OS MILHÕES E AS CONTRADIÇÕES
Entre Povos não há nem nunca houve contradições. Entre as pessoas humildes, existe normalmente entendimento, existe o espírito de partilha, a inter-ajuda, porque há simplicidade.
As guerras, ou conflitos localizados, acontecem devido à vontade, à "fome" de poder e à mira do lucro fácil. Porque a acumulação de bens materiais, geram a formação de enormes fortunas, seja a nível individual, seja a nível colectivo.
No século passado e também já neste século, têm surgido muitas contradições entre Orgãos de Poder, que geram e têm gerado múltiplos conflitos armados. Estes conflitos, são cada vez mais violentos, fomentados e organizados pelas grandes potencias económicas, que pretendem conseguir e manter a sua hegemonia. Essa hegemonia, exercida em determinadas Regiões visa manter a supremacia económica e geo-estratégica para o enriquecimento fácil.
Veja-se o exemplo da 2ª guerra Mundial, que foi motivada inicialmente por razões meramente economicistas, só depois mais tarde é que lhe foi dada outra roupagem. tomou aspectos rácicos e preconceituosos, fazendo crer que desejavam uma raça pura, a raça Ariana. Outro exemplo, têm sido as múltiplas guerras no Médio Oriente, onde o crude tem sido a cobiça e as motivações de conflitos armados, estando Israel no epicentro dessa cobiça, tendo em vista varrer do mapa esta pequena Nação pelos Árabes como território. A reivindicação dos Montes Golan, da faixa de Gaza e toda zona do Canal de Suez, têm sido objecto de múltiplas disputas, sendo uma delas a chamada guerra do sete dias.
Na verdade, sempre que há dinheiro e poder, os conflitos acontecem. Tem sido assim ao longo da História da Humanidade, as classes políticas são as geradoras dos conflitos, para deles tirarem proveitos e porem os Povos uns contra os outros. Tantas e tantas vezes, em conflitos armados altamente fradicidas, como aconteceu na Bósnia, no Kosovo, no Afeganistão e noutros pontos do Globo. Termino este artigo de opinião, da maneira como comecei. ( Onde há milhões, também há contradições.! ) Entre os Povos isso não existe. Tenho dito,
Mata Mourisca, 01 de Dezembro de 2018
Mário de Oliveira