7/16/2016




                                                     O MASSACRE DE NICE


O matador furacão, conduzindo um camião, fez a barbárie gratuita: Ao entrar na marginal, aquele Agente do Mal, deixou toda a gente aflita! Gente inocente, foi uma pena! Morreram perto de uma centena, que vão ficar nas lembranças, há muitos feridos com gravidade, que recordarão com saudade, as mortes de tantas crianças! Eu tenho andado deprimido, porque tanto ódio não faz sentido, busco e não encontro razões, Deus deu-nos toda a possibilidade, de vivermos em Liberdade, mas Ele não fez Religiões! Muitos ais e tantos gritos, os nossos Irmãos aflitos, moribundos e a sofrer, foi na Festa da Liberdade, vivida com intensidade, eles nunca pensaram ir morrer! Temos já fortes razões, para investigar nomes, descendências e gerações, para ir detectando os alienados, temos de perceber os sentimentos, que dão origem aos Movimentos e acabar com os atentados! Esta sempre foi uma Festa maravilha, catorze de Julho e da Bastilha, numa França alvo da cobiça, Londres, Bruxelas, Nice e Paris, há já tanta gente infeliz e todos clamamos por Justiça!!

                                                                                                        MÁRIO DE OLIVEIRA

7/10/2016




                                    ENERGIAS CONVENCIONAIS E ALTERNATIVAS


Hoje resolvi dissecar um pouco e dentro das minhas limitações, sobre a energia eléctrica e as energias alternativas, no seu todo, em Portugal. Sobre as nossas dependências dos recursos energéticos em geral.
As fontes energéticas mais utilizadas em Portugal, são os combustíveis fosseis. Especialmente o petróleo (crude) e o carvão mineral. Porém existem muito mais fontes de energia, como sendo a hídrica, a eólica, a solar, a biomassa e a gero-térmica.
Portugal importa mais de 80% da energia que consome, já que não temos reservas de petróleo, carvão e gaz natural. Por outro lado, o nosso país tem tido, um aumento no consumo de energia, na ultima década, na ordem dos 60%.
Portugal tem uma plataforma de produção de energia termoeléctrica a carvão, classificada actualmente como muito poluente. Esta Central, situa-se na Costa Alentejana, a cerca de 6 Km. a sudeste do Porto de Sines. Ela é alimentada, por carvão fóssil importado e é composto de 4 grupos de geradores de vapor, turbina, alternador e transformador. O abastecimento do carvão, é feito a partir do Cais mineraleiro do Porto de Sines, por tapete transportador.
A energia eléctrica produzida, é lançada na rede de transporte, através das linhas de Alta Tensão. Esta é seguramente a Central de maior potencia instalada no nosso país.
O processo é simples, mas muitíssimo poluente. A Central atira para a atmosfera, grandes quantidades de dióxido de enxofre e oxido de azoto. Os efeitos desta poluição, são as denominadas chuvas acidas, resultantes do efeito de estufa, produzindo assim o ( C02 ).
Há bastantes anos, que esta Central  Termoeléctrica carece de tecnologias mais modernas, que façam baixar a curto prazo a poluição na ordem dos 40%. Apenas por curiosidade, a Central Termoeléctrica de Sines, é apenas uma, entre cerca de uma centena, espalhadas em diversos pontos do espaço Europeu. Devo alertar ainda, de que, os hidrocarbonetos resultantes da poluição
se transformam em acido sulfúrico a baixas temperaturas. Porém, sinto que, em tempos passados e ainda recentemente, Portugal chegou a devolver à Europa, fundos monetários estruturais, por não terem sido aplicados. A pergunta que faço é simples; Porque razão esta Central não foi reestruturada, ou seja reequipada com tecnologia de ultima geração?
Há outra coisa que me preocupa muitíssimo; Quem souber que me responda: Com tanto sol que temos no nosso país e com a grande quantidade de ventos predominantes, porque razão não se avança mais com as energias alternativas? Refiro-me nomeadamente aos Painéis Solares e à energia Fotovoltaica.
Cabe perguntar ao Sr. Ministro da tutela e ao governo em geral, para quando, as tão desejadas Centrais de Biomassa.
Por outro lado, há mais de 10 anos que foi construída uma Estação experimental de Energia Fotovoltaico, ou seja de Energia Solar, como vulgarmente é designada.
Esta Plataforma foi construída na Amareleja, no Alentejo perto da fronteira espanhola, há mais de uma década. Porque razão não deram seguimento a este projecto energético? Quer me parecer, que esta energia é a mais barata e mais limpa. Ou seja uma das menos poluentes!
É caso para perguntar, que interesses inconfessáveis existem realmente por detrás das importações de energia para que os projectos alternativos fiquem na gaveta.
É tempo dos Portugueses acordarem. As novas gerações devem dar um " safanão " em tudo isto, para que se vão acabando os vícios. Tenho dito,

                                                                                                        MÁRIO DE OLIVEIRA

7/09/2016





                                                      ESTE É O PAÍS QUE TEMOS



Não gosto de ver "piriscas" no chão, porque "beatas" rimam com poluição e eu jamais me irei calar, porque é falta de cortesia, é ausência de Cidadania, que não se deve tolerar! Eu digo que qualquer cidadão, que saiba o que é educação, não tem tais procedimentos, todos nós temos Liberdade, mas também a responsabilidade e isto são maus comportamentos! O direito de um cidadão fumar, de comer rir ou chorar, são meras opções pessoais, porém os maus comportamentos, frutos de fracos pensamentos, ou o défice de educação dos pais! Mas este é o país que temos, mas que na verdade não queremos, não aceitamos tal confusão, pois eu vi um certo dia, numa ausência total de Cidadania, um (polícia ) a escarrar para o chão! É de todos a necessidade, de evoluir em Sociedade, é esta a minha opinião e os Cursos da Universidade, devem dar-nos a capacidade o Civismo e a educação!!

                                                                                                         MÁRIO DE OLIVEIRA

7/07/2016




                              REESTRUTURAÇÃO DA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS




Mais uma vez venho junto dos meus fieis leitores, no intuito de os informar, fazendo chegar-lhes a verdade vista por mim, sobre a reestruturação da C. G. D. segundo as necessidades que o governo actual sentiu, resolvendo assim implementar as anunciadas medidas.
Quando o governo pensou nesta reestruturação, veio para a comunicação social falar sobre o assunto. Percebi por aquilo que disseram, que não iria haver lugar a despedimentos. Porem agora, o governo já diz que entre 2017 e 2019, irão acontecer cerca de 2500 despedimentos. Haverá também uma redução de balcões, sobretudo no estrangeiro. Afinal eu pergunto-me; Se o Governo anterior foi tão criticado por causar despedimentos, fechar Empresas e outras coisas do género, como é possível o Dr. António Costa estar a fazer o mesmo? Tudo isto sinceramente me deixa triste e apreensivo, porque inicialmente a reestruturação da C. G. D. foi pensada com a injecção de quatro mil milhões de euros e a admissão de nove gestores. Gestores esses, que vão ganhar fortunas à custa do erário público.
Posteriormente, já ouvi falar na injecção de cinco mil milhões de euros e agora no decurso da investigação ou auditoria, a situação agravou-se substancialmente devido aos enormes desvios constatados.
Há poucas horas, ouvi da boca do Dr. Mário Centeno, Ministro das Finanças, que terá havido desvios em negócios, que ultrapassam os tres mil milhões de euros. Isto apenas nos sugere a administração ruinosa de que tem sido vítima a Caixa Geral de Depósitos.
Cada vez nos surpreendemos mais com estas notícias da má gestão dos dinheiros públicos. Então e agora? Alguém vai ser responsabilizado por estes desvios astronómicos? O que vai fazer o Ministério Público? Onde foram levar montantes tão elevados? Quem fez, ou avalizou negócios tão danosos à Instituição?
Espero, que o Sr. Ministro das Finanças e o nosso Ministério Público, accionem os mecanismos ao dispor, levando os culpados à barra do Tribunal. O Estado, a ser verdade esta notícia, deve ser ressarcido dos montantes ora desviados. Chega de impunidade! o Povo está cansado deste tipo de criminalidade. Valha-nos as novelas e a nossa Selecção Nacional de Futebol, para que a gente se vá esquecendo destas misérias!! Tenho dito,

                                                                                                      MÁRIO DE OLIVEIRA

7/04/2016




                         PORTUGAL E DESEMPREGO A RIMAR COM SOFRIMENTO




As pessoas em Portugal têm cada vez mais medos. As crianças em Portugal têm cada vez mais sofrimentos e menos brinquedos! A Liberdade sem amor é como a comida sem sabor! Eu vejo a libertinagem, como um filme sem imagem! É verdade que os abastados na vida têm sempre vantagens! Torna-se ingrato dar carinho a quem não sabe o que é amor! Vejo o crédulo a ser usado e o objecto a ser amado! Digo que a felicidade está nos bons momentos! Há quem olhe a vida com fatalismo! Há quem desfrute de uma vida de igoismo! Há muitos que brincam com os sentimentos! Há idosos pela sua longevidade! Há velhinhos com muita jovialidade! Conheço alguns que têm vivido muitos tormentos! Conheço outros que insistem em não ter nome! Existem muitos nos grandes Burgos com fome! Hoje em dia em Portugal o desemprego rima com sofrimento! Há más decisões de fecho de Escolas nos meios Rurais! Há notícias de corrupção nos Tribunais! Os Portugueses sentem agora a vida mais dura! Viver mal em Portugal passou a ser normal! Até já se fala em acabar com a Segurança Social! Eu pergunto para quando um novo alento na nossa Agricultura? Quando eu falo das coisas não estou a dizer mal! Mas pergunto para quando a Ordenação Florestal? Socialmente vive-se em Portugal uma vida de fantasia! Desce o Produto Nacional Bruto e sobe a inflação! Olhamos para a Europa sempre a estender a mão! Temos tanto sol, tanta agua, tanto vento e compramos tanta Energia!

                                                                                                                 MÁRIO DE OLIVEIRA