6/11/2023

 



                 DIA 10 DE JUNHO. DIA DE PORTUGAL E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS



Artigo de opinião


Hoje é o dia 10 de Junho de 2023. É o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas espalhadas pelos quatro cantos do Mundo !!

   Todos os anos neste dia, estas festividades são sempre inaltecidas e o ponto mais alto é sempre a Homenagem aos Portugueses, Militares e civis que deram a vida pela Pátria-Mãe. Há também o discurso do Sua Excelência o Senhor Presidente da República e ainda o desfile dos tres Ramos das Forças Armadas em parada !

   Este ano e pela primeira vez, as festividades aconteceram na Cidade de Peso da Régua. Foi a primeira vez na nossa história democrática. Sim, foi a primeira vez que este evento teve lugar em terras do Douro vinhateiro, lá bem em Trás os Montes no Distrito de Vila Real.

   Imagino o critério adotado para a escolha desta Região tão longinqua; creio que terá a ver com a descentralização tanta vez " badalada ".  Mais adiante tentarei explicar melhor o que penso sobre a ideia. Todos os anos eu assisto pela televisão a este evento e gosto de observar todos os movimentos das referidas festividades, que me trazem boas recordações, de tempos que já lá vão !! Porém o dia de hoje, fica marcado e assinalado pela negativa e devo dizer o seguinte; ( É já tempo dos Portugueses interiorizarem, observarem e porem em prática a verdadeira Cidadania. ) Devem adotar outras maneiras de estar, formas de educação e de respeito . O respeito é muito lindo e quem não respeita, não quer ser respeitado.

   Neste dia de extrema importancia para Portugal e para as Comunidades de expressão Portuguesa, não era por certo o dia indicado para se fazerem manifestações, nem reivindicações e muito menos dirigir "apupos" ofensivos aos Orgãos de Soberania !! Mais uma vez foi deprimente a imagem que passamos para o estrangeiro. Lembro que o Sr. Ministro das Infraestruturas João Galamba, esteve no evento a convite, tal como outras entidades e autoridades, a fim de participarem nas festividades do dia de Portugal com toda a dignidade. ( É tempo pois, de ganharmos vergonha e termos respeito pelas pessoas , pondo em prática a verdadeira Cidadania ). Há infelismente na nossa Sociedade bolsas de ignorantes, que se dizem letrados, que não querem a Liberdade, mas sim a libertinagem. No nosso País há muita reivindicação e pouco trabalho. Há também muita Comunicação, mas pouco assertiva, há muitos anos de escolaridade e pouca literacia !!

   Não nos devemos nunca esquecer, que a Liberdade é para todos e não apenas para alguns. Finalmente eu afirmo veementemente; ( A nossa Liberdade começa sempre onde acaba a Liberdade dos outros, dos que são nossos semelhantes. ) Melhor dizendo; a Liberdade tem sempre a seu lado a responsabilidade.

   Para terminar vou apenas lembrar os Portugueses de uma Lei emanada há cerca de seis anos atrás ; Essa Lei, deu origem ao fecho de todas as Escolas com menos de vinte alunos. Eu digo e afirmo que a referida Lei foi inconsequente e despropositada, pois que obrigou a fechar muitas Escolas no País, sobretudo nas àreas rurais. Assim, os pais desses alunos foram obrigados a procurarem trabalho e habitação nos Centros Urbanos.

   Sua Excelência o Senhor Presidente da República ao marcar estas festividades para terras do Douro e Peso da Régua, quiz apenas indicar ao Executivo, que Portugal precisa urgentemente de uma descentralização !! Tenho dito,


Mata Mourisca, 10 de Junho de 2023


              O  autor

      Mário  de  Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário