PORTUGAL
- O PASSADO O PRESENTE E O FUTURO
Caros leitores e amigos do meu blogue. Hoje resolvi escrever sobre o passado, o presente e o futuro da nossa vida colectiva, enquanto Sociedade Civilizada, que acredita no futuro.
Costuma-se dizer que todos nós temos o nosso passado, mas também o presente e o futuro. Mas o importante e que, por muitos erros que tenha havido no nosso passado, importa agora que nós olhemos para o nosso futuro colectivo com fé, convicção e mestria; Nós Portugueses, temos à nossa frente um futuro promissor. De verdade vos digo; estamos no rumo certo, inseridos numa conjuntura europeia, alavanca-dos pelas sinergias da Comunidade Europeia, orientados que somos por uma nova filosofia de vida.
É verdade, que temos tido ao longo da nossa História, más decisões, por não termos políticos à altura. Somos pouco competitivos e normalmente não ficamos felizes quando vemos alguém a salientar-se. Em lugar de tentarmos superar os talentos, temos nos preocupado em derruba-los. Isto tem um nome, que aqui não quero dizer.
Devemos nos orgulhar do nosso passado! Das coisas boas, e das menos boas. Mas o nosso orgulho deve ser de tudo o que fizemos de bom no passado e no presente.
Até agora Portugal tem sido refém dos combustíveis fósseis. Sempre sujeitos aos preços do crude nos mercados Internacionais, pois sabemos quão importantes têm sido para manter a nossa economia a definhar. Porém actualmente, já dispomos de muitas energias alternativas. Eu digo que a conjuntura Mundial está a começar a ser favorável a Portugal. De repente o Mundo começa a acordar para os efeitos nocivos do C O - 2 e dos efeitos de estufa provocados pelas Centrais a carvão. Tudo isto nos irá projectar a médio e longo prazo, na senda do progresso económico e social. Porque temos ao nosso dispor múltiplas fontes energéticas. Temos muito sol e portanto podemos explorar muitas Centrais foto-voltaicas, também temos muitos ventos predominantes pelo que podemos dar continuidade à exploração de energia " heolica " e outras como as ondas do Mar. Já que temos uma linha de Costa bastante extensa.
É certo e sabido que as reservas de lítio na Mina do Barroso, podem reduzir em 100 milhões de toneladas as emissões de CO-2 na atmosfera. Este mineral, tem variadíssimas aplicações a saber; Acumuladores de energia eléctrica, baterias de telemóveis e outras como sendo a Medicina. No meu entendimento, devemos explorar este mineral incentivando em primeiro lugar a Industria na Região de uma Fábrica de baterias para apoio aos veículos eléctricos.
Porquê Portugal tem que dar sempre de mão beijada ao estrangeiro, aquilo que podemos e devemos fazer nós ? Fica sempre a ideia que em Portugal não temos empresários à altura para desenvolver o sector terciário. Assim eu pergunto; Para quê as Universidades que temos em Portugal? Andamos a formar quadros técnicos para servirem os estrangeiros? É tempo de dar um novo rumo ao nosso país !! Precisamos de gerir e administrar os nossos recursos naturais.
Há uns anos a esta parte e desde que perdemos o controle da EDP a energia hídrica sofreu custos pesados para os consumidores; um agregado familiar pagava cerca de 30 a 40 euros mensais. Actualmente, ronda em cerca de 70 euros esse encargo. Podia deixar aqui múltiplos exemplos de má governação, como a entrega das telecomunicações às multinacionais. Cito aqui o contrato que o nosso governo fez com a Altíce. Esta multinacional francesa fez um contrato com o governo português no sector das telecomunicações e no momento em que precisamos de as utilizar não se conseguiu. Agora pergunto eu; Quem se responsabiliza pelas dezenas de mortes que aconteceram em Pedrógão Grande devido a este falhanço? Os portugueses não são todos ignorantes. É certo e sabido, que as comunicações para serem seguras. têm de ter os cabos eléctricos enterrado em valas no sub-solo.
Temos e devemos de acreditar em nós próprios, nas nossas potencialidades. Somos um país pequeno, com uma situação geográfica excelente, facilmente governável. Temos muito que aprender até com os Povos que colonizamos durante centenas de anos. Somos um país com um potencial turístico invejável. há uns anos desloquei-me ao nosso país irmão, o Brasil. Ali se aprende como se explora o sector do turismo.
Antes de terminar este artigo de opinião, é imperioso mencionar uma fase negra da nossa vida colectiva. Os Movimentos de Libertação de Angola, Moçambique e Guiné, só optaram pela luta armada depois do governo da altura lhes ter negado o direito à Auto-determinação e Independência. Aqui tivemos mais uma vez uma má decisão. O governo da altura encabeçado pelo Dr. António de Oliveira Salazar, iniciou uma guerra, que se traduziu em centenas de mortes e milhares de feridos, para não falar nos avultados prejuízos materiais. Este foi sem dúvida um enorme erro político, que iria dar lugar ao golpe de Estado do dia 25 de Abril de 1974.
Actualmente vive-se em Portugal outra situação de impasse; Vamos para Eleições Legislativas no dia 30 de Janeiro de 2022. Numa fase em que ninguém esperava que tal acontece-se. No meu entendimento, apesar dos efeitos nefastos da " Pandemia " Portugal estava na rampa de lançamento para uma nova ordem económica e financeira. O Sr. Presidente da República viu-se na contingência de dissolver a Assembleia da República, porque o Partido do governo perdeu todo o apoio da Assembleia.
Tudo isto resultou na falta de visão política do Partido do governo, porque confiou no Partido Comunista, com o qual fez uma aliança e viria a resultar em traição. Todos sabemos que o Partido Comunista, é uma Célula formada politicamente na antiga União Soviética e que está politicamente ultrapassada e nada tem a ver com o nosso sistema Social. O Partido Comunista Português, importou da Rússia para Portugal, a filosofia política de Carl Marx e Lenine. Espero que o Partido Socialista tenha aprendido esta lição e não torne a cair noutro engano.
No domingo dia 30 de Janeiro de 2022 haverá Eleições Legislativas livres e Democráticas em Portugal, pelo que é importante para nosso futuro passar a haver uma maioria governativa que traga ao país estabilidade governativa ! Se essa estabilidade tiver de ser com a ajuda do PSD que seja. Mas que traga segurança aos Portugueses. É tempo de encontrarmos um rumo certo para a nossa vida colectiva. Estamos inseridos no Mercado Comum Europeu e por essa razão temos de " arrumar a nossa própria casa ", para que a breve trecho possamos sair do " sufoco " com a nossa Economia a superiorizar-se ao resto dos nossos parceiros Europeus. Tenho dito,
O autor
Mário de Oliveira
Mata Mourisca, 29 de Novembro de 2021