INCENDIOS FLORESTAIS
Artigo de Opinião
Amigos e estimados leitores do meu blogue. Hoje o tema escolhido para o seguinte Artigo de opinião, são os fogos florestais. Irei assim dissecar um pouco sobre as razões e os prejuizos que os fogos florestais provocam à Economia Nacional e pior ainda são os desiquilíbrios no nosso Eco-sistema, que alteram o nosso bem-estar!!
Há mais de trinta anos que escrevo variadíssmos Artigos de opinião sobre este tema. No tempo em que existiam dois Jornais em Pombal eu escrevi vários Artigos para o Correio de Pombal e para o Eco. Cheguei a difundir pela Rádio Cardal e ainda pelo Rádio Clube de Pombal. Não valeu de nada porque ninguém desperta para a situação. Aqueles que têm a responsabilidade do Poder, devem debruçar-se sobre as causas, para evitar os incêndios. Haverá certamente quem se lembre daquilo que eu escrevia e escrevo; ( Eu falava e falo, na Industria do fogo ) !
Existe uma panóplia de meios ao dispôr que atestam as palavras que eu digo, senão vejamos ; ( são centenas de veículos automóveis a consumirem combustiveis, são meios aéreos que levantando voo ou não custam dinheiro ao herário Público, são milhares de metros de mangueiras e agulhetas, são os peneus das viaturas, são as fardas dos bombeiros e ainda os Produtos químicos utilizados pelas Aeronaves para o combate aéreo da " testa dos fogos ".
Esta é sem dúvida a ( Indústria do fogo ), onde uns acendem e outros apagam !! É tempo de acabarmos com isto. deixemos de demagogias e é nosso dever fazer algo pela nossa terra ! Como vamos fazer? O meu apelo vai para o Senhor Presidente da Camara de Pombal;
1º Deixar de licenciar o plantio de eucaliptos difinitivamente
2º Deixar de licenciar o plantio de pinheiro bravo e manso
3º Criar Protocolos com as Associações de Moradores e outras visando o emparcelamento dos terrenos.
4º Incentivar o Cadastro dos terrenos de forma gratuita dando aos Proprietários um a ano para se legalizarem.
5º Após o emparcelamento deve-se incentivar o plantio de espécies arvoreas menos inflamáveis, tendo em atenção sempre a qualidade dos solos.
6º No emparcelamento devem ser criados aceiros e estradões em terra batida para haver acesso às Propriedades.
7º Criar sistemas de fiscalização adequados para que tudo seja cumprido conforme a Lei ou a Dis posição Camarária.
Obs; Acredito que o Dr. Pedro Pimpão, Sr. Presidente da Camara de Pombal tem o talento suficiente para pôr em marcha este projeto e fazer do Concelho de Pombal um modelo a copiar pelo País em geral. Tenho
dito,
Mata Mourisca, 10 de Agosto de 2023
O autor
Mário de Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário