3/20/2023

 


                                           FALECEU  UM  HOMEM  INSUBSTITUÍVEL


Artigo de opinião,

Certo dia um Filosofo francês, afirmou ao ver passar na Avenida um funeral. ( ali vai um homem insubstituível . )

O filósofo Kant, afirmou e reconhece que, ao Homem não se pode atribuir valor ( preço ) devendo ser considerado como um fim em si mesmo e em função de uma autonomia, enquanto Ser racional.

Eu digo e afirmo com toda a racionalidade que, hoje, dia 19 de Março de 2023, claudicou à corrosão do tempo e da idade, MANUEL  RUI  AZINHAIS  NABEIRO, aos 91 anos de idade, natural de Campo Maior, Alentejo.

Não foi só o Alentejo que ficou mais pobre, mas sim Portugal inteiro. A grande verdade é que RUI NABEIRO foi uma figura ímpar, uma figura icônica da nossa Sociedade. É um homem insubstituível !!

RUI  NABEIRO nasceu a 28 de Março de 1931, começou a trabalhar desde tenra idade, oriundo de uma família humilde, tendo criado as suas Empresas a pulso como se diz na gíria popular, tendo muita visão empresarial e muito sucesso. Proporcionou trabalho a milhares de empregados, não apenas de Campo Maior, mas do nosso País e não só !

Foi Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, pelo menos por quatro mandatos. Foi Laureado pelo falecido Presidente da República Dr. Mário Soares, com o grau de Comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial. Mais tarde o Sr. Presidente da República Jorge Sampaio, viria a distingui-lo também, Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique. Em 2009, a Universidade de Évora criou a Cátedra RUI  NABEIRO, destinada à proteção, da investigação, do ensino e da divulgação Científica, da área da Biodiversidade.

RUI  NABEIRO, foi um homem com visão Empresarial, humanista, firme, paciente, inteligente, tranquilo, amigo de todos! Perto muito perto da virtude total. Durante a sua vida tentou com sucesso imitar todas as boas pessoas que com ele conviviam e quando encontrava alguém menos bom no seu percurso, examinava-se a si próprio e tornava-se cada dia melhor !!

Reitero assim a minha afirmação que MANUEL  RUI  AZINHAIS  NABEIRO, ficará para sempre vivo nos Espíritos de todos os Portugueses. O seu corpo claudicou, mas o seu Espírito ficará para sempre vivo, como o estão os seus pares ; Beethoven, Tom Jovim, Ayrton Senna, Ghandi, Frank Sinatra, Garrincha, os Beatles, Jorge Amado, Pelé, Paul Newman, Albert Einstein, Picasso e Zico !! Ainda hoje o Flamengo e o Povo Brasileiro, continuam órfãos deste grande jogador. !

Eu próprio derramei as minha lágrimas várias vezes, pela perda física de RUI  NABEIRO. Ele será lembrado como grande amigo e Pai das gentes de Campo Maior e não só. Tenho dito,


Mata Mourisca, 19 de Março de 2023


                         O  Poeta

                Mário  de  Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário