1/19/2019
A INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL
Estava eu no início da minha adolescência, quando comecei a fazer muitas perguntas, obtendo apenas poucas respostas.
Tantos maus tratos me deram, que eu perguntava a mim mesmo, que sentido tinha a vida afinal? Deslocava-me para a escola descalço e mal alimentado e perguntava o porquê de tanto sofrimento no Mundo? Havia alguns meninos da minha idade e até mais velhos, bem vestidos, bem nutridos e bem calçados. Muitos como eu, que parecia terem vindo doutro planeta, tal era a pobreza! Eu muitas vezes perguntava a mim mesmo; Porque nascemos e porque morremos?
Muito cedo comecei a entender, que a Sociedade era comandada pela força do capital, com todas as injustiças associadas a este modelo Social.
A minha bisavó Maria, falava muitas vezes na "pureza" da Alma e dos malefícios do suborno. Dizia ainda, que devíamos ser todos verdadeiros, pessoas altamente Espirituais. Dizia também que devemos cultivar a inter-ajuda, facilitando a todos os seus percursos de vida, ensinando-lhes os bons "caminhos". Esta senhora, a minha bisavó Maria Rodrigues, era tão culta, tão culta, que não sabendo uma letra do tamanho de uma casa, praticava o bem por prazer! Fiquei assim marcado, pela sua imensa generosidade!!
Mais tarde e já na vida militar, como Para-quedista da Força Aérea, antes mesmo de ser mobilizado para a guerra de África, questionava muitas vezes o Padre e Capelão da Unidade, fazendo-lhe muitas perguntas e colocando-lhe múltiplas dúvidas com que vivia e fruto da minha imensa curiosidade. Foi assim que entrei naquilo a que chamo; O meu verdadeiro estado de consciencialização e depois ao meu perfeito estado de realização, praticando as boas obras, a todos os que delas precisavam.
Independentemente da sua origem, o Homem passa por estágios ascendentes de sobrevivência e desenvolvimento Espiritual. Esses estágios são tão primários, que incluem a necessidade de comida, a necessidade de abrigo, a necessidade de saúde física, a necessidade de família, a necessidade de educação, a necessidade de integração social e ainda a necessidade de realização intelectual, social e material. Este Sr. Padre, ensinou-me múltiplas formas de ver a vida e de a valorizar! As pessoas têm de satisfazer todas estas necessidades que enumerei, antes de alcançarem o estágio mais elevado do desenvolvimento Humano e Espiritual. Tudo isto deve ser desenvolvido, num ambiente de compaixão e amor crescentes. Deve haver muita partilha e alegria. A isto eu chamo; A verdadeira Inteligência Espiritual.
Muito cedo comecei a entender, que o Homem só evolui, com mais cultura e mais generosidade! As Sociedades devem construir mais Universidades, mais Galerias de Arte, salas de Concertos e Museus, mais e melhor formação profissional e muita recreação pessoal; Música, desenho e pintura, escrita criativa, teatro e dança.
Este século é, no meu entendimento, o século do Homem Espiritual. É também o tempo do cérebro e do milénio da mente. Esta será a era da consciência colectiva, desenvolvimento e iluminação Espirituais. Todos nós Humanos estaremos mobilizados e faremos parte desse processo! Cada um de nós com objectivos claros e definidos. A nossa vida ganhará cada vez maior significado e direcção. Desta maneira aumentará a nossa saúde e longevidade, força e confiança.
Mata Mourisca, 20 de Janeiro de 2019
Mário de Oliveira.
__________________
Subscrever:
Comentários (Atom)