SOCIEDADE VIOLENTA
Artigo de opinião
Caros amigos e leitores do meu blogue. Hoje o tema escolhido para comunicar convosco é a " violência " na Sociedade. As Sociedades ditas modernas e cosmopolitas pelo contacto com outros Povos da Europa e não só, têm cada vez mais assimetrias.
Há uns sessenta ou setenta anos atrás, já havia violência. Aliás, violência sempre houve, desde que me conheço. Porém nesses tempos idos, a " violencia " revestia-se de outros contornos. Lembro-me perfeitamente que as quezílias eram motivadas pela não concordancia das divisórias dos terrenos, pela mudança de marcos nas " estremas ", pela partilha da " agua " para a rega das culturas. Enfim, normalmente essas desavenças eram ajustadas no dia da Festa na Aldeia. De manhã o Povo ia assistir à Santa Missa, de seguida havia música e bons petiscos, acompanhados com boa "pinga ". Mais um copinho e mais outro e era então que os bligerantes se encontravam e vinha tudo à lembrança! Ali a " raiva " acumulada durante um ano inteiro, explodia, e de seguida eram as cenas de pugilato e às vezes também aparecia o chamado " burdiço ", que não era mais que uma vara de pau de marmeleiro, que dobra muito mas não parte com facilidade !
Naquele tempo era assim que as contas se acertavam e ficavam acertadas. Passado algum tempo as pessoas voltavam à normalidade, a vida continuava e faziam-se as pazes, tudo esquecia.
Hoje vivemos numa Sociedade altamente violenta, que é mobilizada pelas Redes Sociais, organizada de tal forma, que juntam em determinado local milhares e milhares de pessoas, motivados e destruidores de tudo à sua passagem! Atacam as Forças Policiais, incendeia veiculos, contentores de lixo, destroem Esplanadas, "Agencias " Bancárias e até Creches e Infantários.
Matam-se crianças inocentes à facada e até à machadada e há muitos velhinhos maltratados e botados ao abandono. O " crime " de violência doméstica, assume contornos cada vez mais violentos ! No ano de 2022, houve cerca de vinte oito vítimas, mulheres e homens e este ano de 2023, creio que já há cerca de sete vítima no contexto de " violencia " doméstica.
As Estatísticas divulgadas pela UNICEF, são assustadoras ! Crianças gravemente feridas, crianças recrutadas por Grupos Armados, crianças sequestradas e ainda crianças vítimas de " violencia " sexual. Portanto a " violencia sobre os mais fracos é de facto uma realidade diária a nível global. Constatamos todos os dias ao ler os Jornais diários !! Fico surpreendido com os titulos de algumas notícias ; ( os velhos são tratados como descartaveis ) ou ainda ( idoso encontrado morto no wc com problemas respiratórios .) ou ainda outra notícia triste com a seguinte declaração; ( espetei a faca quando ele me estava a asfixiar. )
Assim é a Sociedade atual em pleno Seculo XXI !! Tira-se a vida a um Ser Humano, como se estivesse a matar uma galinha !!
A " violencia " chega também aos Estádios de Futebol. É deprimente para não dizer selvagem o comportamento Social de Grupos e de Claques de futebol.
A " violencia " exercida contra as Polícias e vice-versa, demonstra bem o défice de Cidadania existente. Senão vejamos; ( o que se está a passar em França ) Um Agente da Polícia dispara sobre o jovem Nahel, um rapaz de 17 anos, que teve morte imediata. Este jovem agora morto não terá obedecido a uma ordem de paragem numa Operação auto- Stop.
A Polícia é uma Instituição que existe para cuidar, dissuadir, reprimir quando necessário, garantir o bem estar da Sociedade, mas não para matar !! A falta de sentido do dever e a ausencia de responsabilidade, neste caso, traduziu-se em tumultos por todas as Cidades Francesas. Incendiaram só na noite de 30 de Junho para 01 de Julho mais de 2000 veiculos e foram detidas mais de 1.300 pessoas.
Ainda há bem pouco tempo foi morto um Cidadão Ucraniano nas Instalações do SEF no Aeroporto de Lisboa. Terá sido violentamente espancado e deixado amarrado entregue à sua sorte.
Ainda há poucos meses foi um Agente da Autoridade assassinado em Chelas na Zona J
Há pouco tempo ainda um homem foi assassinado a tiro na Auto-estrada A-1, devido a uma desavença de transito.
Na verdade, o homem moderno vai evoluindo, mas no sentido retrógado. Supostamente e porque vivemos numa Sociedade mais letrada, deveria ser mais Civilizada. Vejamos o que aconteceu há bem pouco tempo na Holanda; ( um homem assassinou, escortejou e cozinhou a vítima e transportava-a já cozinhada em embalagens quado foi detido pela Polícia. Limito-me apenas a mensionar alguns casos que me vieram à ideia, esporadicamente.
Na verdade vivemos num Mundo cada vez mais violento. Tudo indica que, estamos no fim dos tempos, como nos indica a Biblia Sagrada. Tenho dito,
Mata Mourisca, 01 de Julho de 2023
O autor
Mário de Oliveira