11/17/2021



                                                                 A  POBREZA  E  A  RIQUEZA


     Caros amigos e leitores do meu blogue. Hoje, como o título indica, o tema é a pobreza, a riqueza e as suas causas e consequências. Resolvi escolher este tema, porque toda a gente sabe que a pobreza é uma imensa chaga da nossa Sociedade e não só.

     Eu particularmente penso que a pobreza faz parte dos modelos económicos onde impera a força do capitalismo, ou seja; onde o capital é a "mola real". Mas a pobreza tem muitas causas e é uma espécie de estigma quase em todas as Sociedades onde existem desigualdades sociais.

     Há que reconhecer que em Portugal existem imensas assimetrias, pelo que a pobreza é realmente um facto indesmentível. Mais do que isso; ( a pobreza e a riqueza ) são de carater íntergeracional .

     Há cerca de cinquenta anos a trás, era comum os pobres casarem com outros pobres e os ricos procuravam ligações matrimoniais com pessoas abastadas ! Assim se juntava a riqueza com a riqueza e a  pobreza com a pobreza !! Nesse tempo a que me reporto, já dizia a minha a minha visavó ; ( Quem não rouba e não herda, nunca vale uma merda ! ) Em boa verdade eu digo; ( Quem nasceu para "lagartícha" nunca chega a jacaré !! Conheço pessoas em certos lugares, que preferem que lhes chamem ladrões e não pobres ! Porém a moeda tem sempre duas faces; ( Os pobres existem para servirem os ricos, tornando-os cada vez mais ricos e por outro lado os ricos, supostamente deveriam servir os pobres e nunca servirem-se deles !! )

     Já no século XVII o Padre António Vieira, em terras brasileiras do Estado do Maranhão fazia assim o famoso discurso aos peixes, perguntando: ( Quantos " peixes " pequenos eram necessários para alimentar um "peixe" graúdo. Naturalmente que este Padre Jesuíta, lutador pelos direitos dos Índios que na Região eram explorados pelos colonos seus concidadãos. Ele o Padre, referia-se não aos peixes mas sim às pessoas! A mesma coisa seria dizer: ( Quantos pobres são precisos para fazer e alimentar um rico). Por tal razão, eu digo que a pobreza resulta da exploração do homem pelo homem e das formas de actuação das Sociedades. É pois urgente repensarmos o nosso modelo Social e não termos receio de votar naquele Partido político que nos dá garantias de uma governação para quatro anos. A pobreza resulta das formas de actuação da Sociedade !! Por outro lado, os divórcios, as doenças e o desemprego, são por si só, os caminhos certos para a pobreza. As estatísticas informam que em Portugal, um quinto da população é pobre. Aqui estão incluídos todos aqueles que têm apenas empregos precários, cujos salários são manifestamente insuficientes, para suprir os encargos de um agregado familiar !! As estatísticas são ainda mais rigorosas, quando nos informam que, a situação de pobreza em Portugal, é da ordem dos 15 a 17% equivalente a cerca de um milhão e seiscentas mil pessoas.

     A entrada precoce nos mercados de trabalho e o abandono dos estudos, são algumas das principais razões que levam à pobreza. ( A pergunta que importa fazer é a seguinte: A quem interessam realmente tantos pobres? A resposta é óbvia. Interessa aos ricos e às religiões. Havendo muitos pobres, haverá sempre mão de obra barata. Por outro lado, as religiões aproveitam-se da fragilidade destas pessoas desfavorecidas e procuram alimentar os seus Espíritos, porque não havendo dinheiro, as pessoas agarram-se à Fé.

     Depois de lerem este artigo de opinião, não faltará quem me apelide de anti-Cristo. Não, não sou nada disso. Sou um homem de muita Fé e acredito que Jesus não aprova a exploração do homem pelo homem !! Tenho dito,


                                O  autor

                      Mário  de  Oliveira

Mata Mourisca, 17 de Novembro de 2021

Sem comentários:

Enviar um comentário