2/24/2023



                                                  VIVER  A  VI)DA  COM  DIGNIDADE


Artigo de opinião

A vida a todos pertence e ninguém é de ninguém.

A grande verdade é que as nossas vidas estão inter-ligadas, porque ninguém vive apenas para si próprio. Dependemos todos uns dos outros, enquanto Sociedade, mais ou menos organizada. Por isso estão instituídos códigos, regras e Leis, que regem as mais diferentes formas de viver, tendo sempre em linha de conta a Cultura e hábitos de vida de cada povo. Os códigos, regras e Leis a que acima me reporto, devem ser sempre observadas e são a Matriz de todos aqueles que querem viver em Liberdade, com responsabilidade. Todos os que assim vivem, por si só constituem a sã convivência entre todas as pessoas de bem! Um dos códigos mais importantes, é o respeito pela dignidade da pessoa humana. Para isso, devemos aceitar o outro, com as suas insuficiências, tolerando-o, até ao limite do tolerável.  Outro código não menos importante, é a observância estrita da Justiça . Uma Sociedade sem justiça, é algo anárquico e sem equidade !! Os valores da justiça, da honra e da educação, são apanágio das famílias estruturadas. Mas acontece que as pessoas de um modo geral, são obtusas e grande parte são iletradas, por isso muitas têm falta de educação e outras falta de escolaridade. Porém a educação não cai do Céu. A pessoa humana nasce rude e se não for educada, continuará rude pelo resto da vida. Eu afirmo que, a educação vem do berço !! Quem tem bons princípios educacionais garantidos pelos progenitores, tem consigo as bases sólidas, para uma eficaz educação superior. Esta é no meu entendimento a ferramenta mais importante para o sucesso !

A família é pois, a célula da Sociedade. Se a família tiver hábitos de vida saudáveis e comportamentos dignos, que não ponham em causa os valores elencados, o desenvolvimento da Sociedade tem eficácia assegurada. O bom funcionamento de uma Sociedade, entende-se por um conjunto de milhares ou milhões de pessoas imbuídas das caraterísticas que descrevi e o Estado deve ser o garante dessa Sociedade de valores afirmados. No meu entendimento, cabe ao Estado garantir oportunidades de igual maneira para todos. Só assim cada um terá o rendimento consoante o seu trabalho. Por outras palavras; ( trabalho igual a salário igual ).

Porém todos aqueles que auferem vencimentos superiores e os que beneficiam de lucros exorbitantes, devem ser taxados com impostos justos, de acordo com os lucros exagerados. Devem ser abrangidos por escalões de impostos, em conformidade com as suas atividades econômicas e financeiras a que estejam ligados !!


Mata Mourisca, 24 de Fevereiro de 2023


                        O  autor

             Mário  de  Oliveira.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

 

Sem comentários:

Enviar um comentário