1/28/2016

                                                      O OURO BRANCO

Quando falamos de ouro branco, queremos por certo dizer que existe também, ouro negro e ouro de outras cores e qualidades.
Senão vejamos: Toda a gente conhece bem o ouro negro. O (crude) assim é designado, por se tratar de petróleo em bruto. Ora eu creio, que nas últimas décadas, nunca o barril de petróleo atingiu tão baixo valor nos mercados internacionais. Lembro apenas, que do petróleo em bruto, do (crude), são extraídos, muitos derivados, como sendo a gasolina, o óleo, o diesel o plástico e outros.
O petróleo em bruto é, designado de ouro negro, porquanto são combustíveis ou lubrificantes, cujas reservas são cada vez mais limitadas e é previsível até a sua extinção total.
Lembro-me que há cerca de quarenta e cinco anos, nomeadamente na década de setenta, os preços do (crude) subiram vertiginosamente, tendo atingido na altura, valores por barril nunca antes vistos. No tempo a que me reporto, existiu o grande conflito armado, Israel ou Árabe. Lembro-me bem que nesse tempo, os países Árabes, utilizaram o petróleo como forma de boicote, de pressão, a todo o Ocidente, tentando desta maneira, coagir os países industrializados, ou seja os países ocidentais, a vergarem-se as intenções dos países Árabes em relação aos Israelitas. Mas, este tipo de atitude, serviu para abrir os olhos ao Mundo Ocidental, que começaram a perceber, que tinham de ser criadas um conjunto de alternativas aos combustíveis fosseis, nomeadamente ao (crude) e seus derivados.
Nos últimos quarenta e cinco anos, a nossa Engenharia petro- química nunca mais parou nas suas investigações, tendo sido criadas muitas alternativas energéticas. Basta olhar para a nossa Factura mensal de consumo de electricidade, onde se pode ler o seguinte: Fontes de energia Eólica 54,80%, energia Hídrica 12,70% e outras energias renováveis, 6,70% + 15,10.%. Tudo isto mostra bem que, quando o Homem coloca ao seu serviço as mais variadas tecnologias ao dispor, as coisas só podem resultar em sucesso absoluto. A Indústria Automóvel, abandonou em parte os motores de combustão interna, substituindo-os por híbridos, tendo as energias alternativas resolvido em parte o nosso sistema energético.
Mas sendo verdade que, o petróleo tem os dias contados, aquilo a que chamamos vulgarmente o ouro negro, o que fará no futuro o Homem, para conseguir o chamado ouro branco.
Lembro meus amigos, que a agua futuramente vai ser o grande problema da Humanidade. A posse pelos grandes recursos de agua, os Oceanos, os Lagos, os Rios e outros recursos hídricos, vão ser polos de riqueza inigualáveis.
No meu contexto, são previsíveis guerras Continentais e Inter-Continentais para a posse dos caudais de agua. Vou terminar apenas com uma pergunta: Quanto pode valer um copo de agua no deserto?

                                                                                               MÁRIO DE OLIVEIRA

Sem comentários:

Enviar um comentário