11/08/2023

  


                                                       A  MORTE  É  ÚNICA  CERTEZA



Amigos e leitores do meu blogue. Hoje vou falar-vos sobre a morte. Na nossa cultura Ocidental, os nossos valores podem ser questionados comparativamente a outras Culturas e até certo ponto questionaveis os nossos pontos de vista. Todos nós deviamos viajar mais, para tomarmos contacto com outros Povos e outras culturas do Planeta. Assim era possivel valorizar a vida, consoante ela deve ser viviva !

Por exemplo na nossa Cultura, a morte assusta-nos imenso ! Assusta-nos mais a morte do que a vida. Assusta-nos imenso perder um filho,, uma mãe, um pai, ou simplesmente um  amigo. Ficamos muitíssimo assustados quando ouvimos na Comunicação Social a notícia que na guerra já morreram dez ou vinte mil pessoas. Porém não nos lembramos que essas pessoas teriam de morrer de qualquer maneira. Se cai uma Aeronave, ou descarrila um comboio, reagimos da mesma maneira, mas temos de pensar que essas pessoas quando nasceram ficaram de imediato candidatas à morte. Recentemente ouvimos dizer que no Médio Oriente, mais concretamente na Faixa de Gaza faleceram já milhares de mulheres e crianças. Mas eu digo e afirmo; essas pessoas tinham que morrer !! E os homens onde estavam quando essas mulheres e os filhos morreram?

Nós neste contexto devemos questionar é a forma como se morre !! Morte natural? Morte acidental? Esta é a grande diferença . Cada vez se morre mais de morte acidental. Porquê ? Porque o Ser Humano é insatisfeito por natureza. Na busca de uma vida de maior qualidade, procura meios de vida cada vez mais arriscados. Inventa Aeronaves cada vez mais sofisticadas, mas também faliveis, inventa todo o tipo de Máquinas sofisticadas para trabalhar a terra, visando mais e mais produtividade mas igualmente faliveis, inventa uma panóplia de armas para a guerra, igualmente falíveis. Porquê ? Porque tudo o que o Homem inventa, tem implícito o defeito do Ser Humano !! O Ser Humano, não é capaz atingir a perfeição!!

Mas voltando ao tema da Morte, sim ela é certa,e é a única certeza que temos ! Porém a nossa mentalidade Ocidental às vezes parece-me um pouco estranha, senão vejamos; ( A maior parte da nossa População, tornam~se ao longo da vida " escravos do dinheiro " ) Passam a vida a dar cabo da saúde e a poupar dinheiro e depois na prática acabam por não poupar nada porque constroem autenticos Palacêtes de milhares de euros e que ficam a pagar aos Bancos e em muitos casos durante a vida ativa não conseguem pagar e o legado que deixam aos filhos são dívidas. Instalou-se na nossa Sociedade uma espécie de paranoia, uma loucura a que dou o nome de ( mania das riquezas ). Aperta-se muitas vezes o cinto para pagar a prestação da casa ou do Automóvel, porque se vive acima dos rendimentos familiares.E depois? Depois resta-ños uma Sociedade marcada pelo desamor. Estalam os desentendimentos, a chamada violência doméstica e os divorcios. Eu pergunto ? Isto é vida? Tudo por causa do dinheiro ! Famílias destruturadas com filhos que antes já estavam mal, passaram a ficar pior.

O Ser Humano atual, é cada vez mais destituido de valores Espirituais, porque os valores materiais tornam as pessoas cegas. As pessoas em geral devem saber equilibrar os valores materiais aos valores Espirituais, para que consigam um equilibrio para um futuro assegurado.

Finalmente resta dizer que a morte física é apenas uma consequencia natural da vida !! A morte é certa, embora em certos casos possa ser prolongada consoante os casos e até consoante as pessoas o seu estado económico e social.

Ainda para terminar este artigo de opinião, devo dizer apenas que a morte física é apenas uma consequência da vida e tudo o que nasce morre !! Tenho dito,


Mata Mourisca, 08 de Outubro de 2023

                   O  autor

           Mário de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário