5/13/2016


                                     CAMPEONATO DE FUTEBOL ÉPOCA 2015/2016


No próximo domingo dia 15 de Maio, todos vamos saber, quem vai ser o vencedor do campeonato nacional de futebol da 1ª liga. Das três equipas de topo, o Futebol Clube do Porto está fora da "corrida" ao 1º lugar, porque começou a perder pontos em relação ao 2º classificado, o Sporting. A disputa, é agora entre o Sporting Clube de Portugal e o SLB - Benfica. Creio que o Benfica se irá sagrar campeão, porque vai jogar no Estádio da Luz, com o Nacional da Madeira, no próximo domingo cerca das 17,00 horas. A diferença de orçamento entre uma e a outra equipa é enorme, para já não falar na capacidade técnica dos jogadores. O Sporting Clube de Portugal, irá jogar à mesma hora com o Sporting de Braga, mas tem dois pontos de desvantagem em relação ao Benfica. Com isto eu quero apenas dizer que, para o Sporting ser campeão, teria de ganhar ao Braga e o Benfica perder ou empatar com o Nacional da Madeira. Da forma como o Sporting tem jogado nas últimas jornadas, tudo indica que tem equipa bastante forte, para ir vencer os minhotos, até porque o jogo de domingo não tem relevância para o Braga na tabela classificativa. Acredito mesmo que o Braga irá jogar com uma equipa secundária, porque logo a seguir tem um jogo muito importante para a Taça de Portugal.
Mas na realidade tudo isto são apenas previsões. Ainda faltam 90 minutos de jogo às quatro equipas, para que seja apurado o campeão nacional. Se o Benfica perder ou empatar e o Sporting ganhar, este será campeão. Se o Sporting empatar ou perder com o Braga, "adeus" titulo. Seja como for o vencedor do campeonato nacional, no domingo cerca das 18,30 horas, já saberemos quem vai fazer a festa.
A minha motivação ao escrever o presente artigo, é que estou preocupado com aquilo que se irá passar no final dos jogos, ou seja, na comemoração da vitória. Tenho conhecimento que esta preocupação, é comum a muitos portugueses. Os Canais de televisão têm estado a divulgar imagens pouco dignas da "festa" do título da Época passada. São imagens degradantes que em nada dignificam quem as protagonizou.
A "festa" do futebol, tem razão de existir, mas há uma obrigação na nossa Constituição, que deve ser permanentemente observada: Refiro-me obviamente aos direitos e deveres de Cidadania. É importante festejar e é legítimo fazê-lo, extravasando a alegria, porém devemos ter sempre em consideração, em não colidir com a liberdade dos outros. Há quem confunda a liberdade com libertinagem, esses pensarão por certo que só eles é que têm direitos, esquecendo-se dos seus deveres.
No próximo domingo, quer sejam os Benfiquistas a fazer a "festa" ou os Sportinguistas, eu recomendo desde já, que sejam evitados excessos, faltas de respeito, que levarão a novas situações. Caso tal venha a acontecer, as Forças de Segurança serão obrigadas a intervir de forma também violenta para repôr a Ordem Pública. As imagens do ano passado na Rotunda do Marquês de Pombal, dizem só por si, qual o défice de Cidadania que ainda existe por cá! Tenho dito.

Mata Mourisca, 13 de Maio de 2016
                                                                                                    MÁRIO DE OLIVEIRA
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário