimos até as novas Eleições.

É bom para Portugal, para todos os portugueses e todos quantos cá vivem, que este cenário seja afastado e que o Orçamento seja aprovado, porque caso contrário representaria ou representa grandes perdas para a nossa Economia.

A nossa Democracia já vai fazer em breve quarenta e sete anos no dia 25 de Abril de 2022 pelo que é tempo de sermos adultos e sabermos por em prática a nossa Cidadania e preservarmos a nossa Liberdade. Tenho dito,


         O autor

Mário de Oliveira 


Mata Mourisca, 24 de Outubro de 2021 

10/11/2021



                                                            OS  OLHOS  E  O  OLHAR 



Olhos castanhos são leais

Olhos verdes são traição

Olhos azuis são fatais

E olhos negros são compaixão !

Menina de olhos castanhos

A blusa da mesma cor

Peça ao seu pai que a case

Eu quero ser o seu grande amor !!

Uns olhos verdes e jeito fino

Se tiver uma conduta fraca

Lembra a agilidade do felino

E a perigosidade da ( jararáca ) !!

Se um lindo olhar de azul-Céu

Ou se for de um azul-mar

Faz lembrar alguém como eu

Amado e a deixar-se amar !!

Os olhos são o espelho da Alma

Eles podem anunciar a tristeza

Eles podem nos indicar a aflição ou a calma

Ainda a saudade a dor e a incerteza !!

Um olhar pode anunciar decisão

Um olhar pode transmitir simpatia

Com um simples olhar se transmite paixão

Com um olhar apenas se transmite Alegria


Mata Mourisca, 11 de Outubro de 2021


                  O autor

     Mário  de  Oliveira


10/07/2021



                                      HOMENAGEM  A  HENRIQUE  GOUVEIA  E  MELO


   Gouveia e Melo, dispensa apresentações. Porém para os mais distraídos eu irei apresenta-lo com muito prazer, para melhor entendimento dos meus leitores;

Henrique Eduardo Passaláqua de Gouveia e Melo, Almirante da Marinha Portuguesa, é um Militar Português, ex-Comandante Naval e actualmente é o Adjunto para o Planeamento e Coordenação do Estado-Maior General das Forças Armadas. Nasceu a 21 de Novembro de 1960, tendo nascido em Quelimane, Moçambique. Este Senhor é assim Vice-Almirante na Hierarquia.

   Este Militar, aprumado, disciplinado, disciplinador, é visto nos meios Militares e conhecido como um ( durão ). Porém na sua Missão de Coordenador da Vacinação contra o COVID 19, mostrou em muitas ocasiões o seu lado humano. Gouveia e Melo, o nosso Vice-Almirante liderou a Equipa de Coordenação que ficará para sempre na história com a designação " task force ".

O meu propósito é tão somente, dar voz através do meu blogue, a todos os meus leitores, que desta forma vão adquirir mais um conhecimento. Assim, mais pessoas irão entender o quão importante foi este Senhor Gouveia e Melo no Processo de Vacinação agora terminado.

   Excelência, Senhor Vice-Almirante, venho assim humildemente, fazer-lhe um agradecimento, em nome do Povo Português e em meu nome pessoal, pela sua dedicada e eficaz acção, na Coordenação no referido Processo de Vacinação. Vossa Excelência é assim digno de todo o respeito e admiração de toda a nossa população Portuguesa incluindo todos os que negavam o valor da vacina. Nunca se poupou a esforços, sem horários de trabalho, enfrentando perigos sem se deixar amedrontar, levando a cabo a sua Missão ciclópica.

   Devo dizer-lhe, que é sem qualquer dúvida, merecedor do apreço e respeito de toda gente, incluindo a homenagem que recebeu em Junho passado da Ordem dos Médicos e há poucos dias um Globo de ouro de um conhecido Canal de Televisão.

   Hoje podemos afirmar com segurança, que a nossa vida colectiva está atingindo a normalidade. Podemos afirmar também com segurança, que o nosso Vice-Almirante, Henrique Gouveia e Melo, levou de vencida o " Adamastor " do século vinte um ! Esse Monstro invisível a quem deram o nome de COVID  19.

   Desde os bancos da Escola que, ouvia falar numa possível terceira guerra Mundial. Finalmente essa guerra chegou, não com Submarinos, aviões, corvetas ou Mísseis Inter-Continentais, mas sim com o maldito Vírus que matou em Portugal mais de 17.000 pessoas !! Tenho dito,


Mata Mourisca, 07 de Outubro de 2021

                     O autor

           Mário  de  Oliveira

10/04/2021

 


                         O  TEMPO



O tempo pergunta ao tempo

Quanto tempo o tempo tem?

O tempo responde ao tempo

Depois do tempo tempo vem !

Os ricos contam bem o seu tempo

E contam o dinheiro também

Os pobres perdem a noção do tempo

Mas contam bem o dinheiro que têm !!

Se um pobre viver muito tempo

Poderá ser rico também

Mas quem não enganou alguém

Será sempre um Zé ninguém !!

Quem sai de manhã de casa

E sabe quanto vai ganhar

Faz lembrar águia sem asa

Nunca mais consegue voar !!

Tenho tempo para viver

Tenho muito tempo para pensar

Tenho muito tempo para fazer

E tenho tempo de recomeçar !!


             O  autor

    Mário  de  Oliveira


Mata Mourisca, 04 de Outubro de 2021

8/02/2021


                                                     JAIR  BOLSONARO  É  MENTIROSO ?

 


Não fora Jair Bolsonaro um mentiroso compulsivo e este artigo de opinião não faria sentido e não teria razão de ser.

Um militar de carreira que chega ao governo por meio de eleições supostamente livres e sempre afirmou querer acabar com a violência no país, utilizando também a violência, deixa à partida de ter credibilidade. Porquê ? Porque violência gera ainda mais violência.

Além de que o presidente de uma nação soberana, deve ser credível, honesto e nunca faltar à verdade aos seus concidadãos, aqueles que nele confiaram e o elegeram. Caso contrário, perde toda a credibilidade perante os seus eleitores e sobretudo neste caso, com os países com quem o Brasil tem relações de amizade, protocolos, comerciais e culturais.

Segundo um estudo da ONG Internacional há pouco publicado ; Jair Bolsonaro mentiu ao povo Brasileiro desde o início da pandemia, um total de 1682 vezes, o que perfaz uma média diária de 4,5 mentiras. Com tais atitudes, muitos brasileiros vieram a desconfiar das Instituições do país. As 1682 mentiras, só em 2020, terão contribuído em muito, para 550.000 óbitos já registados. O" negacionismo" de Jair Bolsonaro, o seu sistemático boicote às vacinas e às medidas de protecção recomendadas Mundialmente, levaram muitos brasileiros a não adoptarem essas cautelas. O resultado foi o aumento de mortes no país.

O Tribunal Superior Eleitoral do Brasil, acaba de criar um núcleo de especialistas, para responder em tempo real às notícias falsas propagadas pelo presidente. Ele Jair Bolsonaro, denunciou muitas fraudes eleitorais que nunca foram comprovadas.


Mata Mourisca, 03 de Agosto de 2021


           O autor

Mário de Oliveira


7/30/2021



                                              OS  PASSARINHOS  TAMBÉM  TÊM  FILHOS



São nove horas da manhã, acordei, esfreguei os olhos e olhei em volta, como que procurando algo ou alguém. Porém eu sabia que estava sozinho ! Levantei-me e apeteceu-me ir à janela do meu quarto para contemplar a paisagem maravilhosa em redor. Moro numa pequena Aldeia rural, do Distrito de Leiria, na zona litoral, situada a Oeste, na orla marítima a poucos Kilometros da Figueira da Foz.

Continuei contemplando a paisagem da janela do meu quarto e tudo o que vejo me fascina ! As árvores verdejantes, as roseiras em flor, os passarinhos chilreando. Olhei novamente para o interior do meu quarto e resolvi ligar a televisão. O tema esta manhã é o dia Internacional dos avós. Lembrei-me então que apesar de ser um jovem, sou também avô de quatro netos e pai de cinco filhos! Voltei à janela e fiquei extasiado pelo comportamento dos passarinhos que pareciam conversar entre eles. Pensei; como é perfeita a Natureza !! Eles lá vão voando de árvore em árvore, de ramo em ramo, parecendo confidenciarem algo de muito importante. ( Será que estão perguntando uns aos outros pelos seus entes queridos? Sim, porque eles os passarinhos também têm filhos e netos! Saberão eles onde estão os seus filhos e os seus netos? Seja como for, eles parecem felizes e contentes. De ramo em ramo, lá vão depenicando as ameixas maduras da ameixoeira junto ao poço.

Fui despertado novamente para o que se passava no "ecran" da televisão; senti muita ternura ao ver uma velhinha avó de cara enrugada, rodeada de netos e bisnetos. Aquela velha senhora estava ali para simbolizar o valor de ser avó e bisavó. Apeteceu-me perguntar aos passarinhos se eles sabem onde se encontram os seus filhos e os seus netos e os seus avós ! Naquele instante fiquei fascinado com o seguinte acontecimento; ( Um passarinho muito belo voou em direcção à janela do meu quarto .) Que se passa ? Perguntei eu.!! A ave ficou ali poisada a cerca de um metro de mim sobre a armação do projector que ilumina o espaço do condomínio. Estabeleceu-se assim uma Energia comunicativa entre a minha pessoa, o passarinho visitante, a velhinha da televisão e as crianças que a rodeavam que seriam umas quinze. Aquele passarinho olhava para mim com uma tranquilidade tão grande, que senti a impressão que a pequena ave me queria transmitir algo de importante.

A tranquilidade da ave, assemelhava-se à tranquilidade daquela velha senhora! Aquela velhinha de rosto enrugado, que outrora tinha sido fresco e belo  como a fresca rosa ali estava feliz na presença de todas aquelas crianças, frutos daquele que foi o seu amor!

Voltei novamente a minha atenção para as árvores do meu quintal, pois foi para lá que o meu visitante voou tranquilamente. Senti inveja daquelas aves que voavam em " semi -circulos " como querendo marcar o seu território. Eles voavam livremente !! Também eles geraram descendência, terão as suas famílias ; filhos, netos, bisnetos e  "trinetos" tal como nós humanos. Foi então que uma lágrima teimosa rolou livremente do meu rosto castigado pelas agruras do tempo! Essa lágrima chamou teimosamente outras que me molharam o rosto como se fosse chuva de verão !!

A minha pergunta é a seguinte; Os familiares daqueles passarinhos por onde andarão? Estas lindas aves são muito belas mas não são minhas. Elas me deslumbram com os seus cantos e as suas penas multicolores. Há apenas algo em comum em nós!! Elas têm as suas penas e eu também tenho as minhas !! São as penas que me fazem chorar, porque os homens também choram !!


Mata Mourisca, 31 de Julho de 2021

                        O autor

              Mário de Oliveira

7/20/2021



                                               AS  MUSAS  ESTÃO  CANSADAS



Acabou-se a Estação da Primavera

Já entrou a nova Estação

A vida já não é o que era

Agora o tempo é de Verão !

Mas foi-se embora a inspiração

As Musas estão zangadas

Levadas pela incompreensão

Cansadas de serem amadas ?

Se as Musas pensam e sentem

Se amam a vida como eu

Acredito que elas não mentem

Porque o amor não morreu !!

Às vezes eu me sinto sozinho

Quase que abandonado

É uma ausência de carinho

É um percurso atribulado !!

Pego na caneta para escrever

Mas foi-se embora a inspiração

As Musas me fazem sofrer

Elas fogem ao calor do Verão !!


Mata Mourisca, 20 de Julho de 2021


          O autor

Mário de Oliveira

 

7/09/2021



                                                    AQUI  ACABA  A  TERRA  E  COMEÇA  O  MAR


                  

Aqui neste lugar onde eu moro

Acaba a terra e começa o Mar

Aqui me alegro e aqui choro

E aprendi outra vez a amar!

 Aprendi uma vida nova

Neste lugar belo a poente

O amor é como uma droga

Que muda a vida da gente !!

Amar alguém que está ausente

É uma pressão continuada

É um alerta permanente

Esta saudade da mulher amada !!

