11/28/2021

                                                              PORTUGAL


       -                            O  PASSADO  O  PRESENTE  E  O  FUTURO


Caros leitores e amigos do meu blogue. Hoje resolvi escrever sobre o passado, o presente e o futuro da nossa vida colectiva, enquanto Sociedade Civilizada, que acredita no futuro.

     Costuma-se dizer que todos nós temos o nosso passado, mas também o presente e o futuro. Mas o importante e que, por muitos erros que tenha havido no nosso passado, importa agora que nós olhemos para o nosso futuro colectivo com fé, convicção e mestria; Nós Portugueses, temos à nossa frente um futuro promissor. De verdade vos digo; estamos no rumo certo, inseridos numa conjuntura europeia, alavanca-dos pelas sinergias da Comunidade Europeia, orientados que somos por uma nova filosofia de vida.

     É verdade, que temos tido ao longo da nossa História, más decisões, por não termos políticos à altura. Somos pouco competitivos e normalmente não ficamos felizes quando vemos alguém a salientar-se. Em lugar de tentarmos superar os talentos, temos nos preocupado em derruba-los. Isto tem um nome, que aqui não quero dizer.

     Devemos nos orgulhar do nosso passado! Das coisas boas, e das menos boas. Mas o nosso orgulho deve ser de tudo o que fizemos de bom no passado e no presente.

     Até agora Portugal tem sido refém dos combustíveis fósseis. Sempre sujeitos aos preços do crude nos mercados Internacionais, pois sabemos quão importantes têm sido para manter a nossa economia a definhar. Porém actualmente, já dispomos de muitas energias alternativas. Eu digo que a conjuntura Mundial está a começar a ser favorável a Portugal. De repente o Mundo começa a acordar para os efeitos nocivos do C O - 2  e dos efeitos de estufa provocados pelas Centrais a carvão. Tudo isto nos irá projectar a médio e longo prazo, na senda do progresso económico e social. Porque temos ao nosso dispor múltiplas fontes energéticas. Temos muito sol e portanto podemos explorar muitas Centrais foto-voltaicas, também temos muitos ventos predominantes pelo que podemos dar continuidade à exploração de energia " heolica " e outras como as ondas do Mar. Já que temos uma linha de Costa bastante extensa.

     É certo e sabido que as reservas de lítio na Mina do Barroso, podem reduzir em 100 milhões de toneladas as emissões de CO-2 na atmosfera. Este mineral, tem variadíssimas aplicações a saber; Acumuladores de energia eléctrica, baterias de telemóveis e outras como sendo a Medicina. No meu entendimento, devemos explorar este mineral incentivando em primeiro lugar a Industria na Região de uma Fábrica de baterias para apoio aos veículos eléctricos.

     Porquê Portugal tem que dar sempre de mão beijada ao estrangeiro, aquilo que podemos e devemos fazer nós ? Fica sempre a ideia que em Portugal não temos empresários à altura para desenvolver o sector terciário. Assim eu pergunto; Para quê as Universidades que temos em Portugal? Andamos a formar quadros técnicos para servirem os estrangeiros? É tempo de dar um novo rumo ao nosso país !! Precisamos de gerir e administrar os nossos recursos naturais.

     Há uns anos a esta parte e desde que perdemos o controle da EDP a energia hídrica sofreu custos pesados para os consumidores; um agregado familiar pagava cerca de 30 a 40 euros mensais. Actualmente, ronda em cerca de 70 euros esse encargo. Podia deixar aqui múltiplos exemplos de má governação, como a entrega das telecomunicações às multinacionais. Cito aqui o contrato que o nosso governo fez com a Altíce. Esta multinacional francesa fez um contrato com o governo português no sector das telecomunicações e no momento em que precisamos de as utilizar não se conseguiu. Agora pergunto eu; Quem se responsabiliza pelas dezenas de mortes que aconteceram em Pedrógão Grande devido a este falhanço? Os portugueses não são todos ignorantes. É certo e sabido, que as comunicações para serem seguras. têm de ter os cabos eléctricos enterrado em valas no sub-solo.

     Temos e devemos de acreditar em nós próprios, nas nossas potencialidades. Somos um país pequeno, com uma situação geográfica excelente, facilmente governável. Temos muito que aprender até com os Povos que colonizamos durante centenas de anos. Somos um país com um potencial turístico invejável. há uns anos desloquei-me ao nosso país irmão, o Brasil. Ali se aprende como se explora o sector do turismo.

     Antes de terminar este artigo de opinião, é imperioso mencionar uma fase negra da nossa vida colectiva. Os Movimentos de Libertação de Angola, Moçambique e Guiné, só optaram pela luta armada depois do governo da altura lhes ter negado o direito à Auto-determinação e Independência. Aqui tivemos mais uma vez uma má decisão. O governo da altura encabeçado pelo Dr. António de Oliveira Salazar, iniciou uma guerra, que se traduziu em centenas de mortes e milhares de feridos, para não falar nos avultados prejuízos materiais. Este foi sem dúvida um enorme erro político, que iria dar lugar ao golpe de Estado do dia 25 de Abril de 1974.

     Actualmente vive-se em Portugal outra situação de impasse; Vamos para Eleições Legislativas no dia 30 de Janeiro de 2022. Numa fase em que ninguém esperava que tal acontece-se. No meu entendimento, apesar dos efeitos nefastos da " Pandemia " Portugal estava na rampa de lançamento para uma nova ordem económica e financeira. O Sr. Presidente da República viu-se na contingência de dissolver a Assembleia da República, porque o Partido do governo perdeu todo o apoio da Assembleia.

     Tudo isto resultou na falta de visão política do Partido do governo, porque confiou no Partido Comunista, com o qual fez uma aliança e viria a resultar em traição. Todos sabemos que o Partido Comunista, é uma Célula formada politicamente na antiga União Soviética e que está politicamente ultrapassada e nada tem a ver com o nosso sistema Social. O Partido Comunista Português, importou da Rússia para Portugal, a filosofia política de Carl Marx e Lenine. Espero que o Partido Socialista tenha aprendido esta lição e não torne a cair noutro engano.

     No domingo dia 30 de Janeiro de 2022 haverá Eleições Legislativas livres e Democráticas em Portugal, pelo que é importante para nosso futuro passar a haver uma maioria governativa que traga ao país estabilidade governativa ! Se essa estabilidade tiver de ser com a ajuda do PSD que seja. Mas que traga segurança aos Portugueses. É tempo de encontrarmos um rumo certo para a nossa vida colectiva. Estamos inseridos no Mercado Comum Europeu e por essa razão temos de " arrumar a nossa própria casa ", para que a breve trecho possamos sair do " sufoco " com a nossa Economia a superiorizar-se ao resto dos nossos parceiros Europeus. Tenho dito,


                                O  autor

                      Mário  de  Oliveira


Mata Mourisca, 29 de Novembro de 2021

11/23/2021



                                                   AS  ROSAS  TAMBÉM  TÊM  ESPINHOS



Não há sol como o de Fevereiro

Nem luar como o de Agosto

Não há amor como o primeiro

E não há gosto sem desgosto !!

As rosas vêm das roseiras

As roseiras têm espinhos também

As roseiras se verdadeiras

Estão prontas a picar alguém !!

Mães casadas e mães solteiras

Duas maneiras de ser mãe

As lágrimas das mães solteiras

São das casadas também !!

Para a mulher ser emancipada

Não precisa de ser casada

Ela põe todo o sentimento

E o seu amor no seu " rebento " !!

Seja casada ou solteira

Eu comparo a mulher à roseira

Porque ela quando zangada

Pica e fere de igual maneira !!

Mas as mulheres bem tratadas

Dão-nos o perfume de jasmim

Sempre prontas a serem amadas

Eu já escolhi uma para mim !!


                O  autor

      Mário  de  Oliveira

Mata Mourisca, 23 de Novembro de 2021 

11/18/2021



                                                          A  ÁGUA  É  O  SANGUE  DA  TERRA



Está Chegando a noite e o ciclo do dia encerra

Sinto muita sede porém não há calor

A água é um líquido vital e é o sangue da terra              

A água "mata a sede" e não tem sabor !!

A água é uma vital fonte de vida

Sem água nós não vivemos

Sendo enriquecida ou nascida

Nós sem beber água morremos !!

Se o homem assim continuar

Poluindo a Mãe-Natureza

Será tarde para acordar

Porque já se vive na incerteza !!

O homem terá que ir buscar ao Mar

Enormes porções de água salgada

Porá máquinas a " desçalinizar "

Numa ânsia nervosa e continuada !!

Todas as nascentes irão secar

Ribeiras e rios deixarão de correr

Os homens irão guerrear e disputar

Os pontos de água até morrer !!


