SUBIDA DAS TAXAS DE JUROS E AS SUAS CONSEQUENCIAS
Artigo de Opinião
Caros amigos e leitores do meu blogue. Hoje, o tema deste meu Artigo de opinião é tão somente a produção , distribuição da riqueza, a subida recente das taxas de juros impostas pelo Banco Central Europeu.
Começo pelas Empresas. As Empresas pertencem aos trabalhadores ! Uma Empresa sem trabalhadores não tem meios para produzir coisa nenhuma. Por isso os senhores empresários, administradores e trabalhadores devem ter consciência desta realidade ! Um trabalhador que não rende, é nem mais nem menos que um explorador. De igual modo um patrão ou um administrador que não avalia o justo valor do trabalho do seu operário ou trabalhador, é também ele um explorador. Assim, eu digo que uma Empresa bem governada e com trabalhadores conscientes das suas responsabilidades, é no final de cada exercício Fiscal, uma Empresa saudavel. Uma Empresa saudavel ou muitas Empresas saudáveis constituem por si só, a economia do País com excedentes financeiros e ecnómicos, que viabilizam estruturalmente as Finanças do País. O meu apelo é que cada um conheça bem o seu papel, inserido numa consciência, em que todos e cada um, trabalhem imbuidos num equilíbrio coletivo com a mesma finalidade !!
Recentemente, o Banco Central Europeu, fez subir as taxas de juros, de maneira exponencial, agravando ainda mais a vida das camadas mais desfavorecidas. Porquê ? É muito simples de entender e nem é preciso ser formado em macro-economia. Subindo as taxas de juros, existe a tendência natural de concentrar o dinheiro nos Bancos. Contrariamente se os juros descerem, existe a tendência de fazer circular o dinheiro, procurando outros investimentos a vários níveis, criando assim mais postos de trabalho, mais emprego, passando a haver mais dinheiro nas mãos do Povo. Assim, consequentemente, diminuirá a pobreza extrema e até a marginalidade !! As duas últimas subidas das taxas de juros determinadas por Christine Lagarde Presidente do Banco Central Europeu, vieram agravar substancialmente as prestações, de todos aqueles que num passado recente, tiveram de recorrer ao crédito para a habitação e cujos créditos estão indexados às taxas euribor.
Estas políticas Economicas, vieram tornar os ricos ainda mais ricos e visam atinjir os menos desfavorecidos, fazendo com que fiquem cada vez mais pobres !! Há já jovens casais que colocaram as suas casas ou apartamentos à venda por montantes irrisórios, por não suportarem o peso das prestações. Assim, começamos a assistir a situações gritantes, em que os oportunistas estão já a comprar ao preço que querem. Estas políticas beneficiam e favorecem obviamente os ( poderosos ) que dispoem de quantias elevadas, aproveitando-se daqueles que têm a " corda na garganta ".
Face a esta realidade, é importante que os Governos intervenham, através dos Ministérios das Finanças, porque são eles os Governos, o garante do equilíbrio Sociológico a nivel interno !! Tenho dito,
Mata Mourisca, 06 de Agosto de 2023
O autor
Mário de Oliveira.
Sem comentários:
Enviar um comentário