Quando falha a comunicação

Ou a mensagem é demorada

Chega o bate bate coração

É a saudade da mulher amada !!

O amor é fogo que arde

Lentamente sem se ver

Quando chega nunca é tarde

Amar também é sofrer !!


Mata Mourisca, 09 de Julho de 2021


        O autor

Mário de Oliveira

6/29/2021


                                                           MATARAM  LAZARO  BARBOZA


O  meu nome é MÁRIO  DE  OLIVEIRA.  Sou a alegria de quem me ama, sou a tristeza de quem me odeia e sou a ocupação de quem me inveja !

Hoje resolvi escrever este artigo de opinião, que dedico à captura do fugitivo da prisão de Goiás, procurado e encontrado algures em Goiânea, mais concretamente em Concalzinho Distrito de Girassol.

Este fugitivo que estava a monte, foi primeiro abatido, ou seja assassinado a tiro pela Policia  Brasileira.

Lázaro, era acusado de serial kiler, de estuprador e porte de arma ilegal e outros crimes que agora não me ocorrem. É acusado inclusivamente, de ter assassinado uma família inteira em Ceilandia, na Região de Brasília.

Em minha opinião este criminoso devia ter tido um julgamento justo e equitativo. Se é verdade que o Brasil não tem pena de morte no seu Regime Jurídico, atrevo-me a dizer que tantos meios utilizados pela Policia brasileira, não foram suficientes para capturar com vida o fugitivo Lázaro e leva-lo à barra de um Tribunal.

Para mim, Lázaro foi assassinado a tiro pelas Forças Policiais no terreno no dia 28 de Junho de 2021.

Este fugitivo, fez movimentar diariamente e por cerca de 15 dias ou mais, cerca de 300 policias, helicópteros, drones, viaturas de todo o terreno e outras, cães farejadores, e Policias de investigação descaracterizados.

A pergunta que importa fazer é a seguinte; ( SE  LÁZARO  NÃO  FOI  JULGADO  COMO  SABEM  QUE  ELE É  CULPADO ? Será que todos aqueles assassinatos foram perpetrados por ele? Eu não consigo afirmar que Lázaro Barbosa é culpado dos crimes de que é acusado. Também não consigo dizer se é inocente, pela simples razão de que não foi julgado!!

A forma como morreu crivado de balas, de seguida atirado com desprezo para dentro de uma ambulância, não foi por certo uma imagem de dignidade para as Forças de Segurança que o abateram.


Mata Mourisca, 29 de Junho de 2021

O autor

Mário de Oliveira.

5/13/2021

 

                                       


O artigo de opinião que vou levar a público no meu blogue, foi por mim escrito e editado no extinto Jornal CORREIO  DE  POMBAL, "sito " que foi na Rua de Ansião nº 33 em Pombal.

Desfolhando alguns apontamentos e memorias antigas, deparei com o seguinte artigo de opinião, editado que foi no ano de 2009, mais precisamente há doze anos, cujo titulo é o seguinte; que vou reeditar na integra no meu blogue:


                                        O  DIABO  TAMBÉM  VAI  À  MISSA


No presente artigo de opinião, é minha intenção levar ao domínio público o que se passou no passado Domingo, dia 01 de Novembro de 2009.

Desloquei-me como habitualmente, cheio de Fé, a fim de participar na Santa Missa. Ali estive de princípio ao fim, numa manifestação clara de amor universal incondicional.

No Convento do Cardal, feliz, por poder participar na Missa de todos os Santos. Um dia diferente, e uma Missa diferente para todos os Cristãos.

Ouvi atentamente o sermão e entendi as comparações que o Sr. Padre quis fazer Convidando todos os Cristãos à nobre Caminhada à Fé Cristã. A certa altura o Douto ia dizendo no bonito sermão, que não há Santos de primeira, nem Santos de segunda categoria. Concordo plenamente com tal afirmação por me parecer justa. A determinado momento, afirmou que qualquer Cristão pode ser Santo, já que podemos e devemos descobrir essa Santidade dentro de nós.

No final da Santa Missa eu não queria acreditar nas palavras que estava a ouvir. O Sr. Padre dizia a toda a Assembleia que as pessoas que vivem em união de facto, não devem participar nos Sacramentos da Comunhão. Senti-me tão mal com esta declaração, que o meu dia ficou marcado por este episódio que colocou o Sr. Padre em contradição com o " sermão" que tinha alinhavado para o evento. ( A  SANTIDADE  ESTÁ  DENTRO  DE  NÓS ). Qualquer Cristão pode ser Santo !

Na primeira carta de São João 2-3 pode ler-se; quem é o anti-Cristo. Continuando a Sagrada leitura, podemos constatar o seguinte; ( QUEM  PROFESSA  A  SUA  FÉ  NO  FILHO  POSSUI  TAMBÉM  O  PAI ).

Na verdade eu acredito, que todos aqueles que vão à Santa Missa com Fé, independentemente de viverem ou não em união de facto, vão movidos pela Fé em Deus. Não deixo pois de ser filho de Deus, pelo facto de viver em união de facto. Eu e todos os que vivem nesta situação, senti-mo-nos marginalizados no final da Missa de Domingo no Convento do Cardal.

No Domingo dia 01 de todos os Santos, eu já levava Deus comigo quando me desloquei à Igreja e Comungar é um gesto de profundo amor, de Paz e lealdade a Deus.. Quando o Douto Sr. da Igreja anunciou a sua discordância em ministrar a Sagrada Comunhão a todos aqueles que vivem em união de facto, fez-me logo recuar ao tempo da SANTA  INQUISIÇÃO e perguntei-me até quando continuarão os Ministros da Igreja, com estes conflitos com os seus fieis ? A Fé e a Sagrada Comunhão, são actos Sagrados que pertencem a todos os Cristãos e a cada um ! Cada Cristão deve ser responsável e responsabilizado pelas acções que pratica e a Fé de cada um é inquestionável.

No dia de todos os Santos, saí de casa em paz e harmonia para a Igreja do Cardal. Quando de lá saí, senti-me frustrado e até indignado!

Há tantas pessoas que conheço na nossa Comunidade que, praticando as maiores barbaridades, apegados à perversão, à falsidade e à luxúria, caminham com desfaçatez todos os Domingos para a Sagrada Comunhão. Pela parte que me diz respeito, devo dizer: que se pode viver em união de facto e viver-se com amor total !

Com o devido respeito, devo dizer-lhe Sr. Padre, é tempo de ir acabando com estes DOGMAS ancestrais da Igreja. Como bem sabe, a Igreja somos todos nós. Somos as PEDRAS  VIVAS que a compõem!

Para finalizar faço apenas uma pergunta a quem de direito: Quem irá dar a Sagrada Comunhão aos (FILHOS  DOS  PADRES ) que proliferam por este país, por esta Europa e pelo Mundo inteiro? Tenho dito,


Mata Mourisca, 14 de Maio de 2021


          O  autor

Mário de Oliveira

5/09/2021



                                                       O  SANGUE  CORRE  PELAS  VEIAS



Quem fala mal do seu irmão

De si próprio está falando

A si mesmo se está insultando

É desumano e sem coração!!

Tudo o que eu tenho é cobiçado

Até as coisas de pouco valor

Nada tenho que fosse achado

Foi conquistado com muito amor!!

As nozes não se comem inteiras

Primeiro elas têm de ser partidas

As nozes partem-se de muitas maneiras

Eu cá sinto as mãos doridas !!

Tudo o que eu tenho foi granjeado

Foi conseguido com trabalho e amor

Eu nunca quis nada roubado

Dou ao trabalho muito valor!! 

Tenho o Dom dos iluminados

E o passado é uma quimera

Tenho o Sol dos abandonados

Tenho a beleza da Primavera!!

Eu sei que a vida é uma ilusão

E eu peço apenas quanto basta

Às vezes creio até ser maldição

Tudo o que eu amo se afasta !!


Mata Mourisca, 10 de Maio de 2021


           O autor

Mário de Oliveira

5/07/2021



                                                             O  ABANDONO


Vejo um " Pomar" abandonado

Vejo tantas "ervas daninhas"

Vejo um passado com passado

Coisas lindas que eram minhas!

Vejo-as agora vulgarizadas

Agora botadas ao abandono

Talvez cansadas de serem amadas

E algumas delas coitadas

Fazem lembrar cão sem dono !!

Eram frescas bonitas e só minhas

Num lindo "Pomar" que era meu

Mas há tantas "ervas daninhas"

No meu "Pomar" que não morreu!!

Eu digo que o amor não cansa

Se não acabar a confiança

Há que limpar as "ervas malvadas"

Que proliferam descuidadas !!

Eu aperto a vida na mão

E a minha " fortuna " sou eu

Sou vingança e também perdão

Eu sou o amor que não morreu !!


Mata Mourisca, 08 de Maio de 2021


       O autor

Mário de Oliveira 



                                                        O  BAILARICO  DAS  VELHINHAS


Era já noite alta em tempo de Verão

Saí com a minha amada e fomos dançar

Em torno do local havia tanta confusão

Mas a noite estrelada convidava a amar!

Recebemos permissão para entrar no local

De cartão na mão à procura de lugar

Na mistura dos odores senti-me um pouco mal

Havia tantos perfumes que mal se podia respirar !!

Vi caras cansadas, enrugadas e cintas apertadas

Ali à minha volta tudo era confrangedor

Viúvas, casadas, solteiras e divorciadas

Tantos homens e mulheres carenciados de amor!!

Eu sempre dançando nos braços da minha amada

Beija -mo-nos e dançamos exaustivamente até transpirar

Eram agora já duas e meia da madrugada

Voltaram os sons de uma Kizomba para variar!!

Dançamos valsas, tangos, swings e outras melodias

Mas estava chegada a hora de irmos embora

Deixamos para traz aquela  "dancetaria " de fantasia

Que me fez lembrar tudo o que o Mar rejeita e põe fora !!


Mata Mourisca, 08 de Maio de 2021


           O autor

Mário de Oliveira


Nota;

Este Poema foi inspirado e escrito no ano de 2009.

4/25/2021

                                DOIS  SENTIMENTOS  DISTINTOS


O amor tras-me ao pensamento a mulher amada

A paixão tras-me o desejo ao pensamento

No amor as situações são de normalidade

Na paixão há apenas a luxúria do momento!!

Estes dois sentimentos são tão parecidos

Que à primeira vista parecem iguais

Podem mesmo confundir os mais distraídos

Protagonizando comportamentos desiguais!!

Quando na realidade amamos mesmo alguém

Temos na mente um pensamento permanente

Existe uma vontade que mais ninguém tem

É algo que não se explica mas se sente !!

Quando alguém é comandado pela paixão

A sua opção contém contornos materiais

Usa frequentemente o charme e a sedução

Usa aquilo a que eu chamo desígnios fatais !!

A paixão terminará quando acabar a ilusão

O amor não acaba é sempre vivido com ardor

Após a ilusão vem sempre a desilusão

E quem vive em amor, quer sempre mais amor!!

Como é bom e lindo viver e sonhar acordado

Quisera eu sonhar e amar por toda a vida

Que bom é sentir junto a si o Ser amado

Chegar ao final da vida com a Missão cumprida!!


Mata Mourisca, 25 de Abril de 2021


         O autor

 Mário de Oliveira

4/22/2021

                             O  HOMEM  DEVE  PERDER  O  MUNDO  E  GANHAR  A  ALMA



Eu sinto-me um homem Abençoado

Com muita riqueza Espiritual

Estou sempre, mas sempre contra o mal

Sinto-me também muito amado

E também me sinto desejado !!

Em mim nasce muito amor e amizade

Grito com prazer bem alto a Liberdade

O que mais detesto são as injustiças

Porque o meu lema é viver e deixar viver

Gosto de partilhar sem prometer !!

Não gosto nada de dar nas " vistas"

Sinto-me um homem de muita sorte

Na guerra venci o medo e a morte

E consigo guardar bem um segredo                                                                                                      Gosto de dormir e  não acordar cedo !!

Nunca quis conquistar riqueza

Gosto mais de ter uma vida calma

Dou muito valor ao nome e à nobreza

Faço da minha verdade firmeza

Quero salvar a dignidade e a Alma !!

Porque melhor que o dinheiro é a dignidade

Devemos honrar sempre o que dizemos

E nunca fazer o que não queremos

Dar sempre aos que nos cercam um sorriso

Fazendo desta vida uma brincadeira

De maneira a nunca perder o juízo !!


Mata Mourisca, 23 de Abril de 2021


          O autor

Mário de Oliveira

4/20/2021

 

                                  O  HOMEM  DE  OITENTA


O Rei fez hoje o seu Aniversário

Já são oitenta anos a cantar o amor

No início de vida tudo foi contrário

Depois do "Calhambeque" teve outro valor!

Ele é e será sempre o Roberto Carlos Braga

O grande cantor que cantou e canta as "Baleias"

Este nome ficará e jamais se apaga

É um coração bom que conquistou lindas Sereias !!

Cantou , canta e escreveu "Amada Amante"

Que teve e deu à sua mãe tanto carinho

Somou êxitos sobre êxitos a todo o instante

Escreveu e deu muito amor no seu caminho!!

No seu percurso de vida se livrou de perigos

Na música encontrou ânimo e clarividência

Escreveu e cantou "Um milhão de Amigos"

E nunca pensou sequer em desistência !!

Desde adolescente que amo o seu canto

Tantos anos a cantar e a sua voz não morreu

Este cantor romântico natural de Espírito Santo

Tem cantado lindos temas como "Esse cara sou Eu." !!

Nos seus temas não se encontram canções feias

As canções " Coisa bonita e mulher de quarenta"

Tudo o que canta é belo como "As Baleias"

Assim canta até hoje o homem de oitenta

Ainda "Meu querido meu velho meu amigo !!


Mata Mourisca, 19 de Abril de 2021


         O autor

Mário de Oliveira

4/13/2021

             

                                              PAÍS  DO  DEIXA  ANDAR


Corrupção rima com ironia

Dinheiro rima com Doutor e Engenheiro

Decisão rima com fantasia

Aldrabão e vigarista rima com banqueiro!

É mais fácil falar de cobiça

Do que falar de tribunais

Porque é na casa da Justiça

Onde o País mente mais!!

Branqueamento de capitais

E crimes de alta corrupção

Envolvem quantias colossais

Que prejudicam gravemente a Nação!!

Se o pobre rouba um pão

Ou se fica a dever ao Estado

Bate com as costas na prisão

Ou o pouco que tem é confiscado!!

Vejo julgamentos de faz de conta

Apenas para inglês ver

São manobras de pouca monta

Que com o tempo irão esquecer!!

Cravo vermelho rima a Liberdade

Rosa rima bem com socialismo

É tamanha a promiscuidade

Que caminhamos para o abismo!!


Mata Mourisca, 14 de Abril de 2021

          O autor

Mário de Oliveira

4/10/2021

                                                        ABRIL  É  TEMPO  DE  MUDANÇA


É Abril, o tempo está doce e a temperatura já altera

Da janela do meu quarto, contemplo a noite serena

Assim é, o doçura do novo tempo da Primavera

Repicam os sinos da Igreja, é a hora da Novena !

Já vivemos um ano de incerteza e pandemia

Terminou em cinco Abril a reclusão o confinamento

Preconizo para o futuro, mais coragem e alegria

Creio que acabará aos poucos, a angustia, o tormento !!

Aqui nesta remota. mas tão  bela Aldeia

Onde ainda se vai buscar a agua cristalina À fonte

Vou contemplando fascinado o luar da lua cheia

E conto uma a uma, as Estrelas no horizonte !!

Aqui bem pertinho da Região da serra

Onde a Natureza nos dá mensagens de vida

Sente-se a harmonia e o doce aroma da terra

Aqui na minha casa bem juntinho à Avenida !!

Já todos vivemos um ano difícil de vida

Confinados à nossa casa, num clima de algum terror

Foi uma "prisão" obrigatória e consentida

Limitados, carenciados, de liberdade e de amor !!

Vou dar uma ( Menção honrosa ) aos Médicos e Enfermeiros

Eles foram e são, os grandes Anjos da Paz

Na linha da frente, são sempre os primeiros

Eles fizeram e fazem, o que mais ninguém faz !!

Como é belo olhar, estes campos a desabrochar

Como é importante esta (vacina) da salvação

Já todos sentimos e queremos a liberdade de amar

Mas eu creio que o amor e a Fé sempre têm razão !!


Mata Mourisca, 10 de Abril de 2021


          O  autor

Mário de Oliveira

3/26/2021


                                                          LEMBRANÇAS  DE  ANTIGAMENTE 



Eu ainda me lembro bem dos tempos idos,

em que se vivia de outra maneira.

Contavam-se estórias, muitas piadas e adivinhas

sempre com respeito e educação.

Eram dias difíceis e cansativos em que as famílias

se reuniam à volta da lareira.

Trabalhava-se muito nos campos, se brincava

se amava e não se estragava pão !

Não havia tractores e as terras eram lavradas

com charruas e arados.

Podia-se beber agua em qualquer riacho

sem se correr o perigo de intoxicação.

Hoje se vive numa Sociedade de letrados

à mistura com mal educados

Naquele tempo não havia ou nem se pensava

em CO 2 nem em poluição.

A palavra de honra era Sagrada

e um verdadeiro homem tinha de cumpri-la.

Eram tempos em que as famílias produziam

amassavam e coziam o seu próprio pão

Nesses tempos as pessoas andavam descalças e 

carregavam o calçado às costas para irem à Vila

Os trabalhos dos campos eram árduos, mas a alegria

e a felicidade estavam ali sempre à mão !

É por demais evidente, que hoje em dia

nada mais é como antigamente !!

É nos Tribunais onde mais se mente.

Ainda me lembro bem que se rezava à mesa

antes e depois de qualquer refeição.

Hoje e actualmente, o homem não cumpre

e mente descaradamente.

Naquele tempo não havia tanta abundância

como hoje, e era sacrilégio estragar o pão!!

Fazia-se do trabalho uma festa, comia-se e bebia-se

em grupo, e se dormia a sesta.

Havia muito respeito pela pessoa humana e 

selavam-se os contratos com um aperto de mão.

No campo bebia-se pelo pequeno pipo, pelo barril

ou pela cabaça que passava de mão em mão,

Recordo com saudade as noites de Verão

em que cantavam as solteiras ao desafio com as casadas,

Não se falava em bactérias, nem em vírus e 

os guardanapos eram as costas da mão!!

Como era saboroso e doce o beijo

dado e recebido subtilmente ao som do realejo!!

Como era romântico namorar e amar

tranquilamente à luz do luar !

Quem se lembra ainda das cartas de amor

que traziam lábios desenhados e mensagens de alegria?

Estes eram tempos, em que os nossos Espíritos

eram comandados pela ingenuidade e pela fantasia !

Hoje em dia as pessoas são governadas

pela falsidade e pela hipocrisia !!


Mata Mourisca, 27 de Março de 2021


               Mário de Oliveira.

2/27/2021


                                                                      O  AMOR  É


O amor é usar ao mesmo tempo a cabeça e o coração

O amor na vida é tudo menos desavenças e ofensas

O amor é ter muita confiança e muita comunicação

O amor é o ultrapassar as pequenas e grandes diferenças !

O amor é ter sempre por base o carinho e o respeito

O amor é o encontrar a luz e sair da escuridão

O amor é ainda a comunhão total e absoluta no leito

O amor é ter ainda a grande capacidade de perdão !!

O amor é ter também a capacidade de partilha

O amor é estar sempre contra a discussão e à quezília

O amor é doce e belo é pois uma autentica maravilha 

O amor é ter também um autentico projecto de família !!

O amor é nas vicissitudes da vida saber resistir

O amor é estar sempre do lado certo e contra o mal

O amor é essencialmente ter bom senso e saber ouvir

O amor de um casal é viver em plenitude Espiritual !!

O amor é um casal sentir-se sempre realizado

O amor é saber dar e também saber receber

O amor é sentir sempre a falta do seu ser amado

O amor é acreditar sempre no outro mesmo sem ver !!

O amor de um casal é a plenitude e a alegria

O amor é ter em cada manhã a vontade de viver

O amor é viver feliz em verdadeira paz e harmonia

O amor é ainda crer e é o fazer acontecer !!

O amor é dar razão à razão numa acção decidida

O amor é entender sempre o que o outro sente

 O amor é fazer sempre e partilhar planos de vida

O verdadeiro amor é intranquilo e nunca mente !!


Mata Mourisca, 28 de Fevereiro de 2021

             O autor

    Mário de Oliveira

2/17/2021


                                                      O  NOVO  HOMEM  REGENERADO


Vivemos quase à mercê de um vírus tão perigoso como astuto

Mas a Natureza dá o mote e se veste de verde esperança

Embora se viva ainda o pesadelo da morte e do luto

Vai caindo abundantemente na terra a chuva da abastança

Eu sinto, escrevo, e deixo aqui a minha grande esperança !

No meio desta imensa dor, luto e tanta tristeza

Vejo num longo túnel escuro, uma Divina Luz

Acreditem e tenham também a minha grande firmeza

Porque esta imensa certeza, provem da enorme pureza

Da Divina e bela Mensagem enviada por Jesus !!

Nós somos tão pequenos e cada vez mais condicionados

A nossa vida é cada vez mais pautada pelos confinamentos

Vêm às nossas memórias, antigos e felizes momentos

Porque presentemente vivemos todos tristes e apavorados

Neste Mundo belo, onde merecemos amar e ser amados !!

As notícias que nos chegam, relatam muitos esgotamentos

Há muita gente sem trabalho, a sofrerem o pavor da fome

Adivinham-se tempos ainda muito mais cinzentos

A fome actual a que me refiro, tem rosto e tem nome

Nestes tempos irão mudar as vontades e não os tempos !!

Todos nós sentimos a vontade e as saudades das alegrias

Todos nós queremos a liberdade de querer ou não trabalhar

Queremos ter outra vez as Festas" bailaricos" e Romarias

Todos queremos brincar, amar, dançar e viajar

Porque nossa felicidade é composta de alegria e fantasia !!

Devemos acreditar que Jesus irá colocar tudo no seu lugar

Porque Ele é o Grande timoneiro desta imensa Nave de amor

Ele quer mostrar à Humanidade, que é bom viver e amar

Ele deseja regenerar o homem "velho" num novo Ser de amor

Ele quer um Homem  "novo" que entenda o quanto é bom partilhar!!


Mata Mourisca, 18 de Fevereiro de 2021

                    O autor

           Mário de Oliveira


2/12/2021


                                                           VOU  AMAR   E  SER  FELIZ

                                                                                                                                                               

Quanto tempo ainda tenho eu

Para encontrar o que procuro

Sofrer mais para quem já sofreu

Só pode esperar um bom futuro !

Sempre tive trabalho duro

Até me ter aposentado

Sempre procurei ser amado

Mas tudo o que nasce morre !

O rio para o Mar corre

Com o jeito da serpente

Um grande amor nunca mente

Está sempre pronto a perdoar !

Não há idade para amar

Eu apenas falo por mim

Em dia de São Valentim

Eu me sinto prisioneiro !

Hoje dia catorze de Fevereiro

Eu me sinto Abençoado

Porque amo e sou amado

Tenho meu rumo definido !!

Estou do pecado arrependido

Vivo em constante vigília

Vou construir nova família

Vou ter o que sempre quis !

Uma mulher bela a meu lado

É esta a minha matriz

Vou ser esposo e namorado

Vou amar muito e ser feliz !!


Mata Mourisca, 14 de Fevereiro de 2021


                O autor

      Mário de Oliveira

2/11/2021



                                                                C I U M E

                        I

É branco aquele altar construído

Assente num grande amor e paixão

Onde guardamos a mais bela Oração

No teu e no meu coração ferido!


                     II

Tudo o que nós fizemos não estou arrependido

Nem afirmo ser minha culpa em contrição

É que a desculpa nunca perdoa a condição

Porque não amar é estar à deriva e perdido !!


                           I I I


Que condição é esta de um Ser errante

De um corpo e outro corpo em união constante

A dar um ao outro de forma desprendida !! 



                            I V


Que estas margens que a ambos nos oprimem

São por enquanto as barreiras que definem

Para onde corre o curso do rio da nossa vida !!



Mata Mourisca, 11 de Fevereiro de 2021


                    O autor

          Mário de Oliveira

2/06/2021


                                               SEGREDOS  E  ANGÚSTIAS


A Liberdade começou por dar lugar à libertinagem

E agora presentemente, vivemos um tempo fora de tempo

Os abusos trouxeram-nos muitas desvantagens

E precisamos de viver em total confinamento !

Viviam-se os prazeres desmedidos do momento

Esquecendo ou querendo ignorar os reais valores

Deixavam-se de lado os verdadeiros sentimentos

Agora vivemos limitados e projectados a novos amores !

Todos vivemos por detrás de uma máscara desconfiados

Temos de tapar os olhos com eles bem abertos

Vivemos em constante " panico " e sempre despertos

Na esperança de voltarmos outra vez a ser amados !

Aprendemos outras formas de comunicação

Cada vez nos comunicamos mais com o olhar

Os nossos olhos transmitem o que nos vai no coração

O nosso olhar vai transmitindo a nossa vontade de amar !

Se passamos os limites o nosso olhar pede perdão

E a palavra de ordem é o distanciamento social

Sabemos agora que o amor é tão importante como o pão

Estamos vivendo uma guerra do bem contra o mal !

Quando me falta a coragem eu procuro o Mar

Olho para o Céu e peço que Deus me dê alento

Volto para casa com nova vontade de amar

Porque confiei os meus segredos ao Mar e ao vento !!



Mata Mourisca, 06 de Fevereiro de 2021

          O autor

Mário de Oliveira

 

2/03/2021


                                               INICIO  DO  ANO  EM  PESADELO


Durante todo o ano de 2020, eu e muitos Portugueses, estivemos e ainda estamos sujeitos a esta terrível pandemia, a que deram o nome de CORONAVIRUS.

A disciplina no cumprimento do uso da máscara e a observância no distanciamento social, contribuíram para que eu não fosse parar ao Hospital. Na verdade, tal iria acontecer, nos dias um, dois e tres de Janeiro de 2021. Comecei por sentir dificuldades em respirar, sobretudo quando estava deitado. Porque vivo sozinho, procurava consolar-me a mim próprio, animando-me com a ideia de que, o que estava sentindo seria passageiro e com alguma sorte, sentir-me-ia melhor na manhã do dia seguinte. Sinceramente, eu já não sabia bem o que fazer. Colocava e tirava o termómetro da minha axila esquerda, mas não tinha febre. Estava cada vez mais ofegante, devido à dificuldade em respirar e entretanto passou-me pela cabeça a ideia, que podia estar a ser vítima de um AVC. De imediato resolvi tomar duas Aspirinas 100mg., na intenção de oxigenar o meu sangue e facilitar assim a tarefa do meu coração. No fundo, eu não queria era ir para o Hospital. Porém volvidos alguns minutos, o meu telemóvel tocou e eu atendi de imediato; Era a minha amiga Marília, que do outro lado me perguntava se estava tudo bem comigo. Obviamente que lhe respondi que, não me sentia bem. Ela de imediato me socorreu e me conduziu no seu veículo ao Hospital. Aquilo que eu tinha evitado durante meses e meses, iria finalmente acontecer, exactamente no primeiro dia do ano de 2021.

Fui então conduzido às Urgências do Hospital Santo André, e fácil é imaginar, como funcionam estes Serviços em tempos de pandemia. Fui atendido com profissionalismo, sendo objecto de vários exames médicos e analises, entre eles as zaragatoas para despiste do COVID 19. Fiquei sentado numa poltrona durante tres dias, recebendo soro fisiológico, ao qual adicionaram Anti-biótico e outra medicação adequada, para me regular a tensão arterial que estava muito alta.

Sinceramente, senti que ali era apenas mais um numero a somar aqueles que já lá estavam quando lá cheguei. Tal era a azafama de médicos e enfermeiros. Porque sofro de diabetes, comecei a sentir muita sede. Porem ninguém respondia aos meus apelos e solicitações. Cheguei mesmo a convencer-me que todos aqueles profissionais eram surdos e mudos. Não era o silencio que me incomodava, mas sim, a ausência de palavras ! Garanto que vivi todas aquelas horas sob uma pressão intensa, porque só me passava pela cabeça que podia estar infectado com o terrível vírus COVID 19.

Na segunda noite, resolvi contactar telefonicamente a minha amiga Marília, na tentativa de saber através dela, pelo exterior, aquilo que ninguém me dizia lá dentro daquele Hospital. Qual a minha situação clínica. A resposta não podia ser mais dúbia e aterradora; ( O Sr. Mário de Oliveira está na na zona COVID.)

Na manhã do dia tres de Janeiro, cerca das onze horas, a Enfermaria onde estávamos foi evacuada e fomos ocupar outra mais ampla e nova, mas reparei que no chão do corredor estava escrito em letras grandes e vermelhas a palavra COVID 19 a espaços de tres ou quatro metros. Ali senti medo e angústia julgando que todos estaríamos infectados. Naquela manhã do dia tres de Janeiro de 2021, terei sentido o que sentiram os Judeus, nas famigeradas marchas nos campos de concentração de Alchevite, quando eram conduzidos às camaras de gaz letal para posteriormente serem cremados nos fornos crematórios! Tudo isto devido à total ausência de informação. 

Finalmente no terceiro dia, uma médica entregou-me uma carta e uma receita para aquisição de medicamentos e os resultados das análises clínicas. Só então fiquei a saber que tinha uma infecção respiratória e não estava infectado com o famigerado vírus. Fiquei finalmente aliviado do terrível pesadelo Tenho dito,


Mata Mourisca, 04 de Fevereiro de 2021

O autor

Mário de Oliveira.


1/24/2021


                                                     A  PANDEMIA  NÓS  E  DEUS


Se eu viver até ao próximo mês de Março, fará um ano que estamos vivendo sujeitos a esta terrível pandemia que já matou milhares e milhares de seres humanos em todo o Universo.

Começo a ter saudades dos tempos em que livremente nos saudávamos com um beijo, com um abraço, com uma ou outra carícia, conforme a ocasião, a vontade e o local onde nos encontrávamos.

Actualmente todos nós vivemos com medo. Sim ! Com medo... Medo do vírus, medo de não termos a vacina a tempo de nos livrarmos desta terrível infecção. Nós estamos todos traumatizados com esta doença, que temos até medo daqueles que são nossos iguais. Se alguém inadvertidamente se aproxima de nós, entramos em stress e já assisti a tomadas de posição rudes e de palavreado baixo e desumano. Tossir e espirrar, são situações que nos deixam constrangidos, quando tal acontece. 

Toda a gente sente saudades, dos tempos em que livremente nos saudávamos, com beijos e com abraços e até outros carinhos ! Agora vive-se o medo. Sim entenderam bem. O medo !! Os Seres Humanos apanharam medo, daqueles que são seus iguais.! Quando por descuido nos aproximamos de alguém, é notório nos olhos das pessoas o medo e a insegurança. Nestes tempos que vivemos nem sabemos bem a felicidade que já tivemos, quando podíamos partilhar uma refeição em paz, amor ou amizade. Quando podíamos dançar inebriados com o perfume da pessoa amada ! É desse carinho que todos nós carecemos para sermos felizes. As festas em familia, ou eventos sociológicos estão agora arredados do nosso dia a dia.

Só damos valor à Liberdade, quando não a temos. Ainda me lembro bem do tempo, em que as pessoas oriundas do chamado Bloco de Leste, dominados que eram pela União Soviética, expressavam aqui no Ocidente os seus horrores, sempre que conseguiam a Liberdade.

Eu nunca iria imaginar que, cinquenta anos após estes acontecimentos trágicos, iríamos viver na Europa situações similares, embora por razões diferentes. Esta falta de Liberdade que o Mundo hoje vive e que nos é imposta pela força das circunstancias, tem a ver com a defesa e preservação da nossa vida, perante um inimigo invisível, subtil e traiçoeiro, a quem deram o nome de CORONAVIRUS !!

Com vacina ou sem vacina, eu afirmo e profetizo que nem todos vamos morrer. Acredito na Justiça Divina e a Humanidade não poderá ser dizimada ! Deus está presente nas nossas vidas e tenho a convicção que esta é a (ESCOLHA) de que nos falam as Sagradas Escrituras!! Certo dia em Moçambique, quando questionado por um grupo de " anciãos " que me questionaram após uma reunião política, se há ou não há Deus. eu respondi que Deus existe para quem acredita Nele. A minha resposta naquele dia, é a mesma que aqui deixo hoje; Deus existe, para quem acredita Nele !! Tenho dito,


Mata Mourisca, 24 de Janeiro de 2021


       O autor

Mário de Oliveira

"


1/19/2021



                                                       A pandemia e o governo de Portugal


Estamos a viver os momentos mais graves da nossa Democracia.  Estou apenas a parafrasear as palavras  do Sr. Primeiro Ministro António Costa.

O que o Sr Primeiro Ministro não disse, é que, é  ele e o Sr. Presidente da República, são para mim,  os grandes responsáveis pelo que está a acontecer. ( Bastava para o efeito suprimirem os festejos de Natal e ano novo e todas estas mortes seriam evitadas!

Mas os Portugueses sabem que os políticos falham sempre nos momentos das grandes decisões, porque na realidade Portugal nunca teve políticos à altura dos acontecimentos, com excepção de um ou outro, e recordo aqui o grande Sebastião José de Carvalho e Melo, também conhecido por Marquês de Pombal.

Natal é, ou devia ser sempre, quando nós queremos. Teria sido muito melhor se as festas do Natal tivessem sido suprimidas este ano como acima me referi e peço perdão por me estar a repetir.

Situações graves, têm de ser encaradas como tal e com medidas de contenção adequadas. A versão do Sr. Presidente da República desculpando-se com os valores da Democracia, não me convenceram. Quem governa tem de decidir. Mas o Sr. Presidente quis a todo o custo manter a popularidade para não perder as eleições em detrimento das perdas de vidas humanas. Ele e Sr. Primeiro Ministro, tiveram muito tempo de alterar a Constituição da República e consequentemente de alterar as eleições. Não tem cabimento levar o País para eleições, no meio de uma Pandemia que desde o princípio do ano sabíamos que era a nível global. ( É caso para dizer; O governo adormeceu na forma )

Ora acontece que as medidas de confinamento Decretadas pelo governo, estão a ser insuficientes e desadequadas. Fica-se com a ideia que os erros cometidos são semelhantes ou iguais aos de Jair Bolsonaro, presidente do Brasil. ( Confinar os velhinhos, considerados grupos de risco e pôr as pessoas novas a trabalhar é um erro crasso.) Há muitas pessoas novas que no dia a dia trabalham e fazem aparentemente uma vida normal, mas que são portadores da infecção. Os chamados as-sintomáticos! As pessoas que acabo de referir, nem sabem que estão disseminando a doença.

Na verdade, o governo tem tentado conter a pandemia e ao mesmo tempo mantendo a economia a funcionar, só que na prática isto está provado que não resulta. Isto realmente não é confinamento. Em Março passado, foi confinamento a sério e que produziu os seus efeitos.

Posto isto, devemos ficar atentos porque nada do que está a acontecer, é por mero acaso. Veja-se os velhinhos que já faleceram desde o inicio da pandemia. Será fácil contabilizar pelo numero de óbitos, os milhões que a Caixa Geral de Aposentações e a Caixa Nacional de Pensões deixou de pagar até à data.

A lógica e a verdade ao fim e ao cabo é a seguinte; ( Mais um óbito, menos uma pensão a pagar.)

No actual confinamento, o governo deixou as Escolas de fora, mas os pais têm de ir levar e buscar os filhos. Afinal qual é a lógica de tudo isto? O governo tem obrigação de saber, que o vírus Covid 19 está em mutação e estamos a deparar com uma nova estirpe chamada SARS-Covi-2. Esta nova variante, está a matar pessoas muito mais novas e isso irá entrar nas nossas Escolas e nos ATL. Tenho dito,


Mata Mourisca, 19 de Janeiro de 2021


    O autor

Mário de Oliveira.