5/31/2016
5/25/2016
O SEGREDO DA FORTUNA
Eu conheço muita gente, muita gente inteligente, muitos com alta formação e muitos há que o não são. Uma boa Licenciatura, tem de envolver também cultura, é preciso estar-se atento, profissão é conhecimento. Há uma parte da capacidade, que não vem da Universidade, vem sim da vasta experiência, que se junta e dá competência! É com estes valores humanos, que se evitam grandes enganos e tem de haver muita firmeza, para conseguir muita riqueza. Tem de haver muita competência, porque o trabalho não rima com ausência e a fortuna exige assiduidade e requer também Espiritualidade! O segredo reside no conhecimento e nas decisões do momento, ainda numa chefia de valor e deve haver respeito e amor! Os bons chefes são bons "treinadores", transmitem valores aos trabalhadores, porque as ordens pedem-se baixinho, a exemplo do que faz José Mourinho!!
MÁRIO DE OLIVEIRA
5/17/2016
AS MEGALOMANIAS DA EUROPA
Diz-se por aí à boca cheia, que o futebol é o ópio do povo. Na verdade, proporcionar futebol aos homens e tele-novelas às senhoras e o ideal. Desta maneira mais de metade das preocupações desaparecem como por magia.
Portugal sempre foi mal governado. Os nossos políticos fazem todo o tipo de tropelias e finalmente nunca lhes acontece nada. Os chamados crimes de (colarinho branco) ocupam milhares e milhares de páginas e depois de tudo "espremido" dá em nada. O Super Juiz Carlos Alexandre, já constituiu uma quantidade apreciável de arguidos, mas a corrupção está de tal forma instalada na nossa Sociedade e na nossa Economia, que se torna dificílimo extirpar tamanho "polvo". Desde políticos conceituados, a banqueiros e até a Inspectores da Polícia Judiciária, ninguém tem sido poupado ao frenesim das investigações levadas a cabo pelo Ministério Público.
É de futebol que importa falar, porque essa actividade movimenta milhares de milhões de euros. Na idade média e mesmo há cerca seiscentos ou setecentos anos a trás, as mulheres eram vendidas em hasta pública. Eram consideradas "prendas" para satisfação sexual dos homens. Elas eram metidas numa espécie de jaulas verticais em ferro e assim eram leiloadas, passando para um novo dono, ou seja para aquele que pagava mais.
Nos tempos actuais, é frequente ouvir na Comunicação Social, na venda deste ou daquele jogador de futebol, ou seja na comercialização dos seus passes. Na verdade, os Clubes, não compram apenas os passes, mas sim os respectivos jogadores. Então é caso para perguntar; Não será esta uma nova forma de "escravatura e degradação" da pessoa humana? Ou será que o futebol é uma plataforma excelente para a "lavagem" de dinheiro? Seja como for, é de admitir que, onde há muito dinheiro há corrupção pela certa.
Há alguns anos atrás, ao fazer um (Poema), imaginei-me um extra-terrestre e estacionei a minha nave sobre um Estádio de futebol. Não conseguia entender porque razão os ( Terráqueos) corriam esbaforidos perseguindo aquele objecto esférico e assim que o alcançavam chutavam-no para longe. Era um comportamento de gente maluca, pois na minha mentalidade de extra-terrestre as coisas não batiam certo.
O que eu quero com isto dizer, é que ficamos com a sensação, que toda a vida gira em torno do futebol. Não se dá valor a um bom médico, a um bom enfermeiro, a um bom advogado, a um bom Juiz, a um bom pedreiro!
Quando vemos um futebolista, falhar de baliza aberta e não é responsabilizado e vemos tantas vezes médicos processados acusados de incompetência profissional. Afinal há dois pesos e duas medidas?
Mas não resisto a perguntar o seguinte: ( Afinal quem paga o futebol? ) A resposta é a seguinte; Quem paga o futebol somos todos nós, os consumidores. Pagamos na publicidade que está incluída nos produtos e mercadorias que são por nós adquiridos. Tornamos a pagar novamente nos bilhetes de ingresso para os Estádios de futebol.
É tempo de perguntar a quem sabe; As nossas Finanças Públicas estarão a fiscalizar com oportunidade e conveniência todos os movimentos de capitais do futebol? As receitas de bilheteiras e as transferências astronómicas que são pagas pela compra de jogadores, estão a ser devidamente contabilizadas?
Para terminar, pergunto também; até quando esta discrepância de ordenados existente entre futebolistas, médicos, enfermeiros, operários e pedreiros? Eu digo que, enquanto não houver uma nova ordem económica e financeira, as Economias dos países, estarão cada vez mais débeis e os povos cada vez a viver pior.
Deixemos de ser ( megalómanos ) e olhemos para esses Estádios de futebol que estão por aí às "moscas" e outros autênticos "elefantes brancos" que foram construídos por este país adiante!
E tempo pois, de olhar, ver e reflectir!! Tenho dito,
MÁRIO DE OLIVEIRA
5/16/2016
ALQUEVA MANANCIAL DE VIDA
Para quem não conhece bem, a Barragem do Alqueva, situada em pleno Alentejo, abrange cinco Concelhos, que são; Portel, Moura, Reguengos de Monsaraz, Mourão e Alandroal.
Projectada há mais de cinquenta anos atrás, visando na altura a irrigação de uma grande parte do Alentejo e tendo em linha de conta também a desertificação daquela Região.
Apesar de estar projectada há meio século, as obras de construção, só tiveram início em 1998, tendo terminado no ano de 2002.
A Barragem do Alqueva, é actualmente, o maior reservatório artificial de agua da Europa. A produção de energia eléctrica actualmente, é suficiente para fornecer e abastecer totalmente, duas cidades como a de Elvas. Além disso, actualmente, a Barragem permite a irrigação de 100.000 hectares de cultivo de melão e hortícolas.
É sobejamente sabido, que o preço da agua ainda está excessivamente alto, pois custa aos consumidores e donos das terras, cerca treze cêntimos o metro cúbico, ou seja; Cem hectares, precisam de 80.000 metros cúbicos e em termos de custos finais anuais em cerca de € 10.000.
Se não fosse o egoísmo humano, os proprietários dos terrenos, poderiam e deveriam recorrer ao emparcelamento das terras, porque iriam reduzir substancialmente os custos.
Basta dizer que, existem na Região cerca de 22.000 hectares, em pequenas parcelas inferiores a cinco hectares.
Para além da cultura de melão, também já se produz bastante amêndoa. Já há em produção cerca de 2.000 hectares de amendoeiras e com previsão a curto prazo de 7.000 hectares. Há ainda a produção em larga escala de ervas aromáticas e outras culturas de menor expressão. Há ainda a criação de gado de excelente qualidade naquela Região e em larga escala. Existem também vastas áreas de vinhedos, com castas de superior qualidade, sendo muitos desses vinhedos irrigados com a rega gota a gota. Muitas outras culturas, podem ser implementadas naquela Região, como por exemplo o cultivo da beterraba. Logo e a seu tempo, poderíamos passar à transformação da mesma em açúcar, como faz a nossa vizinha Espanha.
A Barragem em si, tem cerca de 250 Km2 de albufeira, com cerca de 1.100 Km de margens. É sem sombra de dúvida um excelente ex-libris da Região alentejana, um importante pólo de atracção turístico. Ali se podem fazer passeios de barco, praticar vela, sky aquático, pesca e até barcos-casa e uma paisagem única e peculiar em que se podem desfrutar belas paisagens.
Esta gigante Barragem do Alqueva tornou-se num manancial de vida de valor enorme para a nossa economia. No seu aproveitamento actual, pode gerar e gera já muito valor que irá contribuir para o produto Nacional bruto. Porém devo fazer aqui uma chamada de atenção aos Órgãos de Poder ; (Devem contribuir com 20 a 25% de subsídios nos preços da agua.) Se assim for, os investidores serão seduzidos a investir e até a fixarem-se.
Hoje mesmo, vi na Comunicação Social televisiva, um jovem Licenciado que resolveu investir na criação de cabras na Região do Algarve. Os nossos jovens precisam de incentivos e eu penso que ninguém se deve sentir diminuído por investirem na agricultura e na criação de gado. Há uns anos atrás, as aguas da Barragem do Alqueva eram frequentemente utilizadas para o regadio de eucaliptos e presentemente já estão a ser utilizadas para as culturas de regadio de carácter produtivo. Quero apenas assinalar que, tempo houve em que, foi desvirtuado o projecto para o qual se trabalhou durante muitos anos. Tenho dito,
5/13/2016
CAMPEONATO DE FUTEBOL ÉPOCA 2015/2016
No próximo domingo dia 15 de Maio, todos vamos saber, quem vai ser o vencedor do campeonato nacional de futebol da 1ª liga. Das três equipas de topo, o Futebol Clube do Porto está fora da "corrida" ao 1º lugar, porque começou a perder pontos em relação ao 2º classificado, o Sporting. A disputa, é agora entre o Sporting Clube de Portugal e o SLB - Benfica. Creio que o Benfica se irá sagrar campeão, porque vai jogar no Estádio da Luz, com o Nacional da Madeira, no próximo domingo cerca das 17,00 horas. A diferença de orçamento entre uma e a outra equipa é enorme, para já não falar na capacidade técnica dos jogadores. O Sporting Clube de Portugal, irá jogar à mesma hora com o Sporting de Braga, mas tem dois pontos de desvantagem em relação ao Benfica. Com isto eu quero apenas dizer que, para o Sporting ser campeão, teria de ganhar ao Braga e o Benfica perder ou empatar com o Nacional da Madeira. Da forma como o Sporting tem jogado nas últimas jornadas, tudo indica que tem equipa bastante forte, para ir vencer os minhotos, até porque o jogo de domingo não tem relevância para o Braga na tabela classificativa. Acredito mesmo que o Braga irá jogar com uma equipa secundária, porque logo a seguir tem um jogo muito importante para a Taça de Portugal.
Mas na realidade tudo isto são apenas previsões. Ainda faltam 90 minutos de jogo às quatro equipas, para que seja apurado o campeão nacional. Se o Benfica perder ou empatar e o Sporting ganhar, este será campeão. Se o Sporting empatar ou perder com o Braga, "adeus" titulo. Seja como for o vencedor do campeonato nacional, no domingo cerca das 18,30 horas, já saberemos quem vai fazer a festa.
A minha motivação ao escrever o presente artigo, é que estou preocupado com aquilo que se irá passar no final dos jogos, ou seja, na comemoração da vitória. Tenho conhecimento que esta preocupação, é comum a muitos portugueses. Os Canais de televisão têm estado a divulgar imagens pouco dignas da "festa" do título da Época passada. São imagens degradantes que em nada dignificam quem as protagonizou.
A "festa" do futebol, tem razão de existir, mas há uma obrigação na nossa Constituição, que deve ser permanentemente observada: Refiro-me obviamente aos direitos e deveres de Cidadania. É importante festejar e é legítimo fazê-lo, extravasando a alegria, porém devemos ter sempre em consideração, em não colidir com a liberdade dos outros. Há quem confunda a liberdade com libertinagem, esses pensarão por certo que só eles é que têm direitos, esquecendo-se dos seus deveres.
No próximo domingo, quer sejam os Benfiquistas a fazer a "festa" ou os Sportinguistas, eu recomendo desde já, que sejam evitados excessos, faltas de respeito, que levarão a novas situações. Caso tal venha a acontecer, as Forças de Segurança serão obrigadas a intervir de forma também violenta para repôr a Ordem Pública. As imagens do ano passado na Rotunda do Marquês de Pombal, dizem só por si, qual o défice de Cidadania que ainda existe por cá! Tenho dito.
Mata Mourisca, 13 de Maio de 2016
MÁRIO DE OLIVEIRA
5/06/2016
A RIQUEZA ESPIRITUAL DOS PESCADORES
Aqui bem juntinho ao Mar, olho as gaivotas a voar, sobre este peculiar casario, o sol cai sobre as fachadas, destas casas desocupadas, as gaivotas "cantam"ao desafio!
Enquanto o tempo estiver frio, este areal estará vazio, mas há por cá alguns pescadores, às vezes vêm veraneantes, que por aqui ficam alguns instantes, onde trocam juras de amor!
Por aqui se vivem bons momentos, onde os pescadores passam tormentos, nestas famílias enlutadas, já é tempo da época da pesca, também por cá se dorme a sesta e são gentes atarefadas!
Os pescadores não são gente pobre, eu cá digo que é gente nobre, porque é gente sem igual, eu chamo-lhe a população maravilha, são riquíssimos na partilha e a sua riqueza é Espiritual!
Todos bebem da mesma fonte e o pôr do sol no horizonte, vai levando os pescadores a sonhar, são sonhos sonhados desde tenra idade, que estes artesãos de qualidade, são hábeis a partilhar!
Conversei com um Senhor de valor, que depois vim a saber ser pescador e dizia-me ele com gentileza, a minha Comunidade não é proletária, mas garanto-lhe que é solidária, porque nós por cá não temos pobreza!
MÁRIO DE OLIVEIRA
5/05/2016
ACTIVISTAS POLÍTICOS PELA LIBERDADE
Henrique Luaty da Silva Beirão, Benedito Jeremias e pelo menos mais quinze activistas Angolanos, estão agora em prisão efectiva, apenas por serem lutadores pela Liberdade. Todos sabemos que em Angola há um governo totalitário e a luta pela Liberdade é ilegal.Os governos provenientes dos Movimentos de libertação das ex-colónias Portuguesas, entre eles o de Angola, contrariamente às suas ideologias, adoptaram as mesmas políticas opressivas, da potencia colonizadora, neste caso de Portugal. Assim poderemos aplicar aqui o seguinte adágio popular que diz: ( Filho fostes e pai serás, assim como fizeres assim o acharás.) Com isto quero apenas dizer que, a revolta dos Movimentos de Libertação em África, provem das múltiplas injustiças da ditadura política e colonizadora de Salazar e Marcelo Caetano.
Por mais estranho que pareça, aqueles que lutaram pela liberdade em Angola, ou seja pela libertação dos seus Povos, contra o sistema colonial português, são eles agora os novos opressores. Luaty Beirão, não é um preso de delito comum, mas sim um preso político, que não aceita a falta de Liberdade em Angola! Toda a gente sabe, que Angola é um território imensamente rico, contém no seu subsolo ouro, diamantes e petróleo, para além de ferro, urânio e outras riquezas. Porém, estão instaladas no poder, elites ou seja novos exploradores e opressores que não deixam ao povo a liberdade de expressão, de associação e de pensamento.
Luaty Beirão e os seus dezasseis camaradas activistas, estão agora presos e assim impedidos de exercerem em pleno a cidadania e Liberdade de expressão, de reunião e de associação, mas ninguém consegue prender-lhes o seu pensamento. Como dizia o poeta: Manuel Freire: ( Não há machado que corte a raiz ao pensamento.)
Também Nelson Mandela esteve muitos e muitos anos preso, nas prisões do regime racista e totalitário da África do Sul, mas chegou finalmente o dia da sua Libertação. Este foi também o dia histórico de viragem social daquele país. Com Luaty Beirão e os outros activistas políticos de Angola, irá acontecer o mesmo. Eu acredito, que mais cedo ou mais tarde, estes lutadores da Liberdade serão certamente libertados.
Por outro lado, há notícias que terá sido editado e distribuído em Angola, um Livro de Luaty Beirão com o titulo: ( Luaty Beirão, herói insolente.) Este Livro, terá sido apreendido pelas autoridades Angolanas. É caso para perguntar: É verdade que existe liberdade em Angola como afirmam as autoridades Angolanas? Se assim é, porque apreenderam o Livro? É muito simples de responder: ( O Livro foi apreendido, porque existe o receio do que ele possa produzir nas mentalidades do Povo Angolano.
Luaty Beirão e os seus camaradas, activistas da Liberdade, iniciaram hoje dia cinco de Maio de 2016,
uma greve de fome e nudez. O Mundo Livre deve estar atento a todas estas pro potencias e a Amnistia Internacional deve intervir para bem do Povo Angolano e da Humanidade em geral.
Mata Mourisca, 05 de Maio de 2016
MÁRIO DE OLIVEIRA
5/03/2016
M O T E
António Gaspar Serrano
Este Poeta cá da terra
Popular de traje Urbano
Assinava-se Zé da Serra
Crente em Jesus que adorava, este homem bom e vertical, viveu e morreu em Pombal e se podia nunca faltava, era amigo da festa brava, às vezes até por engano, seduzido pelo profano, procurava o sol e a areia, ia até ao Osso da Baleia, António Gaspar Serrano!
Lindos versos ele escrevia, foi um Poeta do Povo, homem de espírito novo, só falava do que sabia, tinha piadas de simpatia, sua amizade era sincera, foi da Assembleia cá da terra e a todos dava alegria, nas gazetilhas que fazia, este Poeta cá da terra!
Era um homem informado, amigo do seu amigo, separava o joio do trigo, era culto e educado, gostava muito do Fado, vivia o Divino e o profano e aceitava o desengano, gostava de cantorias, em bailaricos e romarias, era um popular de traje Urbano!
Destacado autodidacta, era um homem cheio de vida, gostava de gente mexida, a Autarquia deliberou-lhe em Acta, a atribuição de bronze e prata, às gazetilhas da "berra", capítulo que nunca encerra, deixando tristes como nunca, as gentes do vale do Arunca e assinava-se Zé da Serra!!
Amaro Barreto
05 de Abril de 2016
Obs; Este Poema é da autoria exclusiva de Mário de Oliveira e foi elaborado especialmente para participação no Concurso Prémio Literário António Gaspar Serrano. Cerimonia agendada para o próximo dia 07 de Maio de 2016. Um erro de interpretação do Regulamento por parte do Jornal Pombal, que tem o dever de bem informar, este Poema não foi aceite no Concurso. Por essa razão o autor sente-se lesado.
Subscrever:
Comentários (Atom)