             O  autor

  Mário  de  Oliveira


 Mata Mourisca, 18 de Novembro de 2021

11/17/2021



                                                                 A  POBREZA  E  A  RIQUEZA


     Caros amigos e leitores do meu blogue. Hoje, como o título indica, o tema é a pobreza, a riqueza e as suas causas e consequências. Resolvi escolher este tema, porque toda a gente sabe que a pobreza é uma imensa chaga da nossa Sociedade e não só.

     Eu particularmente penso que a pobreza faz parte dos modelos económicos onde impera a força do capitalismo, ou seja; onde o capital é a "mola real". Mas a pobreza tem muitas causas e é uma espécie de estigma quase em todas as Sociedades onde existem desigualdades sociais.

     Há que reconhecer que em Portugal existem imensas assimetrias, pelo que a pobreza é realmente um facto indesmentível. Mais do que isso; ( a pobreza e a riqueza ) são de carater íntergeracional .

     Há cerca de cinquenta anos a trás, era comum os pobres casarem com outros pobres e os ricos procuravam ligações matrimoniais com pessoas abastadas ! Assim se juntava a riqueza com a riqueza e a  pobreza com a pobreza !! Nesse tempo a que me reporto, já dizia a minha a minha visavó ; ( Quem não rouba e não herda, nunca vale uma merda ! ) Em boa verdade eu digo; ( Quem nasceu para "lagartícha" nunca chega a jacaré !! Conheço pessoas em certos lugares, que preferem que lhes chamem ladrões e não pobres ! Porém a moeda tem sempre duas faces; ( Os pobres existem para servirem os ricos, tornando-os cada vez mais ricos e por outro lado os ricos, supostamente deveriam servir os pobres e nunca servirem-se deles !! )

     Já no século XVII o Padre António Vieira, em terras brasileiras do Estado do Maranhão fazia assim o famoso discurso aos peixes, perguntando: ( Quantos " peixes " pequenos eram necessários para alimentar um "peixe" graúdo. Naturalmente que este Padre Jesuíta, lutador pelos direitos dos Índios que na Região eram explorados pelos colonos seus concidadãos. Ele o Padre, referia-se não aos peixes mas sim às pessoas! A mesma coisa seria dizer: ( Quantos pobres são precisos para fazer e alimentar um rico). Por tal razão, eu digo que a pobreza resulta da exploração do homem pelo homem e das formas de actuação das Sociedades. É pois urgente repensarmos o nosso modelo Social e não termos receio de votar naquele Partido político que nos dá garantias de uma governação para quatro anos. A pobreza resulta das formas de actuação da Sociedade !! Por outro lado, os divórcios, as doenças e o desemprego, são por si só, os caminhos certos para a pobreza. As estatísticas informam que em Portugal, um quinto da população é pobre. Aqui estão incluídos todos aqueles que têm apenas empregos precários, cujos salários são manifestamente insuficientes, para suprir os encargos de um agregado familiar !! As estatísticas são ainda mais rigorosas, quando nos informam que, a situação de pobreza em Portugal, é da ordem dos 15 a 17% equivalente a cerca de um milhão e seiscentas mil pessoas.

     A entrada precoce nos mercados de trabalho e o abandono dos estudos, são algumas das principais razões que levam à pobreza. ( A pergunta que importa fazer é a seguinte: A quem interessam realmente tantos pobres? A resposta é óbvia. Interessa aos ricos e às religiões. Havendo muitos pobres, haverá sempre mão de obra barata. Por outro lado, as religiões aproveitam-se da fragilidade destas pessoas desfavorecidas e procuram alimentar os seus Espíritos, porque não havendo dinheiro, as pessoas agarram-se à Fé.

     Depois de lerem este artigo de opinião, não faltará quem me apelide de anti-Cristo. Não, não sou nada disso. Sou um homem de muita Fé e acredito que Jesus não aprova a exploração do homem pelo homem !! Tenho dito,


                                O  autor

                      Mário  de  Oliveira

Mata Mourisca, 17 de Novembro de 2021

11/16/2021

 


                                                                 O  MEU  CASARÂO


Hó ! Luar da meia noite

Que iluminas o meu jardim

Por favor ilumina o meu amor

Para que venha até mim !!

Vivo num enorme casarão

Eu no silêncio do meu quarto

Detesto esta grande solidão

Vou ficando cada vez mais farto !!

Ora sozinho no rés do chão

Ou sozinho no primeiro andar

Não me sinto bem na confusão

Mas quero ter com quem falar !!

Sinto a vida a se esgotar

Sou um mar de maré vazia

Quero viver e saborear

Amar muito em alegria !!

Creio estar para breve o dia

Da minha nova União

Lá longe bate um coração

Lá nas terras de Vera Cruz !!

Jesus nos irá Abençoar

Porque é essa a nossa vontade

Só queremos viver e amar

Amar muito em Liberdade !!

Ela é natural do Maranhão

Esta guerreira sem igual

Virá de Manaus de avião

Para Lisboa em Portugal !!


               O  autor

     Mário  de  Oliveira


Mata Mourisca, 16 de Novembro de 2021

11/12/2021



                                                              A  ALEGRIA  TAMBÉM  CURA


Cura-te pisando com os pés descalços e sentindo o fresco toque da terra

Cura-te com os Divinos raios do Sol e com a luz diáfana da Lua

Cura-te com as plantas raras e únicas que só nascem na serra

Porque a nossa cura virá da maravilhosa Luz que vem do Céu da nossa Rua !!

Cura-te com as aguas da cachoeira dos ribeiros límpidas  e correntes

Cura-te com o piar dos pássaros e da brisa fresca do Mar

Cura-te com a partilha aos mendigos que te olham tristes e carentes

Cura-te agradecendo a Deus o ter-te dado o Dom para poderes amar !!

Cura-te com as pétalas das rosas dos vastos jardins em flor

Cura-te com o afago e o carinho da pessoa querida e amada

Cura-te com o sorriso da criança que é amamentada com amor

Cura-te em qualquer idade porque na vida é sempre madrugada !!

Cura-te agradecendo ao nosso Deus que te fez diferente

Cura-te Orando e tomando banhos com as aguas salgadas do Mar

Cura-te agradecendo a Deus por seres tão inteligente

Cura-te agradecendo a Deus por seres capaz de sofrer e amar !!

Cura-te com o perfume do alecrim e da saída do beco da solidão

Cura-te fugindo da tristeza evitando assim o conflito e o tédio

Cura-te ouvindo sempre a voz da tua rica intuição

Cura-te fugindo da tristeza porque a alegria é o melhor remédio !!

Cura-te e faz tudo mas tudo o que deves fazer

Cura-te minha irmã e meu irmão e coloca o teu relógio a despertar

Cura-te porque Deus te deu um cérebro com imenso poder

Cura-te praticando o bem banindo o mal em gestos de amar!!


                    O  autor

          Mário  de  Oliveira


Mata Mourisca, 12 de Novembro de 2021

11/10/2021



                                                        LEMBRANÇAS  DA  PANDEMIA



Foram milhares a enterrar embrulhados em lençóis

Os outros os resistentes os considero iluminados

Os que ficaram são os mais crentes e mais heróis

 Esta " escolha" deixou vivos os mais abençoados !!

Vamos viver agora a Liberdade e não a libertinagem

Porque nada mais é igual neste tempo fora de tempo

Porque os abusos só nos trouxeram desvantagens

Não queremos viver agora noutro confinamento !!

Vivia-se apenas e quase só o prazer do momento

Esqueciam-se muitas vezes os reais valores

Ignoravam-se muitas vezes os verdadeiros sentimentos

Agora vive-se o pesadelo da morte e do terror !!

 Vivemos com medo por de trás da máscara desconfiados

Obrigados a tapar os olhos com eles bem abertos

Viveram-se tempos de pânico e sempre incertos

Nunca perdemos a esperança de amar e ser amados !!

Na pandemia aprendemos novas formas de comunicação

A comunicação fazia-se às vezes com um simples olhar

Os nossos olhos diziam o que nos ia no coração

No nosso olhar transparecia a vontade e a ânsia de amar !!

A palavra de ordem continua a ser o distanciamento

Se passamos os limites o nosso olhar pede o perdão

Cumprir com estas regras faz parte do bom senso

Porque o amor é tão ou mais importante que o pão !!

Eu olho o Céu e peço a Deus que nos dê alento

Eu cá digo que esta é uma guerra do bem contra o mal

Acabo de confiar os meus medos e segredos ao vento

Esta é uma "guerra" apenas de âmbito Espiritual !!


                              O  autor

                   Mário  de  Oliveira

Mata Mourisca, 10 de Novembro de 2021