A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Artigo de opinião
Caros amigos e leitores do meu blogue. Hoje o tema que vou levar até vóz, é exatamente a Formação Profissional, ou a falta dela.
Aqui há uns anos atrás existiam nas Escolas Secundãrias, Cursos de Formação Profissionais relacionados com diversas actividades e necessidades da Economia Nacional.
Estes Cursos de Formação eram e são tão interessantes como necessários. Os Senhores " iluminados " da Ciência, resolveram acabar com esse tipo de Formação que tanta falta faz ao País. Porquê ? Porque os alunos ao acabarem os estudos secundários, ficavam preparados e mais hbilitados para exercerem as suas profissois. Esses Cursos médios de que falo, proporcionavam aos novos profissionais qualificação em muitas àreas, nas mais diversas actividades profissionais !!
Atualmente, é frequente encontrarmos pessoas com pouca formação profissional ou mesmo sem nenhuma formação. O Patronato vai-se socorrendo assim de mão de obra barata, sem nenhuma formação ou qualificação, em detrimento do consumidor e dos direitos que os mesmos têm de serem bem servidos. Qualquer pessoa é colocada no atendimento, desde que seja barato e deligente !
Há uns anos atrás, era exigido um Boletim de Sanidade, para todos os que manuseiam refeições, que as confeccionam, que as servem e até as bebidas e afins. Agora qualquer pessoa é empregado de balcão, qualquer pessoa serve refeições às mesas ! Hoje em dia, basta ter um palmo de cara e um sorriso de orelha a orelha, para se ser repcionista, empregado/a de balcão, empregado/a de mesa !! E a formação profissional, pergunto eu ? Ultimamente é frequente encontrarmos pessoas na Indústria Hoteleira, que a sua vocação seria adequada ao pastoreio de animais e nunca à Industria Hoteleira. Tenho dito,
Mata Mourisca, 12 deSetembro de 2023
O autor
Mário de Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário