6/04/2016

                                            

                                                   O LAMAÇAL DA POLÍTICA

 

Caros amigos leitores, hoje apetece-me escrever sobre política, ou seja sobre o "lamaçal"da política. Acreditem no que vos vou dizer; Quando eu escrevo sobre política até a caneta me fica a cheirar a trampa. Porém hoje tenho forçosamente de entrar no "lamaçal".
Vejam bem! Na anterior governação, fizeram-se tantas asneiras e tantas trapalhadas, que até dá fastio só em pensar o que aconteceu na anterior Legislatura. A maioria dos Portugueses tiveram de aguentar um governo que só sabia dizer amen à Srª Angel Merkel e às políticas de austeridade dinamizadas pelos países mais ricos da Europa.
Hoje apetece-me escrever, porque não consigo dialogar, com situações de injustiça! Um dia eu próprio escrevi; ( Porque será que o Homem se cala, quando ao seu lado a mentira fala? ) Fim de citação.
Na Legislatura anterior, chefiada pelo ex-primeiro Ministro Dr. Passos Coelho, houve uma Coligação a governar, constituída por dois Partidos Políticos. Essa Coligação que governou com uma maioria absoluta e era designada por Coligação Centro-Direita. CDS- PP e PSD.
Das últimas Eleições Legislativas de 04 de Outubro de 2015, saiu vencedor o Partido Socialista, apenas com uma maioria relativa. Logo após as Eleições, os Partidos à Esquerda do PS, formaram com este último um Convénio de entendimento, ou seja; Uma Coligação, perfeitamente legítima e legitimada pela Constituição da Republica Portuguesa.
Em alguns debates políticos da Rádio Antena 1 de alguns Canais de Televisão e até na própria Assembleia da República, a nova Coligação de Esquerda é apelidada de "geringonça". Pela forma como é pronunciada a palavra, a carga depreciativa como é dita por alguns políticos da oposição,
deixa transparecer uma forte pressão prejurativa, que em nada abona quem profere tamanhos adjectivos. Eu não gosto de ouvir estes termos e penso que o respeito deve ser mutuo. Os que hoje governam o país, amanhã estarão na oposição!
Desde o dia 25 de Abril de 1974 a esta parte, já passados quarenta anos, constatamos, que a nossa Democracia, ainda não está suficientemente "madura" .
Eu pergunto; Onde está a Cidadania, esses valores elevados que tanto apregoamos? Nos sucessivos governos anteriores, incluindo o do Dr. Passos Coelho e Paulo Portas. Nenhum houve, que cometesse tantas agressões à Constituição da República como o da Legislatura anterior. Eles cometeram contra o Povo Português e contra a Constituição da República, as maiores tropelias e ilegalidades, tudo isto com a conivência do ex-Presidente da República, Professor Dr. Aníbal Cavaco Silva. 
Fizeram-se Leis em cima do "joelho", apenas com o objectivo de gerar riqueza à custa da pobreza, dos desgraçados dos Reformados e Pensionistas. Quem não se lembra das múltiplas Leis que foram aprovadas pela Assembleia da República e chumbadas pelo Tribunal Constitucional?
A conclusão a que se chega, é que os nossos políticos, nada aprendem com o passar dos anos.
Devem todos perceber, que após a queda do ( Muro de Berlim ) os partidos da Esquerda radical, ficaram condenados desde logo ao insucesso. Deixou de haver razões, para questiúnculas políticas.
Os países do norte da Europa, que antes foram subjugados, pelas ditaduras da antiga União Soviética, passaram a fazer parte de uma nova ordem política e económica. A entrada no Mercado Comum Europeu.
As grandes Multinacionais europeias, que são as grandes geradoras de riqueza, passaram a repartir os seus lucros, ou parte deles, com os seus operários. Por isso ficaram anuladas à partida as grandes reivindicações, após a unificação da Alemanha.
Para terminar quero apenas dizer, que o governo do Dr. António Costa, é tão legítimo como o anterior. Tem a maioria absoluta na Assembleia da República, porque os Partidos à sua Esquerda, foram também legitimamente eleitos e representam uma faixa substancial de eleitores.
Em Democracia, há que saber ganhar e perder! As vitórias e as derrotas, fazem parte do jogo Democrático. Aprendam Senhores políticos!
Aqueles que pensavam que o actual Presidente da República, iria agir como contra poder, enganaram-se redondamente. O Professor Dr. Rebelo de Sousa, também Presidente da República Portuguesa, tem mostrado nos últimos seis meses, uma grande maturidade política e até Administrativa, ajudando e muito, o actual governo em funções. Porém é isso, que os reacionários, não estão a gostar de ver!
Portugal precisa de gente obreira. De gente séria!! São precisos novos métodos e novas tecnologias, para que se possa produzir muita riqueza. Os problemas do país também passam por mais produtividade! Para que colectivamente possamos aumentar as nossas exportações, fazendo ao mesmo tempo a contenção das importações. Assim aumentará o produto nacional bruto.
Portugal tem que apostar nos seus jovens. Nos Engenheiros, nos Médicos, nos Enfermeiros, nos Informáticos, nos Professores, nos Cientistas e nas Universidades!!
Nos últimos dez quinze anos, andamos a formar profissionais, que agora foram produzir para o estrangeiro. Perdemos assim o capital investido na formação e perdemos também o "capital humano". Esses jovens que foram praticamente forçados e aconselhados a imigrar, irão grande parte deles, constituir família nos países de acolhimento e por lá ficarão.
O meu apelo é o seguinte; Deixem a Coligação actual governar e trabalhem afincadamente para que o nosso país passe outra vez a ser respeitado como já foi!! Tenho dito,

                                                                                                                MÁRIO DE OLIVEIRA

Sem comentários:

Enviar um comentário