ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2024
Artigo de Opinião
Caros amigos, Concidadãos e leitores do meu blogue. O assunto que hoje escolhi, é como o título indica, as próximas Eleições Legislativas que se irão realizar no próximo dia 10 de Março. Estamos em plena Campanha Eleitoral. Ligo a Televisão, é só política, ligo a Rádio do meu automóvel e é mais do mesmo ! Politica !! Só se ouvem promessas e mais promessas e depois já se vê, é o costume; ( uma mão cheia de nada ). Eles sabem que estão a falar para um Povo humilde e pouco politizado, por isso pugnam no aspecto e nas boas palavras ! Mas as boas palavras não " poem "pão na mesa ! Porque alguns " politiqueiros " oferecem o que sabem que não ( teem, ) e nem vão cumprir.
Ainda não apareceu em Portugal alguém a pensar a sério numa vida de Justiça Social, desde o dia 25 de Abril de 1974. É preciso criar as condições para termos uma Sociedade justa porque a Justiça produz equilíbrio. Haverá sempre ricos e pobres, mas deverá aparecer alguém na politica que queira fazer menos ricos e menos pobres. Isto deverá acontecer a curto a médio e a longo prazo. É preciso negociar com os Professores, dando-lhes as condições de trabalho de que carecem. É importante resolver o diferendo da classe Médica, negociando condições salariais e de trabalho. Sabemos que temos poucos Médicos, mas Governar não é deixar andar! É preciso que o Governo se imponha ao " loby " dos Médicos e negociar com as Universidades a Formação de novos Profissionais de saúde e inclusive convidar Médicos do estrangeiro nomeadamente de Cuba que tanta falta fazem no nosso País. É preciso criar condições de trabalho às nossas Forças de Segurança . Um Agente da Polícia bem pago é um trabalhador e servidor satisfeito que é de certeza insubornável ! Os Agricultores são os parentes pobres da nossa Sociedade, ainda eu era criança já ouvia dizer; ( A Agricultura é a arte de empobrecer alegremente ). Isto é a pura verdade, há poucas semanas um produtor de maçã declarou ter vendido a sua produção a vinte cinco " cêntimos " o quilo e a mesma maçã estava a ser vendida numa Grande Superfície a dois euros e meio. Aqui reside a injustiça !! Quem Governa deve cuidar bem de situações desta natureza. É preciso que haja uma divisão equitativa da riqueza !! Quem estiver no poder deve proporcionar condições de vida a quem trabalha e produz.
As famílias em Portugal estão a ficar cada vez mais descapitalizadas e consequentemente endividadas ! As consequências estão bem à vista; ( os jovens casais querem ter filhos mas não podem ). A maioria recorrem ao aborto porque o Orçamento é magro e a educação de um filho fica cara, se adicionarem esse encargo à prestação ou à renda da casa ao combustível do Automóvel, à alimentação e outras despesas e encargos. Conheço casos gritantes em que os filhos vieram agravar as situações de vida e depois surgem os divórcios. Destes divórcios resultam milhares de crianças ( órfãos de pais vivos ) !!
Alguém a curto médio prazo deve pensar neste problema a sério ! A demografia em Portugal é muito baixa. A continuar as coisas como estão, daqui por vinte anos as nossas Populações não passarão de uns meros oito nove milhões de habitantes. Somos um País de velhos a começar por mim !! Actualmente os velhos todos recebem uma reforma, mas devido à idade nada produzem ! Eu pergunto;( Quem vai no futuro garantir a sustentação da Segurança Social ? ) Os jovens são mal remunerados em Portugal e fogem para o estrangeiro, mas Formaram-se nas nossas Universidades e o " herario " Publico garantiu a sua educação e Formação. É pois necessário regular isto. Estes jovens vão produzir riqueza para outras economias em detrimento da nossa.
Tudo isto para dizer que nesta Campanha Eleitoral era importante que os políticos falassem destes assuntos e nós ficássemos com a convicção que estas políticas seriam mesmo postas em prática .Oiço muito ruído, insultos, palavreado estéril e fica-se com a convicção que os políticos se querem governar e não governarem-nos.
A minha mãe cozia o pão mas precisava de lenha para aquecer o forno, precisava de agua de qualidade e de farinha, da pá para enfornar o pão do sal e dos fósforos para acender o fogo. Se um destes elementos faltava, não havia pão. Toda a operação ficava comprometida !!
No próximo dia 10 de Março devemos votar no Partido Político que nos ofereça melhores garantias para o novo próximo futuro colectivo.
( Certo dia na minha Aldeia constatei que um velhinho passava os dias sem nada fazer sentado à porta. Reparei na chaga que ele tinha numa das pernas, coberta de moscas. foi então que lhe disse; porque não enxota essas moscas que estão poisadas nessa ferida? A resposta não se fez esperar e disse; Amigo se eu enxoto estas que já "teem " a barriga cheia, " veem "para cá outras famintas que até me comem vivo. Tenho dito,
Mata Mourisca, 10 de Fevereiro de 2024
O autor
Mário de Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário