2/14/2023


                                                      

                                                SISMO  NA  TURQUIA  E  NA  SÍRIA


Artº de opinião


No dia 06 de Fevereiro de 2023, o Mundo assistia a um brutal Sismo na Turquia e na Síria.

Desde 1939 que não se assistia a tão grave catástrofe natural.

Este Sismo de 7,8 na escala de Richter, com o epicentro nas Cidades do Sul e Sudoeste da Turquia Gatiantepe, Kahramanmaras, Hatay e ainda Karaman, Alepo e Iokenderuva, Cidade ribeirinha do Sul.

Hoje 14 de Fevereiro de 2023 passados oito dias do Sismo, já foram encontrados cerca de 46.000 mortos e milhares de feridos. Ainda não se sabe ao certo o numero total de óbitos, mas as estimativas apontam para a ordem dos 46.000.

O Mundo assiste estupefacto a estes fenômenos naturais que a ciência ainda não consegue prever. Porém, uma coisa o Presidente Turco deverá ter em atenção, nas futuras construções a erguer. O Presidente Tayyip Erdogam deve mandar super visionar as futuras construções com tecnologia adequada anti-Sísmica para evitar futuras catástrofes de natureza idêntica. Acresce mais 7.000 óbitos  na Síria até â data.

Primeiro foram as mortes resultantes da Pandemia COVI 19, depois as mortes resultantes da guerra na Ucrânia e agora estes terríveis acontecimentos que continuam a chocar o Mundo. Há quem diga já, que está chegando o fim da Humanidade.

Na década de quarenta, mais concretamente no ano de 1945, Pablo Picasso desenhava e pintava as famosas pombas brancas com um raminho de Oliveira no bico. Era o fim da segunda guerra Mundial que dizimou centenas de milhares de vidas. A Humanidade preparava-se para viver a Paz, mas a Paz tarda a chegar !!

Os homens têm de sofrer os horrores das calamidades naturais, por não conseguirem prever ainda tais fenômenos, mas podem se quiserem evitar os horrores da guerra, basta que sejam mais cuidadosos e inteligentes. Porém a soberba dos homens, leva-os a fazer cada vez mais asneiras, sobretudo no que concerne às múltiplas agressões à Natureza e também encetando disputas pela posse geográfica, invadindo territórios por razões fúteis como é o caso da invasão de Vladimir Putin à Ucrânia. Tudo isto é inadmissível em pleno Século XXI.

Mas importa dissecar neste caso concreto, sobre o Sismo que ocorreu na Turquia e na Síria, no dia 06 do corrente mês de Fevereiro, razão essencial deste artigo de opinião.

Devemos pois tirar as devidas ilações, porque em Portugal também podem ocorrer Sismos de grande magnitude, como o que ocorreu no ano de 1755, no Reinado de Dom José, em que o Primeiro Ministro era na altura Sebastião José de Carvalho e Melo, mais tarde Marquês de Pombal.

Estes fenômenos naturais, resultam de uma rutura mais ou menos violenta, no interior da crosta terrestre correspondendo à libertação súbita e inesperada de uma grande quantidade de energia, que provoca vibrações, que se propagam em todas as direções, a uma vasta área circundante. Podem ser motivadas a movimentos ao longo das falhas geológicas, que existem no contacto entre as diferentes placas tectônicas, que constituem a superfície terrestre, as quais se movimentam entre si.

Os Sismos também podem ser originados, pelo movimento das falhas existentes no interior das placas tectônicas.

Quando a atividade Sísmica é gerada no Oceano, pode ser acompanhada por Tsunamis, que provocam normalmente grandes destruições nas Estruturas costeiras ou ribeirinhas, embarcações, casas, pontes e outras infraestruturas

Em Portugal Continental, as áreas de maior risco são; O Litoral do Algarve, a Península de Setúbal e a Região de Lisboa. É pois aconselhável, edificar construções com critérios adequados de segurança anti-Sísmica, sobretudo nas zonas críticas de maior risco. Tenho dito,


Mata Mourisca, 14 de Fevereiro de 2023


                     O  autor

           Mário  de  Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário