10/30/2021

 

                                                             TROPAS  DE  ELITE


Caros leitores e amigos, hoje apeteceu-me escrever este artigo de opinião e vou debruçar-me como indica o título, sobre um tema que me diz respeito e que conheço bem que, são as Tropas de Elite.

Em 1964, tinha eu na altura dezoito, a caminho dos dezanove anos, quando me alistei como voluntário nas Tropas Para-quedistas. Esta Unidade Militar no tempo a que acima me reporto, era designada por Regimento de Caçadores Para-quedistas em Tancos, bem perto de Vila Nova da Barquinha.

Foi naquela Unidade Militar de Elite, que aprendi todas as técnicas de guerrilha e de anti-guerrilha. Aprendi a suportar e a superar a dor física e até psicológica, aprendi também a conhecer todos os meios de orientação, seja com Carta e bússola, pelas Estrelas, pelas árvores e até pelas igrejas. Aprendi também o valor da verdadeira amizade, da camaradagem, da lealdade, da honestidade, da partilha e até o sentido de família ! Sim, porque os Para-quedistas são realmente uma grande família. Aprendi porque me foi incutido, a mística do que é ser um verdadeiro Militar de Elite. Aprendi também que, os Para-quedistas não são mais homens que os demais, mas serão sempre os melhores soldados da Pátria.

É importante a referência aos Chefes Militares da época, em relação aos actuais; No dia 24 domingo do corrente mês, os veteranos Para-quedistas na reserva, supostamente terão " vaiado " e insultado até Suas Excelências o Ministro da Defesa Nacional e o Chefe do Estado Maior do Exercito, respectivamente João Gomes Cravinho e o Sr. General José Nunes da Fonseca. Este episódio deprimente, terá acontecido na Base Militar de São Jacinto em Aveiro. Eu revejo-me na mística e disciplina que sempre norteou a família Para -quedista, mas nunca se pode aprovar determinados comportamentos desrespeitosos que vão por certo denegrir o nome de quem os pratica.

Aos veteranos, terá sido negado ou mesmo proibido, o direito de entoarem os cânticos que são parte integrante da tal mística que foi incutida às Forças Especiais Para-quedistas. O Cântico ( Ó Pátria Mãe ) foi-nos ensinado também por Chefes Militares da época e visavam atingir e moldar a parte psicológica dos Militares.

No meu entendimento, os Cânticos em causa, não prejudicam ninguém. Porém eu entendo que a disciplina e o respeito são ou devem ser apanágio de Cidadania ! O respeito da hierarquia, deve partir sempre da cúpula para a base. Tenho dito,


                             O autor

                Mário  de  Oliveira 


Mata Mourisca, 30 de Outubro de 2021                                                          

 


10/28/2021

 

                                                 VAMOS  AMAR  TRANQUILAMENTE


Hoje foi um dia lindo de sol e de Outono

Foi-se embora o tempo de muito calor

Faz tempo que eu fui botado ao abandono

Mas vou ter em breve o meu grande amor !

Vejo o rosto dela em todo o lado

E o meu sentimento é de muita saudade

Às vezes parece mesmo que sonho acordado

Mas eu vou dar-lhe a verdadeira Liberdade !!

O amor que lhe ofereço é belo e verdadeiro

Semelhante ou igual ao da mulher amada

Reconheço ter este jeitinho simpático e brejeiro

Mas respeitarei sempre a minha namorada !!

A Cidade de Manaus é a terra da bela menina

Ela é uma mulher sofredora mas guerreira

A sua Alma é pura como agua cristalina

E eu a amo calma ou brava de toda a maneira !

Ela carinhosamente me diz que sou " um safado"

Cujo significado é ser " um marôto "

Mas eu sinto que amo muito e sou amado

Ela afirma que sou mesmo o seu " bôto "  !!

Acreditem que o amor tem sempre razão

Às vezes tem a razão que a razão desconhece

Porque este não é um fugaz amor de Verão 

Este é um amor que jamais esquece !!

Agora estou vivendo realmente um grande amor

Um amor de saudade de Liberdade e que não mente

Declaro aqui por minha honra este " louvor "

Os dois vamos nos amar tranquilamente !!


                 O autor

    Mário  de  Oliveira


Mata Mourisca,28 de Outubro de 2021

10/23/2021

                                                       O  ORÇAMENTO  DO  ESTADO                                                                                                                                   2021. 2022                                 


   Caríssimos  leitores, Portugal esta' assistindo mais uma vez a um teatro deplorável nas negociações para a aprovação ou não, do Orçamento, na Assembleia da República. Num Regime Democrático como é o nosso, difícil é para o Governo, agradar a todas as partes envolvidas na chamada ( Concertação Social. )  Existe um problema muito antigo nas Sociedades Democráticas Contemporâneas, que é o antagonismo de interesses entre trabalhadores e empregadores. Porquê ? Porque os trabalhadores ou os operários aspiram ganhar salários elevados, descurando muitas vezes as suas obrigações em termos de rentabilidade. 

Por outro lado o patronato, exige muito trabalho, muita produtividade, pontualidade e assiduidade. Estas são as particularidades exigidas a um bom trabalhador, além da honestidade que é a primeira condição para determinadas responsabilidades. Muito raramente aos bons trabalhadores, é reconhecido o mérito, sendo assim mal remunerados. Por essa razão, o Orçamento do Estado, é sempre um documento importantíssimo, uma " ferramenta " necessária para quem governa. É por meio do Orçamento do Estado que é possível alocar verbas previamente calculadas aos diversos Ministérios. Nos Orçamentos, são regulados os direitos e obrigações, quer no respeitante às relações de trabalho, como a salários e vencimentos. É também no Orçamento de Estado que são decididos os escalões de IRS, contribuições à Segurança Social, taxas, impostos, assim como outras obrigações tanto de Empresas e empregados.

Em Democracia é sempre muito difícil governar. A cadeira do Poder é muito sedutora e agora na actualidade, todos os Partidos políticos se assumem com direitos a exigirem e a pressionarem o Governo a baixar preços e a subir salários ou vice-versa, consoante a cor política de cada Partido político. Também sentem que vêm aí os milhões da chamada " bazuca " Europeia ou seja a entrada de muitos milhões de euros, muito desse dinheiro a fundo perdido.

Portugal tem uma enorme e pesada ( máquina Estatal ) com encargos enormes, que são todas as Empresas administradas pelo Estado, das quais vou salientar apenas algumas; Segurança Social, C.P. Caminhos de Ferro de Portugal, Portos e Aeroportos, toda a Rede Hospitalar do País e todos os Centros de Saúde. Ainda a TAP Transportes Aéreos de Portugal, Serviços de Finanças Públicas, assim como todas as Polícias afectas ao Ministério da Administração Interna, a saber; Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Guarda Fiscal, ASAE, Polícia Judiciária, Polícia de Segurança do Estado ( SIS ) e ainda o SEF e o Exército Português e a Força Aérea Portuguesa !!

É na verdade uma pesadíssima " máquina do Estado" com enormes despesas, encargos e desperdícios.

Poucos dias faltam para que todas as partes se entendam ou que haja uma maioria que aprove este Orçamento, porque se não houver uma plataforma de entendimento e o Orçamento for "chumbado", o Sr. Presidente da República terá que se decidir por Eleições antecipadas e o Governo vai ter que ser obrigado a governar em duo décimos até as novas Eleições.

É bom para Portugal, para todos os portugueses e todos quantos cá vivem, que este cenário seja afastado e que o Orçamento seja aprovado, porque caso contrário representaria ou representa grandes perdas para a nossa Economia.

A nossa Democracia já vai fazer em breve quarenta e sete anos no dia 25 de Abril de 2022 pelo que é tempo de sermos adultos e sabermos por em prática a nossa Cidadania e preservarmos a nossa Liberdade. Tenho dito,


         O autor

Mário de Oliveira 


Mata Mourisca, 24 de Outubro de 2021 

10/11/2021



                                                            OS  OLHOS  E  O  OLHAR 



Olhos castanhos são leais

Olhos verdes são traição

Olhos azuis são fatais

E olhos negros são compaixão !

Menina de olhos castanhos

A blusa da mesma cor

Peça ao seu pai que a case

Eu quero ser o seu grande amor !!

Uns olhos verdes e jeito fino

Se tiver uma conduta fraca

Lembra a agilidade do felino

E a perigosidade da ( jararáca ) !!

Se um lindo olhar de azul-Céu

Ou se for de um azul-mar

Faz lembrar alguém como eu

Amado e a deixar-se amar !!

Os olhos são o espelho da Alma

Eles podem anunciar a tristeza

Eles podem nos indicar a aflição ou a calma

Ainda a saudade a dor e a incerteza !!

Um olhar pode anunciar decisão

Um olhar pode transmitir simpatia

Com um simples olhar se transmite paixão

Com um olhar apenas se transmite Alegria


Mata Mourisca, 11 de Outubro de 2021


                  O autor

     Mário  de  Oliveira


10/07/2021



                                      HOMENAGEM  A  HENRIQUE  GOUVEIA  E  MELO


   Gouveia e Melo, dispensa apresentações. Porém para os mais distraídos eu irei apresenta-lo com muito prazer, para melhor entendimento dos meus leitores;

Henrique Eduardo Passaláqua de Gouveia e Melo, Almirante da Marinha Portuguesa, é um Militar Português, ex-Comandante Naval e actualmente é o Adjunto para o Planeamento e Coordenação do Estado-Maior General das Forças Armadas. Nasceu a 21 de Novembro de 1960, tendo nascido em Quelimane, Moçambique. Este Senhor é assim Vice-Almirante na Hierarquia.

   Este Militar, aprumado, disciplinado, disciplinador, é visto nos meios Militares e conhecido como um ( durão ). Porém na sua Missão de Coordenador da Vacinação contra o COVID 19, mostrou em muitas ocasiões o seu lado humano. Gouveia e Melo, o nosso Vice-Almirante liderou a Equipa de Coordenação que ficará para sempre na história com a designação " task force ".

O meu propósito é tão somente, dar voz através do meu blogue, a todos os meus leitores, que desta forma vão adquirir mais um conhecimento. Assim, mais pessoas irão entender o quão importante foi este Senhor Gouveia e Melo no Processo de Vacinação agora terminado.

   Excelência, Senhor Vice-Almirante, venho assim humildemente, fazer-lhe um agradecimento, em nome do Povo Português e em meu nome pessoal, pela sua dedicada e eficaz acção, na Coordenação no referido Processo de Vacinação. Vossa Excelência é assim digno de todo o respeito e admiração de toda a nossa população Portuguesa incluindo todos os que negavam o valor da vacina. Nunca se poupou a esforços, sem horários de trabalho, enfrentando perigos sem se deixar amedrontar, levando a cabo a sua Missão ciclópica.

   Devo dizer-lhe, que é sem qualquer dúvida, merecedor do apreço e respeito de toda gente, incluindo a homenagem que recebeu em Junho passado da Ordem dos Médicos e há poucos dias um Globo de ouro de um conhecido Canal de Televisão.

   Hoje podemos afirmar com segurança, que a nossa vida colectiva está atingindo a normalidade. Podemos afirmar também com segurança, que o nosso Vice-Almirante, Henrique Gouveia e Melo, levou de vencida o " Adamastor " do século vinte um ! Esse Monstro invisível a quem deram o nome de COVID  19.

   Desde os bancos da Escola que, ouvia falar numa possível terceira guerra Mundial. Finalmente essa guerra chegou, não com Submarinos, aviões, corvetas ou Mísseis Inter-Continentais, mas sim com o maldito Vírus que matou em Portugal mais de 17.000 pessoas !! Tenho dito,


Mata Mourisca, 07 de Outubro de 2021

                     O autor

           Mário  de  Oliveira

10/04/2021

 


                         O  TEMPO



O tempo pergunta ao tempo

Quanto tempo o tempo tem?

O tempo responde ao tempo

Depois do tempo tempo vem !

Os ricos contam bem o seu tempo

E contam o dinheiro também

Os pobres perdem a noção do tempo

Mas contam bem o dinheiro que têm !!

Se um pobre viver muito tempo

Poderá ser rico também

Mas quem não enganou alguém

Será sempre um Zé ninguém !!

Quem sai de manhã de casa

E sabe quanto vai ganhar

Faz lembrar águia sem asa

Nunca mais consegue voar !!

Tenho tempo para viver

Tenho muito tempo para pensar

Tenho muito tempo para fazer

E tenho tempo de recomeçar !!


             O  autor

    Mário  de  Oliveira


Mata Mourisca, 04 de Outubro de 2021