10/23/2022



                                                     GOVERNO  RICO  POVO  POBRE



     O governo de Portugal de maioria absoluta, atualmente a governar, decide e tem decidido a seu belo prazer no Parlamento, a vida política da Nação.

     Numa resolução recente, partiu umas " fatias de pão", transformou-as em migalhas e atirou-as ao Povo faminto !! Tentando assim mitigar a fome dos Portugueses ! Sim isso mesmo que leram e repito; a fome dos Portugueses.

     No tempo da ditadura de António Oliveira Salazar, era comum ele dizer a formula para fazer face à pobreza daquele tempo; ( aos pobres damos a cana de pesca e eles que pesquem o peixe para comerem.) Porém as coisas não são tão lineares assim como à primeira vista parecem. A pergunta que importa fazer é a seguinte; ( alguém com fome, tem paciência e alento para pescar seja o que for? ) Algum professor por muito competente que seja, conseguirá ensinar com sucesso a matéria aos alunos com fome e com frio? Esse professor, terá no final do ano letivo resultados positivos? Duvido que isso aconteça nas condições que descrevi !!

     Estamos a vinte e dois de Outubro de 2022 e desde o passado mês de Fevereiro em que a Rússia invadiu a Ucrânia, dando origem à guerra que atualmente é uma realidade que, os preços dos produtos e mercadorias têm subido em flecha, particularmente os combustíveis, provocando uma inflação há muito não vista nas economias Europeias, dando origem à subida brusca das taxas de IVA. Assim, o governo do Dr. António Costa, tem recebido através do Ministério das Finanças, avultados montantes, provenientes das taxas associadas aos produtos transacionados, mercadorias e que são adquiridos pelos consumidores que somos todos nós! Isto traduz-se em centenas de milhares de euros, que nós os consumidores temos de desembolsar todos os dias, se não queremos morrer de fome !!

     Com a subida abrupta dos preços dos combustíveis, todos os agentes econômicos estão a ser forçados à subida dos preços dos produtos e mercadorias, porque os transportes têm de subir e o resto acontece por arrastamento. Mas quem tudo paga é o Povo trabalhador !!

     Por tudo o que elenquei, importa questionar o trabalho do Sr. Primeiro Ministro e do governo de Portugal, porque ninguém está acima da Lei, segundo reza a nossa Constituição . Vejamos então; ( Há bem pouco tempo, o Dr. António Costa, na qualidade de Primeiro Ministro de Portugal, deslocou-se à Ucrânia) fazendo uma doação de duzentos e cinquenta milhões de euros, para ajudar a custear a guerra. No meu entendimento, esta atitude, terá sido pouco pensada, pouco assertiva e não fundamentada. Não sou contra à ajuda à Ucrânia, mas penso que Portugal deve fazer isso em bloco com os outros parceiros da Comunidade Europeia.

     Em Portugal há milhares de reformados e pensionistas, com pensões de miséria e outros tantos milhares de Portugueses a passarem fome e muitos até desalojados!!

     Assim atrevo-me a afirmar, que há uma grande falta de Liberdade em Portugal, ou seja, há uma falsa liberdade imposta pela ditadura de uma "esquerda" cada vez mais radicalizada !! Cerca de 90% dos Portugueses, vivem condicionados pelos baixos rendimentos. Desta feita, é como se todos nós tivesse-mos uma " pulseira eletrônica  na perna " a regular o espaço físico até onde nos podemos movimentar fisicamente. O governo atual do Dr. António Costa, sabe fazer isso muito bem! Não alterando as taxas de carbono sobre os combustíveis, limita a ação e a Liberdade de todos nós. Porque qualquer agregado familiar, precisa de utilizar um veiculo nas suas deslocações. Longe vai o tempo em que o automóvel era um luxo. Hoje em dia, o automóvel é uma ferramenta indispensável.

     Sr. Primeiro Ministro António Costa, com este modelo de governação, Vª Excelência está a criar uma Elite privilegiada e minoritária, em detrimento de uma maioria laboriosa, mais ou menos submissa, que gera riqueza. Mas a maioria absoluta que tem no Parlamento, não significa ( poder absoluto ). Assim o disse o Sr. Presidente da Republica a quando da sua eleição!!

     Sr. Primeiro Ministro, é certo e sabido que tem vários projetos megalômanos para realizar, como sendo o novo Aeroporto de Lisboa, o TGV, uma nova ponte sobre o Tejo, compra de uma nova frota para a TAP, compra de aeronaves para a Força Aérea Portuguesa e outros. Porém, deve pensar também no Povo obreiro e trabalhador.

     Dito isto, resume-se em duas palavras tudo o que escrevi neste artigo de opinião; má para não dizer péssima governação para a maioria do nosso Povo !! Tenho dito,



Mata Mourisca, 23 de Outubro de 2022

                   O autor

     MÁRIO  DE  OLIVEIRA

Sem comentários:

Enviar um comentário