3/13/2024

 

                                                            GREVES  POLITICAS 



Artigo de opinião



Caros Concidadãos, amigos e leitores do meu blogue. Hoje o assunto escolhido, são as greves e as motivações Sindicais para as Decretarem .

Como toda a gente sabe, está plasmado na Constituição da Republica Portuguesa no Artigo 392/74 o Direito à greve.

Normalmente parte-se para a greve, quando determinado Grupo ou Sector de Actividade da vida Nacional se sente " njustiçado " por motivos salariais, condições inferiores de trabalho, atrasos nos pagamentos dos vencimentos ou horários de trabalho excessivos, fora daquilo que a Lei prevê .

Notei que a partir de Outubro passado, logo após a conhecida demissão do Sr. Primeiro Ministro António Costa, que o País ficou de repente numa excitação frenética, diria mesmo em histeria colectiva !! Sucederam-se as greves e mais greves ; eram os Caminhos de Ferro, os Médicos, os Enfermeiros, os Professores, os trabalhadores da TAP, os funcionários Públicos e outros que agora não me ocorre. Têm havido imensas reivindicações, com imenso prejuízo para a Economia.

Porem agora que a AD ganhou as Eleições, parece estar tudo normalizado ! Acabaram-se as greves, acabaram-se as listas de espera nos Hospitais, tudo parece calmo !! Acabaram-se as greves as reivindicações. Parece estar tudo agora em harmonia. Mas atenção que a AD de Montenegro ganhou as Eleições, mas tem apenas só dois Deputados a mais que o PS. O Luís Montenegro começou logo a fazer a Festa da vitória na noite do dia 10 de Março, abriram-se as garrafas de champanhe, comeram-se os cabritos assados, os " leitões " e os camarões e ainda partiram o bolo da vitória !!

Só espero que a Festa e a ilusão desta vitória curtíssima, dure pelo menos até ao próximo dia 20 do corrente Mês. Quem sabe se o Sr. Luís Montenegro não irá ter uma grande surpresa ? É que os votos dos nossos emigrantes todos os dias estão a chegar ao País. ( Diz o Povo que, até ao lavar dos cestos é vindima. ) Só no dia 20 deste Mês de Março é que o Sr. Presidente da República irá indigitar o Partido que formará governo.

Voltando ao tema das Eleições Legislativas, tenho fortes razões para pensar, que as greves que tem havido, na sua maioria tiveram motivações politicas. Por isso eu digo ; ( cada Povo tem o governo que merece. !! Tenho dito,


Mata Mourisca, 13 de Março de 2024


                 O  autor

       Mário  de  Oliveira 

Sem comentários:

Enviar um comentário