HABITAÇÃO PARA TODOS
Artigo de opinião
Amigos e estimados leitores do meu blogue. Hoje irei dissecar sobre a habitação e à falta dela no nosso País. Para tal temos de nos debruçar sobre aquilo que está escrito na Lei Fundamental Portuguesa. Assim, convido os meus estimados leitores a consultarem a Referida Lei no seu Artº 65 e 83.
( Passo a informar apenas o Artº 83 da nossa Constituição que reza o seguinte; A GARANTIA DO DIREITO À hABITAÇÃO, COMPREENDE A EXISTENCIA DE UM HABITATE QUE ASSEGURE CONDIÇÕES DE SALUBRIDADE, SEGURANÇA, QUALIDADE AMBIENTAL E INTEGRAÇÃO ) Isto significa " preto no branco " que, todos os Cidadãos Portugueses, independentemente da cor da sua pele, do seu Credo Religioso, Raça ou Etenia teem Direito a uma habitação digna !!
Na 6ª feira passada dia 07 de Julho, o tema tratado na Emissora Pública Antena 1 foi exatamente a falta de habitação para muitos Portugueses desfavorecidos que de Norte a Sul do País intervieram e enriqueceram o Programa com as suas opiniões. E eu fui um deles que teve ocasião de " desabafar ".
Hoje vou dizer algumas palavras que ontem não consegui dizer devido à falta de tempo e porque a seguir à minha intervenção interveio um sujeuto que verbalizou uma série de "baboseiras " que é de bradar aos Céus.
O referido senhor cujo nome vou omitir por ser desnecessário declarou ser dono e Proprietário de catorze habitações que herdou dos seus pais. As referidas habitações segundo ele encontram-se todos a dar rendimento e ele habita no Algarve sentadinho à sombra da "bananeira " segundo ele afirmou : ( tranquilo ) e finalmente afirmou que essa coisa de uma habitação para cada Cidadâo, é uma utopia que na prática não é realizavel. Disse ainda ser do tempo em que as pessoas vinham do Norte do País para Lisboa e para as grandes Urbes e viviam em barracas ! Chegou mesmo a dar a entender que no tempo de Salazar é que era bom.
A minha pergunta é tão somente a seguinte; ( Quantos Portugueses não gostariam de viver no Algave habitando uma boa casa e a receberem rendas de outras catorze ? ) Acontece que nem todos os Portugueses nasceram em " ninho de ouro ". A nossa Sociedade é composta de Portugueses muito abastados, abastados, ricos, pobres e muito pobres !! Este senhor que várias vezes declarou ter uma vida sossegada no Algarve onde diz habitar, eu digo que era melhor ficar calado e não gozar com a desgraça alheia. Fala de " barriga " cheia e eu declaro aqui ; ( Que quando a trampa valer dinheiro, os pobres nascem todos sem cu ). Este individuo, não sente minimamente a desgraça alheia, é destituido de qualquer humanismo, não nutrindo qualquer sentimento pela pobreza e pela falta de meios. Eu cá digo; enquanto tivermos gente com estes pensamentos retrógados este País nunca vai para a frente; Tenho dito,
Mata Mourisca, 09 de Julho de 2023
O autor
Mário de Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário