ACTIVISTAS POLÍTICOS PELA LIBERDADE
Henrique Luaty da Silva Beirão, Benedito Jeremias e pelo menos mais quinze activistas Angolanos, estão agora em prisão efectiva, apenas por serem lutadores pela Liberdade. Todos sabemos que em Angola há um governo totalitário e a luta pela Liberdade é ilegal.Os governos provenientes dos Movimentos de libertação das ex-colónias Portuguesas, entre eles o de Angola, contrariamente às suas ideologias, adoptaram as mesmas políticas opressivas, da potencia colonizadora, neste caso de Portugal. Assim poderemos aplicar aqui o seguinte adágio popular que diz: ( Filho fostes e pai serás, assim como fizeres assim o acharás.) Com isto quero apenas dizer que, a revolta dos Movimentos de Libertação em África, provem das múltiplas injustiças da ditadura política e colonizadora de Salazar e Marcelo Caetano.
Por mais estranho que pareça, aqueles que lutaram pela liberdade em Angola, ou seja pela libertação dos seus Povos, contra o sistema colonial português, são eles agora os novos opressores. Luaty Beirão, não é um preso de delito comum, mas sim um preso político, que não aceita a falta de Liberdade em Angola! Toda a gente sabe, que Angola é um território imensamente rico, contém no seu subsolo ouro, diamantes e petróleo, para além de ferro, urânio e outras riquezas. Porém, estão instaladas no poder, elites ou seja novos exploradores e opressores que não deixam ao povo a liberdade de expressão, de associação e de pensamento.
Luaty Beirão e os seus dezasseis camaradas activistas, estão agora presos e assim impedidos de exercerem em pleno a cidadania e Liberdade de expressão, de reunião e de associação, mas ninguém consegue prender-lhes o seu pensamento. Como dizia o poeta: Manuel Freire: ( Não há machado que corte a raiz ao pensamento.)
Também Nelson Mandela esteve muitos e muitos anos preso, nas prisões do regime racista e totalitário da África do Sul, mas chegou finalmente o dia da sua Libertação. Este foi também o dia histórico de viragem social daquele país. Com Luaty Beirão e os outros activistas políticos de Angola, irá acontecer o mesmo. Eu acredito, que mais cedo ou mais tarde, estes lutadores da Liberdade serão certamente libertados.
Por outro lado, há notícias que terá sido editado e distribuído em Angola, um Livro de Luaty Beirão com o titulo: ( Luaty Beirão, herói insolente.) Este Livro, terá sido apreendido pelas autoridades Angolanas. É caso para perguntar: É verdade que existe liberdade em Angola como afirmam as autoridades Angolanas? Se assim é, porque apreenderam o Livro? É muito simples de responder: ( O Livro foi apreendido, porque existe o receio do que ele possa produzir nas mentalidades do Povo Angolano.
Luaty Beirão e os seus camaradas, activistas da Liberdade, iniciaram hoje dia cinco de Maio de 2016,
uma greve de fome e nudez. O Mundo Livre deve estar atento a todas estas pro potencias e a Amnistia Internacional deve intervir para bem do Povo Angolano e da Humanidade em geral.
Mata Mourisca, 05 de Maio de 2016
MÁRIO DE OLIVEIRA
Sem comentários:
Enviar um comentário